O tópico de hoje é sobre o processo do envelhecimento feminino. O que acontece com o nosso corpo quando deixamos de fazer parte do clube dos 20?Apesar da idade ser apenas um número, não há como deter o tempo. Mais cedo ou mais tarde todo mundo vai ficar velho. O jornal espanhol “El País” fez uma lista das mudanças corporais que ocorrem, à medida que o tempo vai passando. Vamos conhecê-las:
20 Anos: Idade das Curvas e da Sexualidade
É conhecida como a idade da transformação. O corpo está no auge das curvas. A sexualidade está em alta. É nesta idade que muitas mulheres começam a desenvolver infecções vaginais. O excesso de sol nesta época, se traduz em manchas por volta dos 40 anos.
30 Anos Idade do Surgimento das Rugas
É a idade das rugas e dos cuidados redobrados. É nesta fase que começam a aparecer leves manchinhas no rosto. A maioria das mulheres já engravidou. O cuidado com o corpo precisa de atenção. Os dentes também precisam de um cuidado especial em função da gravidez. Com menos produção de estrogênio, a flacidez começa a aparecer. E é também nesta fase, que o cuidado com a balança precisa ser dobrado. Porque nosso corpo tende a perder 10% da massa muscular a partir desta década.
40 Anos: Idade dos óculos de Leitura
É a partir dos 40 anos que o cabelo começa a ficar mais ralo e fino. Quer por razões genéticas, hormonais ou de stress, depressão, etc.. O aumento de peso e a gordura corporal já começam a se evidenciar mais. É nesta faixa etária que a pele do rosto mostra-se mais seca. As rugas ficam bem mais visíveis. A visão também não é mais a mesma. O óculos de leitura já começa a ser acessório obrigatório.
50 Anos: Idade da Menopausa
É a idade em que paramos de ovular e com a diminuição do estrogênio os ossos tornam-se bem mais frágeis. É necessário tomar suplementos de vitamina D e vigiar a osteoporose. O desejo sexual começa a diminuir, assim como a necessidade de menos horas de sono. Nesta fase, os dentes também começam a apresentar problemas.
60 Anos: Idade da Terceira Idade
É a idade que se começa a aproveitar a vida. Porque se encerra o período das flutuações hormonais. Isto significa que aquelas enxaquecas terríveis, tendem a desaparecer. Outra boa notícia é a redução dos pelos. Já as relações sexuais podem ficar mais difíceis porque as paredes vaginais ficam mais finas e ressequidas ( mas pra tudo há solução).
Invista na sua vida social. Não permita que a solidão seja sua companheira daqui pra frente.
Minhas queridas, vamos lembrar sempre que basta nascer para começar a envelhecer. O mais importante é que nós precisamos estar atentas a este processo do envelhecimento feminino com serenidade. Porque afinal de contas não se tem como fugir dele.
Ficam com Deus e um super beijo! Lembrando que é muito importante pra mim que vocês me dêem um feedback dos posts. Assim eu posso trazer sempre assuntos interessantes a nós todas. E lembrando que se quiserem ganhar um e-book com 68 posts sobre moda, estilo e bem estar, cliquem no “contato”, na página inicial do blog, no canto superior direito e cadastre seu e-mail!
2 comentários
Patricia
Bom dia! Muito esclarecedor seu artigo. Cada fase da vida tem seus altos e baixos, mas todas tem algo de belo. Obrigada!
Janeisa Tomás
Oi Patrícia, a gente sabe e tem bastante noção do que acontece em cada fase de nossas vidas, mas só quando vivemos cada uma é que podemos nos dar conta do quanto é e foi importante cada etapa. E este processo de amadurecimento nos fortaleceu para ser o que somos hoje. Beijos e obrigada pela visita e comentário.