Diário de Gratidão ou Pote de Gratidão: Ainda Dá tempo de Fazer o Seu! Muitas vezes eu acordo e meu primeiro pensamento é que eu não dormi o suficiente. Daí eu vou até a geladeira e descubro que não tenho nenhuma fruta para fazer meu smoothie. E então eu olho para a minha lista de tarefas e leio uma lista de compras que tenho que fazer no super mercado.
Entro no carro e descubro que não tenho gasolina suficiente para chegar ao meu estúdio de pilares. E aí passo o resto do dia sentindo que não sou boa o suficiente.
Nunca sou boa o bastante.
Nunca sou inteligente o bastante.
Nunca sou bonita o suficiente.
Nunca tenho dinheiro o suficiente.
Nunca sou bem sucedida o suficiente.
Todos nós poderíamos preencher a lacuna de “nunca __________ o suficiente”.
Passamos nossas vidas calculando quanto temos, quanto queremos e quanto não temos. E nós comparamos isso com o que todo mundo tem (ou com as visões de perfeição que obtemos da mídia) – um ciclo autodestrutivo que sempre termina com a mesma conclusão: estamos em falta. Nós nunca temos o suficiente. Nós nunca somos suficientes.
Mas há uma resposta para e este problema de nunca sermos e termos o da: Gratidão.
A gratidão é o que torna o copo meio cheio. Isso lembra que você tem o suficiente e que você é o suficiente.
A gratidão é uma habilidade que qualquer uma pode desenvolver.
Tudo o que é preciso para desenvolver é a prática diária.
Eu criei um diário de gratidão alguns meses atrás. Tudo começou com nada especial, apenas com um caderninho bonito. Todos os dias, às vezes várias vezes ao dia, escrevo e agradeço e acrescento essas “Notas de Gratidão” ao meu caderninho.
E coisas notáveis estão acontecendo desde então..
Minha visão da vida tem mudado. Não sinto mais que sou inadequada e ausente a partir do momento em que acordo ou repreendo-me por não ter conseguido ler minha lista de tarefas. Eu aprecio a comida que tenho, o tempo que tenho, as pessoas que tenho.
Apreciando-se por seus pontos fortes e suas imperfeições, permite que você encontre um sentimento de pertencimento e se sinta mais conectado à vida.
Quando tenho um dia de descanso (todos nós os temos!). Uma rápida olhada no meu Diário de Gratidão me lembra que a vida é cheia de coisas maravilhosas pelas quais ser grata e que tenho a força e o apoio para superar qualquer coisa.
Mas ter gratidão não acontece apenas por acontecer! É uma prática que temos que promover todos os dias. Você não espera que uma flor cresça sem água, e você não espera que seu corpo fique mais saudável sem nutri-lo. Então você não pode esperar sentir que tem o suficiente e é o suficiente, sem nutrir gratidão pela vida e apreciação de si mesmo.
Às vezes são as coisas simples que tornam a vida maravilhosa: o belo nascer do sol e as amoras no fundo do jardim, o sorriso de um estranho, ou o texto encorajador de um amigo.
Ter tempo para apreciar esses momentos de alegria ajuda a valorizar sua vida e a si mesmo.
Como fazer um Diáro de Gratidão ou Pote de Gratidão:
Ingredientes:
1 pote / caderno ou agenda
Fita para decorar
Papel para escrever Notas de Gratidão
Comece seu Pote ou Diário de Gratidão escrevendo algo pelo qual você é grata. Vale pensamentos e rabiscos, anotações sobre o que você é grata. Algumas pessoas adicionam ou escrevem algo diariamente, algumas fazem isso aleatoriamente, e algumas adicionam coisas quando estão tendo um momento especialmente difícil.
O pote de gratidão ou o diáro de gratidão fornece uma maneira simples de cultivar o hábito de estar atento às coisas boas da sua vida. A cada dia ou semana, você anota uma coisa pela qual está agradecida e a coloca no pote, onde elas são coletadas como um lembrete das coisas boas em seu mundo.
Estudos mostram que um sentimento de gratidão pode melhorar a saúde emocional e física de adultos e crianças.
Aqui estão as razões que me parecem ser úteis.
1. Você é forçada a parar e desacelerar pelo menos uma vez no seu dia porque pensa nas coisas de uma maneira diferente, não fica apenas no piloto automático.
2. Você se dá um sorriso inesperado todos os dias pensando nessas coisas ou dando uma olhada em algumas de suas “gratidões”.
3. Você percebe o quão incrível sua vida realmente é. Meu “Diário” me ajudou a parar de me concentrar só nas coisas ruins. Isso não quer dizer que, às vezes, coisas realmente ruins não acontecem. Mas, ao olhar para as coisas boas, você percebe que, a cada dia, não importa o quão pequeno possa parecer, sempre há algo pelo que ser grata.
4. Você aprende que as coisas da vida são realmente importantes para você. Eu não coloco algo em todos os dias, e mesmo no pouco tempo que eu fiz, eu voltei a entrar em contato com o meu eu real, com as coisas que realmente importam para mim. Eu já vejo um padrão das coisas na minha vida que têm significado.
5. O Diário ou Pote de Gratidão motiva você a trazer as coisas importantes em sua vida, e se livrar ou mudar as coisas que não são e que não lhe trazem alegria.
Experimente criar seu “Diário de Gratidão” ou “Pote de Gratidão”. Eu adoraria ouvir suas ideias, então compartilhe-as nos comentários.
Se você quiser receber os posts do blog por e-mail sempre nas sextas-feiras, assine a newsletter.
Gostou do post? Acompanhe também meu Instagram
Beijos!
2 comentários
Raiana Rodrigues
Caraca, parabéns pelo post! Me identifiquei todinha nele, nunca estamos satisfeitos com o que está acontecendo em nossas vidas, sempre falta algo ou sempre queixando de falta de tempo, de não ser bem sucedida e muitas outras coisas.
Obrigada pelo post 🙃
Beijos ❤️
raianarodrigues.com
Janeisa Tomás
Oi Raiane fico muito contente de ter conseguido despertado em você o sentido da gratidão. Que bom bom querida! Obrigada pela visita e comentário. Beijo grande e volte sempre!