Flashback Robert Redforde 10 fatos que os fãs nunca souberam sobre ele. Quem não se apaixonou por Robert Redford no cinema? Se você se apaixonou por ele como o misterioso e charmoso Jay Gatsby, na versão de 1974 de “O Grande Gatsby” , ou o conhece de seus muitos outros papeis com a atriz Jane Fonda, irá concordar que ele continua um galã para a sua idade.
Charles Robert Redford Jr. nasceu em Santa Mônica, na Califórnia (EUA), em agosto de 1936. Ele foi um dos maiores sex-symbols masculinos dos anos 60 e 70. Além disso, formou uma dupla emblemática Paul Newman em sucessos como “Butch Cassidy”e “Golbe de Mestre”.
Como ator teve uma carreira lendária, participou de grandes filmes, virou diretor e se deu muito bem nesta função, ganhando o Oscar. Dirigiu Sonia Braga em Hollywood, criou o maior festival de cinema independente (Sundance) dos EUA.
Vamos conhecer 10 fatos que os fãs nunca souberam sobre ele:
1 – Teve poliomielite quando criança.
O ator foi acometido pelo vírus da pólio aos 11 anos de idade. Mas o efeito da doença foi suave e ele não ficou com sequelas.
2 – Com 18 anos perdeu a mãe.
Martha, que, com 40 anos, deu à luz gémeos já sem vida.
3 – Quando jovem teve alguns problemas com a lei
Foi pego algumas vezes bêbado e roubando cervejas durante os anos de faculdade na Universidade do Colorado.
4 – Seu pai Charles era leiteiro e trabalhava muito
Assim, seu tio David, um talentoso atleta fluente em quatro idiomas, tornou-se sua figura paterna. Inclusive foi quem o ensinou a jogar futebol americano. No entanto, Davi morreu em Luxemburgo na guerra de 1945, quando seu jipe atravessou uma ponte e foi bombardeado.
5 – Estudou Arte na Universidade do Colorado e ganhou uma bolsa para jogar beisebol
6 – Casou em Las vegas com sua primeira esposa Lola Van Wagener, em setembro de 1958
7 – Seu primeiro filho Scott morreu com síndrome de morte súbita infantil aos 5 meses de idade.
8 – Seu terceiro filho James nasceu prematuro e com problemas respiratórios e durante a adolescência desenvolveu uma inflamação no cólon e teve que ser submetido a um transplante
Por ter passado por essa experiência, o filho do ator tem-se dedicado a uma instituição cujo objetivo é educar a população para a importância da doação de órgãos. Além disso, já realizou vários documentários relacionados com doenças e como lutar para as vencer. Ainda que as operações de que foi alvo tenham deixado marcas, James faz uma vida normal, na Califórnia, junto da sua mulher, Kyle, e dos filhos, Dylan e Lena.
9 – Shauna, a filha mais velha também passou por um episódio traumático. Durante a faculdade, seu namorado foi encontrado morto.
Depois deste choque, a então jovem caiu em profunda depressão. Shauna chegou mesmo a tentar pôr fim à vida — na altura colocou-se mesmo a hipótese de não voltar a andar. Acabou por ser apenas um susto e, atualmente, é pintora e está casada com Eric Schlosser, com quem teve dois filhos.
10 – Sua estreia como Diretor de Cinema lhe rendeu um Oscar
O primeiro filme de Robert por trás das lentes, “Gente Como a Gente” de 1980, rendeu-lhe o Oscar de melhor filme e melhor diretor. Timothy Hutton pegou o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante e Alvin Sargent levou a um total de quatro Oscars com seu roteiro.
Robert Redford alcançou todas as honras:
- O Oscar − nunca como ator, só um como diretor e outro honorário.
- A medalha que o Kennedy Center lhe concedeu por suas contribuições artísticas (a maior distinção cultural americana).
- Sua nomeação como cavaleiro da Legião Francesa,
- A Medalha Presidencial da Liberdade que Barack Obama lhe entregou (a distinção civil mais alta nos Estados Unidos)
- e o Leão de Ouro do Festival de Veneza por toda sua carreira.
Porém, garante que seu verdadeiro tesouro é a casa onde os guarda em Santa Fé. Um paraíso no meio da natureza que tanto defende. O mesmo vale para o Instituto Sundance, que ele fundou em 1981. Não só por suas conquistas como mecenas do cinema independente, cultivando novos talentos e revelando-os no festival do mesmo nome, mas também pelo lugar onde está instalado, em Park City (Utah, EUA).
1967
O grande sucesso veio com “Descalços No Parque” , Jane Fonda se apaixonou por ele.
1969
Robert Redford aos 32 anos quando estrelou o filme Butch Cassidy e o Sundance Kid.
1974
Redford como Jay Gatsby no set do filme “O Grande Gatsby”
1993
Robert Redford e demi Moore em “Proposta Indecente”
1985
Em 1985, Redford estrelou o filme icônico “Entre Dois Amores”
1997
Durante as filmagens de “O Encantador de Cavalos”
2015
Redford no Museu de Arte Moderna em 7 de outubro de 2015, em Nova York.
Robert Redford com a primeira mulher Lola Van Wagenen e os três filhos: Jamie, Shauna e Amy. Eles se divorciaram em 1985.
Robert Redford casou-se pela segunda vez em 2009 com Sibylle Szaggars
2017
Robert Redford e Jane Fonda no Festival de Cinema de Veneza, por “Nossas Noites”
Concluindo, a vida deste homem foi e continua incrível.
Então vocês gostaram deste post Flashback Robert Redford 10 Fatos Que os Fãs Nunca Souberam Sobre Ele?
Aceito sugestões!
5 comentários
Betty Gaeta
OI Janeisa,
Lendo o post me dei conta que assiti todos os filmes que vc citou. Gosto muito dele e ele é o meu Gatsby favorito.
Beijos
Janeisa Tomás
Oi Betty, ele é maravilhoso e com uma vida muito interessante. Beijos querida!
Nayara
Boa tarde! Já tinha visto Robert uma vez na TV, no filme Entre Dois Amores, isso já há alguns anos. Ele me encantou de imediato! Mas até então não sabia quem ele era, até que recentemente estava à procura de um filme pra ver na Internet e me deparei com uma foto dele com Michelle Pfeiffer, e assim descobri quem ele era finalmente. Assistir online os filmes Proposta Indecente e Íntimo e Pessoal, ambos estrelados por ele. E me apaixonei por esse ator, e cada vez mais tenho interesse em saber a seu respeito. Ele é lindo e único! Ameeeiii a história de amor de Íntimo e Pessoal, ele e Pfeiffer parece que se conheciam há séculos, mas era a primeira vez que ambos trabalhavam juntos. A sintonia entre os dois nesse filme era tanta que quem assiste chega a pensar que pintou um clima entre eles. Nem mesmo em Um Dia Especial a história de amor dos personagens de Pfeiffer e Clooney foi tão real assim, e olha que eu amo esse filme… Bem, é isso. Obrigada pela matéria sobre meu querido Bob Redford♥♥♥
Janeisa Tomás
Que legal teu comentário Nayara. Sabe que não assisti Íntimo e Pessoal , e depois do que você escreveu, fiquei muito motivada a ver. Eu também sou fã de RR , é um dos melhores atores de Hollywood. Beijos!
iêda Carla Rocha de Araújo
Me tornei fã desse lindo, elegante, charmoso ator…tenho vistos seus filmes e em cada tenho gosto e prazer de assistir…ator fascinante e apaixonante de fazer cada um dos seus papéis…e sempre repito os filmes para que eu possa vê e contemplar tanta beleza e charme em um homem só…