Hoje temos um post informativo do Dr. Tiago Blaya, sobre os 8 hábitos que ajudam a prevenir varizes.
O verão vem chegando e com ele “reaparecem” antigas inimigas: – as varizes. As varizes são alterações nas veias muito prevalentes. Sabemos que 70 a 80% da população madura possuí varizes. Elas são muito mais prevalentes nas mulheres (em torno de 3 casos para cada homem). Isso está relacionado a fatores genéticos e hormonais.
As varizes são causadoras de sintomas de vão muito além do problema estético. Estão associadas a inchaços (mais notáveis em épocas de calor), peso nas pernas e cansaço.
Sabemos, também, que as varizes não possuem um momento ideal para seu tratamento. Entendemos, porém, que “o quanto antes melhor”.
O tratamento das varizes é muito variável, podendo ir desde uma sessão de escleroterapia (a famosa secagem), que não trará muitas alterações em sua rotina, até procedimentos mais invasivos como a cirurgia, ou o tratamento a laser. Tanto os tratamentos menos invasivos quanto os mais invasivos tem um grande limitador: o sol. A exposição ao sol torna-se restrita após os tratamentos, por um período que será definido pelo seu médico.
No entanto, devemos lembrar que nem sempre necessitamos de tratamento e muitas vezes, prevenir é melhor que remediar. Para isso lembre-se:
- Pernas paradas incomodam. Faça exercícios físicos regulares;
- As oscilações de peso estão muito implicadas na piora das pernas. Cuidado com o garfo;
- Mantenha um acompanhamento com o seu cirurgião vascular. Prevenção é o melhor remédio.
A saúde vascular deve ser atentada desde cedo. Porém nunca é tarde para cuidar. Lembre-se: nossas pernas foram feitas para estar em movimento!
Levantar da cadeira e colocá-las em movimento é muitas vezes o melhor remédio.
8 hábitos que ajudam a prevenir a doença:
1 – Faça caminhadas
Caminhar é muito benéfico para quem sofre de varizes. Suba escadas, ande pelo escritório e em casa. Evite ficar muito tempo sentado ou em pé para evitar dor e inchaço.
2 – De pernas para o ar
Depois de um dia todo andando pra lá e pra cá, relaxe as pernas! Adquira aquele velho hábito de elevar as pernas por um período de 20 a 30 minutos. Dessa forma, o sangue pode fluir com mais facilidades para os membros.
3 – Mantenha o peso
Uma alimentação saudável altera os ponteiros da balança. E ainda ajuda amenizar os sintomas como inchaço das pernas.
4 – Cuidado com o salto alto
Por causa do salto alto, o sangue pode ficar preso na região da panturrilha pela dificuldade que a posição da “batata” da perna permanece. No entanto, o pé reto também exige mais esforço dos músculos para bombearem o sangue de volta ao coração. A dica é usar saltinho pequeno, com um ou dois centímetros, para que a perna fique em posição confortável.
5 – Pegue leve na academia
Levantar muito peso durante os exercícios feitos em academia pode prejudicar o funcionamento da válvula que controla o sangue nos vasos. A consequência pode ser varizes.
6 – Mude de posição
Não permaneça o dia inteiro na mesma posição. Caso trabalhe somente em uma posição, faça um intervalo e levante e ande. Isso irá ajudar a liberar e estimular a circulação sanguínea.
7 – Anticoncepcional
Se você já tem problemas com as varizes, antes de começar um tratamento com pílula anticoncepcional, consulte um médico e peça maiores explicações.
8 – Não fume
O cigarro é prejudicial a sua saúde e combinado com outros hábitos não saudáveis podem ocasionar as varizes.
Tipos de tratamentos:
1 – Escleroterapia
A escleroterapia é um tratamento destinado à eliminação das telangiectasias (pequenos vasos que se agrupam formando estrutura semelhante a um emaranhado).Procedimento realizado no consultório com uso de substância esclerosante, injetada através de micro agulhas no interior dos vasinhos a serem tratados.
O médico indicará a melhor opção para o paciente. A fim de que o produto seja bem tolerado pelo paciente e não provoque quadros de alergia ou efeitos adversos. Para evitar complicações, não devem ser aplicados grandes volumes dos esclerosantes em uma só sessão. Assim, o tratamento deve ser realizado em etapas.
Após a sessão, os “vasinhos” podem tornar-se mais evidentes e escurecidos. Com o tempo, sofrem um processo de clareamento lento que pode durar até duas semanas. O método não exige repouso e possibilita o retorno às atividades de rotina quase sem restrições. A exposição ao sol somente é permitida após o clareamento total das áreas tratadas para evitar a formação de manchas escurecidas. A dor durante a aplicação é mínima e desaparece imediatamente após o término da sessão.
A Escleroterapia utilizada corretamente é extremamente eficiente e deve ser realizada sempre por médicos especialistas. Isto evita complicações no tratamento, frequentemente associadas ao mal uso da técnica.
Recomendações para a sessão de Escleroterapia:
- Evitar o uso de derivados do ácido acetil salicílico a partir da semana anterior ao início do tratamento. Ajuda a evitar a formação de manchas arroxeadas;
- Lavar bem o local a ser tratado, antes da aplicação;
- Não usar cremes e nem fazer depilação antes da sessão, nem imediatamente após a aplicação;
- Logo após a sessão de escleroterapia, caminhar ou exercitar as pernas por aproximadamente 30 minutos;
- Manter os curativos compressivos por duas horas após a aplicação;
- Usar meia elástica – deve ser colocada de manhã e retirada à noite;
- Manter um programa diário de atividade física para assegurar um bom tônus muscular nas pernas.
2 – Crioescleroterapia
A crioescleroterapia consiste, basicamente, no resfriamento intenso do líquido esclerosante utilizado no tratamento de veias varicosas e outras malformações vasculares dos membros inferiores. A vantagem da crioescleroterapia frente à escleroterapia tradicional é o efeito físico do frio na parede do vaso tratado. Isto aumenta a eficácia do tratamento em menor número de sessões. Aliviando a sensação dolorosa e diminuindo também a incidência das pequenas equimoses recorrentes ao procedimento.
3 – Laser
O laser é um grande aliado no tratamento das telangectasias (vasinhos) na face e nas pernas.
O princípio para o tratamento dos vasos consiste em liberar uma luz de alta concentração de energia (laser) através da pele até que ela atinja o vaso. A absorção da luz pelo vaso faz com que ele não seja mais visível.
Com o resfriamento da pele, por dispositivos tecnológicos,o tratamento torna-se praticamente indolor.
Os aparelhos modernos agem com maior seletividade, dando melhores resultados e menos complicações que no passado.
4 – Termocoagulação
O principio da termocoagulação e o aquecimento da veia fazem com que ela coagule. A elevação da temperatura na ponta da agulha fina é obtida pelo envio de um pulso de alta frequência. Indicado para veias varicosas até 0,9mm, rosáceas e pontos vermelhos.
Cuidados importantes para prevenção de problemas no Sistema Cardiovascular:
Cessar tabagismo;
Controle regularmente a sua pressão arterial, o seu nível de açúcar e
A prevenção deve começar mais cedo para os indivíduos com história familiar.
Obrigada Dr. Tiago Blaya pelos esclarecimentos tão importantes sobre estes 8 hábitos que ajudam a prevenir varizes. Vamos ficar de olho nos hábitos para preveni-las assim como nas opções de tratamentos.
Dr. Tiago Blaya Cremers 31555
Médico com especialidade em Cirurgia Geral e Vascular.
Para saber mais, acesse: www.tiagoblaya.com.br
6 comentários
Carolina R
A parte do pegar leve na academia ainda precisa evoluir
bjs
Janeisa Tomás
Oi Carol, pois é, eu comeceium treino funcional esta semana e quase morri. Menina, nunca imaginei que trabalhar só com o peso do próprio corpo exigisse tanto. Graças a deus, eu não tenho varizes, mas para quem tem ainda bem que já tem ótimos tratamentos. Beijos!
Dane Nougueira
Nossa adorei seu poste muito bom mesmo !
Janeisa Tomás
Oi Dane, que bom que gostou. Obrigada pela visita! Beijão!
Marlene Armelin
Olá! Janeisa,
Estes esclarecimentos chegaram em boa hora…
O site esta demais…
Obrigada, bjos
Janeisa Tomás
Oi Marlene, fico muito contente com teus comentários e em saber que está gostando bastante do blog. Um beijão!