Vivendo sua melhor vida aos 89 anos. É assim que a russa Elena Mikhailovna, ou “Avó Lena”, de Krasnoyarsk, na Rússia está fazendo. Ela virou sensação em seu país e está bombando na mídia. Tudo porque ela resolveu gastar o dinheiro de sua aposentadoria e viajar pelo mundo. E detalhe: sozinha.
Sua história se tornou popular no país dos Urais. Graças a Ekaterina Papina, uma blogueira de viagem que conheceu a “Baba Lena” ( “Avó Lena”), que já viaja sozinha há 6 anos. Lena passou uma infância difícil. Sobreviveu a Segunda Guerra Mundial e a um marido que abusava dela. Ela dedicou sua vida para trabalhar no campo e em tarefas domésticas. Um certo dia, resolveu usar o dinheiro que havia guardado e foi viajar. Assim ela decidiu viver a melhor fase de sua vida. Ela já visitou a Turquia, a Polônia e o Vietnã. Porém, o seu destino preferido é a República Checa que já visitou cinco vezes. Elena já acumulou 7.000 quilômetros em suas andanças.
A blogueira Ekateria Papina conta como a conheceu. “Quero que todos conheçam uma pessoa incrível. Recentemente, eu estive no Vietnã e em meu segundo dia lá eu ouvi alguém falando russo. Havia uma velha senhora sentada em uma mesa perto de mim. Ela tentava explicar a um garçom que ela não queria uma comida picante. A avó estava com uma mulher mais nova. E eu pensei como deve ser bom mãe e filha juntas em viagem de férias. Então, decidi ajudá-las a traduzir para o Inglês. E sabe de uma coisa? Elas não eram uma família! Tinham acabado de se encontrar aqui em férias. E Baba Lena (que é como ela se apresentou) voou sozinha para o Vietnã! De Krasnoyarsk para o Vietnã! Com 89 anos de idade “!!
Desde que a história da vovó Lena foi postada no Facebook, o link já foi compartilhado mais de 14.000 vezes. Papina disse no post que a avó Lena, uma sobrevivente da segunda guerra mundial, teve pouco tempo para viajar quando era mais jovem. No entanto, quando ela completou 83 anos, decidiu começar a ver o mundo e a viver melhor.
Ela usa o dinheiro da sua pensão, vende flores, e recebe ajuda da família para que possa realizar estas viagens.
E como seu aniversário de 90 anos é no próximo ano, a avó Lena tem a intenção de continuar viajando. E já está com uma viagem programada para Israel.
Que máximo esta história. É sempre tempo de viver a melhor vida em qualquer idade. Cabe a nós sairmos de nossa zona de conforto e ver que tudo o que quisermos só depende da gente para alcançar ou não.
Admiro a coragem de Baba Lena que está viendo sua melhor vida aos 89 anos. E quero chegar aos meus 89 anos, também vivendo sempre a melhor vida. Admirável!
E vocês, teriam ânimo para viajarem sozinha aos 89 anos? Corajosa ela!
2 comentários
Lulu
Ela está certíssima, tem que aproveitar a vida e conhecer os lugares. Acho que tenho essa coragem dela, se chegar nessa idade.
big beijos
Janeisa Tomás
Lulu ela é um exemplo vivo de vivacidade. Coisa boa para nos inspirarmos. Bjs querida!