5 tradições de Natal e suas origens. Estamos na temporada de Natal de novo, o comércio todo toca as musiquinhas natalinas, as lojas estão decoradas e as nossas casa também. Mas você já se perguntou de onde vêm algumas das nossas tradições de Natal? Papai Noel, árvores, luzes, decorações, sinos, panetone, etc.. Onde esses costumes se originaram? Alguns são antiquíssimos e outros são invenções mais modernas.

O Natal, como a maioria de nós conhece, é a tradição cristã que celebra o nascimento de Jesus Cristo – embora não seja mantido apenas como tal em nossa sociedade moderna. Para nós, o Natal representa um tempo de alegria, entrega de presentes e  comemorações famíliares.

Vamos conhecer um pouco mais sobre estas 5 tradições de Natal e suas origens.

1 – Entrega de Presentes

5-tradicoes-de-natal-e-suas-origens

Dizem que a  tradição de entrega de presentes começou com os 3 reis magos, que visitaram Jesus e lhe deram presentes de mirra, incenso e ouro.

2 – Meias 

5-tradicoes-de-natal-e-suas-origens

Muitas pessoas sabem que São Nicolau representa o  Papai Noel. As meias representam as doações de caridade no século V. O Bispo Nicolau acreditava que a infância deveria ser saboreada e apreciada – mas numa época em que os meninos e meninas menores de 10 anos tinham que trabalhar para sustentar suas famílias, nem sempre era possível. De acordo com a lenda, as meias  penduradas acima da lareira, propiciaria que São Nicolau as visitassem e pudesse deixar os presentes como cenouras, doces ou outros deleites.

3 – Guirlandas

5-tradicoes-de-natal-e-suas-origens

Desde a antiguidade clássica, a coroa de flores foi usada como símbolo de força Em Roma e na Grécia, reis e imperadores costumavam usar guilandas de louro como coroas – uma prática que eles tomaram emprestado dos etruscos, que os antecederam. Os gregos e os romanos ligavam a coroa de louro ao deus do sol, Apollo  Quanto à conexão com o cristianismo, já que simbolizavam tenacidade e vida eterna, eram freqüentemente usados em funerais de pessoas importantes, especificamente nos enterros de santos e mártires.

4 – Árvore de Natal

5-tradicoes-de-natal-e-suas-origens

A árvore de Natal – a rainha de todas as tradições – é a mais óbvia, a peça central de muitas casas. A árvore de natal moderna difere muito de suas raízes. Hoje, decoramos uma árvores artificial, decoradas com adornos e luzes pisca-pisca. Enquanto tradicionalmente, a árvore era, naturalmente, real e mais importante, decorada com comestíveis, como maçãs e nozes.

5 – Papai Noel

5-tradicoes-de-natal-e-suas-origens

A maioria das pessoas sabe que as origens do Papai Noel  são de São Nicolau, aquele generoso Santo que deu presentes à crianças necessitadas.  O Papai Noel moderno, ao contrário da crença popular, foi criado pelo folclore americano desde o final do século 18.  O Natal é a única época do ano em que todos (ou quase) são amigáveis, generosos e se entregam, é importante a inspiração. Em todo o mundo, famílias e amigos dão presentes uns aos outros. A maioria das crianças em todo o mundo acredita em um portador de presente de Natal. Muitas vezes, São Nicolau, Papai Noel ou Pai Natal, mas na Alemanha eles acreditam que é o Cristo, na Espanha eles acreditam que são os Reis e na Itália acreditam que é uma velha chamada Befana.

Há muito mais que estas 5 tradições de Natal e suas origens. Mas o que mais importa é deixar-se inundar além das tradições por um sentimento de generosidade, amor, fraternidade  e saber que Deus está conosco. Desperte seu desejo de solidariedade e de união. É isso que importa e tente colocar em prática no restante do ano que está por vir. Acredito que podemos aprender com o espírito do Natal, independentemente da raça, religião ou credo. Ano passado escrevi um post “Feliz Natal: Sim Virgínia Papai Noel Existe”.  Confira que texto lindo.

Grande beijo.

Você também pode gostar:

2 comentários

Comentário

Oi Janeisa,
Adorei saber. Sabia de algumas, mas não de todas. vou ver as demais no post que vc indicou.
Bjs

Comentário

Oi Betty, estas traduções são feitas no modo tão automático que achei interessante conhecer melhor seu significado. Beijos querida.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

Comente pelo Facebook