O que 7 famosas pensam sobre o envelhecimento. Envelhecer não é fácil. Você já pensou como será sua vida na terceira idade? Não está distante não é mesmo? Daqui pra frente está cada vez mais perto. Quando eu olho no estacionamento do shopping aquelas vagas para idosos, penso logo que é um lembrete nu e cru. Porque logo em breve quem poderá colocar o carro nelas serei eu.
Nós que somos pessoas normais, não somos celebridades, sabemos que não é fácil encarar a passagem do tempo numa boa. Porém, não posso ser contraditória. Afinal, aqui no blog prego sempre que idade é apenas um número. Mas não posso tapar o sol com a peneira. Todos nós iremos envelhecer e para umas envelhecer é um processo mais fácil e para outras é mais complicado. Eu, graças a Deus, me encontro em equilíbrio. Não tenho muita neura. Sempre fui vaidosa, gosto de me cuidar, faço visitas periódicas na minha dermatologista e quero continuar com meu processo de envelhecimento com beleza e dignidade. Não é porque tenho que envelhecer é que vou me tornar uma velha feia. Não mesmo! Quero continuar celebrando a mulher que me tornei.
Não quero perder o meu bom senso na tentativa de corrigir a ação dos anos. Não vou me submeter a nenhum procedimento radical. Quero continuar cuidando dos cabelos, das manchas na pele e das rugas. Porém, não sou mágica para frear o tempo e recuperar a juventude perdida.
Vou continuar seguindo meu destino que está sendo uma benção e aprendendo com os anos, adquirindo experiência de vida e vendo a beleza até mesmo no meu sorriso e no sorriso de todas vocês minhas leitoras. Tem um post aqui no blog sobre O Processo do Envelhecimento Feminino.
Encontrei uma coletânea de frases de algumas famosas sobre o que pensam sobre o envelhecimento
1 – Robrin Wright, 52 anos
A atriz americana de 52 anos, além de encantar em “House of Cards” apoia mulheres em regiãos de conflitos pelo mundo. Robin tem uma alimentação balanceada e pratica musculação. “Eu descobri que poderia mudar meu corpo com disciplina nos treinos e alimentação depois dos 50 e aí não parei mais. Sempre podemos fazer qualquer coisa, basta a gente querer”.
2 – Oprah Winfrey, 64 anos
Oprah em sua revista: “Vivemos em uma sociedade obcecada com a juventude que continuamente nos diz que não somos jovens, não resplandecemos e que não somos atraentes. Me nego a deixar que esse sistema, ou uma cultura, ou uma visão distorcida da realidade me diga que não valho a pena”.
“As pessoas que mentem à sua idade estão negando a verdade e contribuindo para uma doença que permeia nossa sociedade – a doença de querer ser o que você não é”.
“A negação leva ao delírio”.
“Eu sei com certeza que somente aceitando quem e o que somos, poderemos entrar na plenitude da vida. Eu celebro isso. Honro isso. E sou grata por todas as idades em que tenho a benção de viver”.
Oprah também nos dá uma grande lição de sabedoria quando diz que é uma abençoada por envelhecer, já que muitas mulheres jovens tiveram suas vidas interrompidas no “11 de setembro” . Há tanta sabedoria que se ganha de pessoas ainda mais velhas do que nós e por isto temos que celebrar este processo de vitalidade, vigor e graça”.
3 – Jane Fonda, 80 anos
Jane Fonda para a Forbes: “Temos que revisar o conceito de ‘envelhecer’. O antigo paradigma era: nascer, chegar a meia-idade, e logo então se tornar uma decrépita. Deveríamos ver o envelhecimento como uma escada para cima, em que se ganha bem-estar, sabedoria e a habilidade para ser verdadeiramente íntima e ter sempre um objetivo de vida.”
4 – Whoopi Goldberg, 62 anos
Whoopi Goldberg para a New Jersey Monthly: “Escute, o melhor conselho sobre envelhecer é o seguinte: Qual é a alternativa? A alternativa, por acaso, é a morte? E isso é lidar com um monte de merda. Assim, sou feliz com a menopausa. Abrace a sua quando ela quando chegar”.
5 – Meryl Streep, 68 anos
Meryl Streep para a Vanity Fair: “Tenho que agradecer sempre por estar viva. Tenho amigos demais que estão doentes ou morreram, e eu estou aqui. Isto não é brincadeira. Não posso me queixar”
“Meu conselho: não passe tanto tempo se cuidando para ter uma pele perfeita ou analisando se ganhou ou perdeu um quilo. Pense naquilo que você realmente fez na vida, naquilo que conquistou”.
6 – Sally Field, 71 anos
Sally Field para Good Housekeeping: “Me vejo na televisão e penso: ah, queria que isso não estivesse acontecendo com meu pescoço. E a minha cara está flácida, meus olhos estão inchados. Não quero parecer velha e desgastada, mas o que posso fazer? Meu objetivo é ser atriz. Me preocupo mais em ter a oportunidade de interpretar papéis que ainda não fiz do que se meu pescoço parece ser uma cortina”.
7 – Tina Tuner, 79 anos
E a rainha do rock parece mentira que está com 79 anos. É pessoal, o tempo passa para todas. E Tina Turner uma vez declarou para o jornal The Mirror: “Se você se preocupa consigo mesma, ter 60 anos não é nada para as mulheres nos dias de hoje. No mundo atual, podemos ser quem queremos ser… É claro, que meu rosto envelheceu, mas não o suficiente para me preocupar com ele. Tenho coisas mais importantes para me preocupar do que um rosto. Nunca me defini pela minha aparência”.
É verdade, quando eu penso na Tina, a primeira coisa que me vem em mente é seu cabelo, suas pernocas, aquele vozeirão. E depois de tudo o que ela passou de sofrimento nas mão mãos do primeiro marido, seu segredo de beleza é ser feliz. Tina foi prova viva da violência doméstica. Hoje ela leva uma vida tranquila na Suiça com seu marido alemão.
É bom saber que as famosas também passam pelo processo do envelecimento com os mesmos questionamentos que nós. Pra lá minhas amigas vamos todas, e então eu deixo uma frase que li hoje no Instagram: “Beleza é a mulher apoiar as outras mulheres”.
E você como encara seu processo de envelhecimento?
Grande beijo!
4 comentários
Claudia - Mulher XL
A idade, tal como o peso, é apenas um número…Que muitas vezes deixamos que comande as nossas vidas.
´Há que viver as nossas vidas, jovens ou mais velhas, sempre com plenitude e fazendo o que nos faz feliz.
Adorei os depoimentos.
Claudia – Mulher XL – http://www.mulherxl.pt
Janeisa Tomás
Muito verdadeiro Claudia. Não devemos e nem podems deixar que os rótulos comandem nossas vidas. Obrigada pela visita e comentário! Beijos!
josina
Sabe o que eu acho? envelhecer é um processo natural. Inevitavel, se voce chegar ate la. Tenho 64 anos e nao estou nem aí. È não pensar e simplismente viver e dar graças a Deus pelos anos de vida.
Janeisa Tomás
Oi Josina, exatamente isso. O que importa é seguirmos em frente, gratas por estarmos chegando em frente com saúde. Quantas e quantas pessoas tiveram seu tempo de vida curto por problemas de saúde ou algum acidente? Beijos querida e obrigada pela participação.