Quando lancei o 50 em Diante no dia 01 de setembro sabia que as quintas-feiras seriam especiais. Porque quinta é dia de Musa da Semana. Aqui passaram 16 musas (mulheres 50+), desde o lançamento do blog e muita gente me perguntou: e quando tu serás a musa da semana?
Relutei a cair na real de que eu teria que participar também. Acompanhei o processo de todos os ensaios com cada uma das musas. Foi divertido. Rimos bastante e nos emocionamos muito também. Foi bem legal descobrir histórias de cada uma delas que eu não conhecia. Me emocionei com muitos depoimentos. E hoje foi a minha vez de “musar”.
Luiza Gil e Thais Hagemann, minhas fotógrafas do blog da Agência Epohke, me incentivaram a fazer este ensaio. E tudo aconteceu muito rápido. Ao contrário de todas as musas, o tempo foi exíguo, porque estávamos em véspera de Natal e não dava para agendar um horário com a equipe do Gylson Collares, de última hora. Sem problemas, sou super habilidosa com as escovas, minhas amigas sabem disso, e então eu mesma arrumei meu cabelo e fiz minha maquiagem. Base, pó facial, blush, iluminador, lápis, rímel e batom. Nada que eu mesma não consiguisse resolver.
Quis que meu ensaio fosse ao ar livre e assim foi feito. As fotos foram clicadas no DMAE.
Apesar de ter uma pequena “biografia” no “sobre” na barra superior do blog, vou contar mais um pouco sobre mim.
Sou Janeisa Maria. Tenho duas irmãs, uma mais velha e uma mais moça e um irmão mais velho. Nasci e me criei em Porto Alegre e minha familia é muito pequena. Meus avós paternos vieram da Rússia na revolução de 1917 e meus avós maternos eram de Santa Maria. Fui criada em uma casa que ficava na Rua São Manoel, atrás do Hospital de Clínicas. Ali passei minha infância brincando na rua e subindo em árvores até tarde da noite.
Meu pai tinha uma Rural Willys e sempre teve espírito de grupo. Às sextas-feiras do verão, pegava toda a criançada da rua, colocava na camionete e nos levava para tomar banho de rio em Ipanema. Minha infância foi muito livre e alegre. Aos sábados, eu e minha irmã mais moça aproveitávamos o dia na piscina do Caixeiros Viajante. Meu pai tinha cavalos no Jockey Club e aos domingos íamos lá para assistir as corridas. E nós passávamos o dia inteiro subindo e descendo as escadas rolantes da sede social e atravessando o túnel dos carros para ir até a pracinha. Bons tempos aqueles.
No verão, passávamos dois meses na praia. Minha casa tinha um campo de vôlei e toda a praia jogava lá. Era a praia do Pinhal e de lá guardo amizades até hoje.
Estudei a vida toda no Colégio Americano e só saí de lá para a faculdade. Com 13 anos fui estudar inglês no ICBNA (Instituto Cultural Brasileiro Norte-Americano) e fiquei até me formar.
Minha adolescência foi como a de qualquer adolescente. Porém sempre tive muita liberdade. Tive festa de 15 anos no Caixeiros Viajante, namorei, fui em muitas reuniões dançantes e gravava as músicas que gostava da Rádio Continental em um gravador portátil.
Não sou boa em esportes. Nunca levei jeito para a coisa, mas sempre fiz exercícios físicos. Aos 12 anos ganhei uma raquete de tênis do meu irmão e ele tentou me dar aulas no Petrópole Tênis Clube. Porém, desistiu porque eu não me concentrava. Quando eu estava com 13 anos, abriu aqui em Porto Alegre, uma escola de dança moderna. Foi o maior sucesso e eu como sempre adorei uma novidade, é claro que fui dançar na Escola da Suzette Otto – a Daneche. Depois, enjoei da dança e fui para a academia do Professor Bruxo. Ffoi a primeira a abrir aqui na cidade. O Bruxo foi meu professor de Educação Física no colégio. De lá, passei por várias outras academias e desde então sempre me exercitei.
Terminado o colégio, fiz vestibular para Letras e entrei na PUCRS. Durante o curso comecei a trabalhar meio período para comprar meus luxos: rímel, perfumes, uma roupa, etc. Trabalhei 3 anos como secretária dos Padres Thadeu e Inácio na Igreja Nossa Senhora da Piedade. Não sei como eles me contrataram porque na entrevista eu disse que não iria nas missas e não fui mesmo. Neste 3 anos compareci apenas duas vezes. Acho que eles gostaram da minha sinceridade. Minha função era marcar missa, casamento, cobrar dízimo, atender as catequistas e tomar nota dos recados telefônicos. Gostava muito de trabalhar ali porque tinha liberdade. Até aula particular de inglês eu dava para ganhar uns trocados. Tempos muito bons. Depois me formei e fui lecionar no IPA.
Na faculdade conheci aquele que viria ser meu primeiro marido. Namoramos quatro anos e meio e aí casamos. Fomos morar no Rio. O casamento não deu certo e voltei para Porto Alegre.
Aí então segui a vida. Trabalhei, viajei e 3 anos depois conheci meu atual marido José Manuel, que é um português de Coimbra, e em 3 meses de namoro casamos. Casamento é uma loteria. Neste ano completamos 25 anos de casados. Casei em Portugal no civil e no religioso. Ambos éramos divorciados e não tinhamos casado na Igreja no primeiro casamento. Conheci meus convidados na festa do casamento e a única pessoa da minha família presente foi minha mãe. Há 25 anos, ninguém podia se dar ao luxo de passar um final de semana em Lisboa para assistir a um casamento. A cerimônia foi linda tanto na Igreja, uma pequena Capela em Carcavelos, na linha do Estoril quanto no “Copo D’Água” (como os portugueses chamam a festa do casamento). Assim que entramos no local da festa, o pianista começou a tocar “Garota de Ipanema”, caí em lágrimas de emoção.
Lá em Lisboa nasceu nosso filho, GustavoE e depois aqui em Porto Alegre nasceu nossa filha, Márcia. Moramos lá por 5 anos e voltamos para o Brasil porque meu marido veio transferido. Aqui fiz outra faculdade – Psicologia – também na PUCRS. Após formada abri uma escola para crianças e jovens com necessidades especiais que durou 3 anos. Infelizmente, tive que fechar porque não se vive de idealismo neste país.
Hoje passo meus dias de verão em Jurerê, Florianópolis, onde temos uma casa que adoro em um condomínio frente ao mar. E onde meus filhos foram criados. Adoro praia, adoro verão, adoro dias de sol.
Assim é minha história resumidamente. Também tenhos 3 gatos, a Mousse, uma Himalaia, de 10 anos, e o Bóris e o Thor, cada um com 2 anos e que são da raça Exótica, que amo de paixão. Agradeço por tudo que vivi e vivo porque todas as vivências ajudaram a me tornar a pessoa que sou hoje. Super otimista, de bem com a vida, determinada e muito alegre. Foi muito legal ter sido a musa da semana!
Feliz 2017 para todas nós e em especial a todas que foram musas da semana em 2016.
Um grande beijo!
41 comentários
Jane ferrei
Neisa, me surpreendi com a musa. Conheco Bem a historia.Como sempre, muito bem escrita. Parabéns!
Janeisa Tomás
Oi minha irmã, me conheces bem sim e deves te lembrar de meu trabalho na Igreja. beijos grande!
Margareth
Querida Janeisa! Estás linda e charmosa como sempre! As gurias conseguiram passar neste ensaio o brilho e essa energia maravilhosa, que você irradia! Ler um pouco mais sobre você é confirmar essa mulher poderosa e ao mesmo tempo a amiga, simples, amorosa e agregadora que tive o privilégio de conhecer, conviver e que Já tem um lugar muito especial no meu ❤!
Um 2017 maravilhoso! Muito sucesso no seu blog, que sou fã n•1!!! Bjsss…
Janeisa Tomás
Oi Marga, que bom! Sim, as gurias fazem um time maravilhoso e o ensaio ficou lindo. Beijos!
Jane ferreira
Neisa, me surpreendi com a musa. Conheco Bem esta historia. Como sempre., muito Bem escrita. Parabéns
Maria Eduarda
Conheci o blog procurando por moda no Google e achei muito legal a musa que foi amiga do Cazuza achei d+
a sua história é muito legal casar ao som de garota de ipanema deve ter sido uma sensação mágica, pena a escola para crianças especiais ter fechado essas histórias dão um livro:)
Janeisa Tomás
Oi maria Eduarda, que legal receber um feedback e ter tua visita aqui no blog. Seja sempre bem vinda! Bjs e um ótimo 2017.
Fabiane
Lendo o depoimento da musa da semana enxerguei o retrato fiel da Janeisa, que conheci em 1999, na PUC… Jamais vou esquecer… falo de quase 20 anos atrás quando nos primeiros dias de aula tivemos uma prática, em sala, em que cada um de nós tinha que autodefinir-se… prontamente a Janeisa fez um desenho dela.. uma figura caricata de uma mulher bem feminina num tailleur ROSA…sim, rosa e foi assim que a minha amiga começou a apresentação!! Como éramos as mais velhas da turma formamos um grupo das “mais experientes”…lembro a admiração que tinha pela Janeisa que fazia várias … mas eu falo em várias coisas ao mesmo tempo… os trabalhos sempre prontos com muito tempo de antecedência, sempre com uma alegria…sorriso…para ela nunca teve mau tempo!! Lembro do Gustavo e da Márcia pequenos… Um dia… estávamos na casa de uma colega e o Thomás marido dela foi nos buscar…chegou naquela tarde com um vaso e uma orquídea linda para comemorar o aniversário de “conhecimento”… lembro que me marcou!! falar da Janeisa é muito fácil…é falar em alegria de viver, em determinação e altruísmo dentre tantas outras qualidades que ela tem, mas que para mim são as que mais se destacam!! Hoje temos menos contato, mas o carinho e admiração permanecem..e quando li o depoimento no blog não poderia deixar passar em branco meu registro!! Um beijo grande e parabéns!! teu blog é demaisssss
Rosane Mondino
Chegou a tua vez! Descobri que temos mais algumas coisas em comun: fiz Daneche (em frente ao Barranco) e fiz academia do Bruxo!
As fotos reproduziram muito bem tua graciosidade e beleza! Show! Ótimo 2017 prá ti e pro blog! Beijos
Janeisa Tomás
Oi Rô, pegaste as aulas da Daneche na sala nova, quando ela estava ficando famosa. Eu comecei fazendo aula com ela, em uma sala minúscula, de fundos, na portais entre a Paulino Teixeira e a Dona leonor. Obrigada pelos elogios.Bs
Raquel
Bonita história, adorei seu Blog, sucesso!!!
Janeisa Tomás
OI Raquel, obrigada pelo comentário e pela visita. Volte sempre. Beijos e um ótimo 2017.
FABIANE RAMOS
Lendo o depoimento da musa da semana enxerguei o retrato fiel da Janeisa, que conheci em 1999, na PUC… Jamais vou esquecer… falo de quase 20 anos atrás quando nos primeiros dias de aula tivemos uma prática, em sala, em que cada um de nós tinha que autodefinir-se… prontamente a Janeisa fez um desenho dela.. uma figura caricata de uma mulher bem feminina num tailleur ROSA…sim, rosa e foi assim que a minha amiga começou a apresentação!! Como éramos as mais velhas da turma formamos um grupo das “mais experientes”…lembro a admiração que tinha pela Janeisa que fazia várias … mas eu falo em várias coisas ao mesmo tempo… os trabalhos sempre prontos com muito tempo de antecedência, sempre com uma alegria…sorriso…para ela nunca teve mau tempo!! Lembro do Gustavo e da Márcia pequenos… Um dia… estávamos na casa de uma colega e o Thomás marido dela foi nos buscar…chegou naquela tarde com um vaso e uma orquídea linda para comemorar o aniversário de “conhecimento”… lembro que me marcou!! falar da Janeisa é muito fácil…é falar em alegria de viver, em determinação e altruísmo dentre tantas outras qualidades que ela tem, mas que para mim são as que mais se destacam!! Hoje temos menos contato, mas o carinho e admiração permanecem..e quando li o depoimento no blog não poderia deixar passar em branco meu registro!! Um beijo grande e parabéns!! teu blog é demaisssss
Janeisa Tomás
Fabi querida, minha cuidadora do meu Max! Sabia que ele morreu há 2 anos, bem no dia de Natal. Saudade de ti guria. precisamos pegar a Anne e nos encontrarmos, vamos fazer isso em março sem falta. Beijos querida e um ótimo ano! PS: Quanto a minha apresentação na aula de Psicologia (não lembro qual cadeira) lembro do meu desenho sim…toda de rosa…complexode Barbie hehehehe
Meri Greice
Janeisa, tu és uma pessoa admirável! Linda e de uma delicadeza que foram mostradas nestas fotos. Adorei saber um pouco mais da tua história e agradeço ao universo por poder compartilhar tua amizade. Teu blog é excelente e em 2017 vai bobar! Bj
Janeisa Tomás
Méri querida, delicada é você que me encantou desde o nosso primeiro encontro do Clube do Livro. É um privilégio de ter como amiga. Beijos amada!
Luciano
Que legal ler tua história e lembrar de muitos bons momentos: na São Manoel, no Pinhal em Jurerê e até mesmo de te visitar enquanto trabalhavas na Igreja (kkkk). Beijão de quem te gosta e admira muito!
Janeisa Tomás
Oi Lu, que bom ler um comentário teu aqui e, sobretudo, no meu dia de musa. Eu te adoro querido e te dmiro muito também. Aproveita bem tua viagem com Caína e em breve a gente coloca os assuntos em dia. Beijo pra vcs.!
berenice
Adorei conhecer mais sobre ti!as fotos ficaram lindas e parecem retratar bem teu momento de vida: linda, leve e solta!!
Além de sermos colegas do Americano, a Daneche também foi outro ponto em comum!! ahh…que tempo bom!
Beijos querida e parabéns pelo teu blog, agradabilíssimo de se ler e muito atual!
Berenice
Janeisa Tomás
Oi Bere, que bom amiga querida que gostaste do blog. Já sabe, quando quiser “musar” me avisa, pois será um prazer enorme ter uma mulher linda como vc. aqui no blog. Beijo querida e um feliz ano novo.
Lucinda Barradas
Guria, finalmente a musa das musas apareceu, contou sua história daquele jeito bonito e simples que só ela, minha amiga JANEISA sabe, amei!
Janeisa Tomás
Oi Lu, que legal o que escreveste. Que bom que me V6es desta forma. Um beijo amiga!
MDenise Limeira
Neisa!! Que bom que decidistes ser a “Musa da Semana” nessa primeira semana que inicia o ano de 2017!! Estas muito linda nessas fotos!! Dos longínquos anos do curso de Letras ao reencontro que a vida nos presenteou. Continuas sendo a mesma pessoa querida, acolhedora, amiga, amável, alegre que já eras há anos atrás!! Já gostava do teu blog Brasil do Bem e no “O 50 em Diante” te superastes!! Desejo que continues escrevendo essas coisas bacanas, agregando conhecimento e incentivo para todas as mulheres!!! Beijos 💝💐😘
Janeisa Tomás
Oi Dê, que felicidade este blog me traz e me trouxe por poder reunir pessoas e amigas tão bacanas e queridas como tu. Agora vamos eguindo em frente com o nosso companheirismo e dando muitas boas risadas, Um beijo Dê, pra ti e Roberta e um excelente 2017.
Haydée Moraes
Janeísa, adorei o depoimento sobre tua vida!! Simples e feliz!! Quase pude te ver na tua brincando, fazendo aniversário no “Caixeiros”…..rsrs, infância tão parecida com a minha, que mais parecia a descrição de uma cidade do interior….e era na Capital !! E amei tuas fotos bem naturais! Foi um prazer te ver “musar” nesta Quinta!! Parabéns!! Bjo
Janeisa Tomás
Oy Haydée, que legal! É poca boa a nossa infˆncia e adolesc6encia, mais parecia com vidade de interior sim. Obrigada pelo carinho e que 2017 seja super maravilhoso para vc. e família.Beijos!
Betty Gaeta
Oi Janeisa,
Qdo vi que a musa da semana era vc, vim correndo. Adorei saber um pouquinho da sua vida e amei as fotos, estão lindas!
Bjs
Janeisa Tomás
Oi Betty, pois é, assim com os nossos blogs vamos conhecendo sempre um pouqinho de cada uma. Obrigada pela visita e pelo carinho. Beijos e um excelente 2017.
Eunice
Parabéns Janeisa adorei te ver como musa da semana! Lindo depoimento, deu até saudade daquele tempo da São Manoel. Felicidades e muitas realizações neste ano de 2017.
Janeisa Tomás
Oi Eunice, pois é, aquele tempo da São Manoel foi muito bom pra todas nós. Beijos querida!
Sueli
Que legal Neisa, te conheci mais um pouco, embora te conheça desde a infância praticamente, não sabia de algumas coisas. Estas uma gata., muito bom . Beijão
Janeisa Tomás
Oi Sueli, pois é querida, temos uma lacuna nas nossas vidas que qualquer dia destes temos que nos sentar e começar a preencher. Em março quero que participes deste quadro “musa da semana”. Espero que topes. Grande beijo pra vcs. e um excelente 2017.
Mara amaral
Janeisa adorei saber mais um pouquinho da tua história de vida, teu ensaio ficou lindo, espontâneo, leve, cheio de luz e vivacidade, mostrando exatamente com és , parabéns, que tu continues com muito sucesso no blog.bjos
Janeisa Tomás
Oi Mara que bom querida, fico feliz de saber que este blog está proporcionando um melhor conhecimento sobre as pessoas. E assim vou podendo contar sobre mim e sobre todas as outras mulheres ( muitas musas em comum) um pouco mais de nossas vidas. grande bj pra vc e família é um feliz 2017.
Nise Tomasi
Janeisa divina, simplesmente amei tuas fotos! As meninas captaram toda a luz que irradias! Teu sorriso aberto, carismático e envolvente é tua marca. Com muita leveza, simplicidade e luminosidade te retrataram exatamente como te vejo, desfilando alegremente, linda, chique e solta pela vida. Teu relato de vida mostra como é importante se reinventar e valorizar o que se tem.Vamos brindar, com muito espumante, a amizade e esta mulherada maravilhosa com que compartilhamos nossas vidas. Bjusss cherriiiieee!!!!!
Janeisa Tomás
Querida Nise, obrigada pelas plavras sinceras e carinhosas. Nós somos um achado depois dos 50 e temos muito o que brindar ainda. beijos querida!
Nise Tomasi
Janeisa divina, simplesmente amei tuas fotos!
As meninas captaram toda a luz que irradias! Teu sorriso aberto, carismático e envolvente é tua marca. Com muita leveza, simplicidade e luminosidade te retrataram exatamente como te vejo, desfilando alegremente, linda, chique e solta pela vida. Teu relato de vida mostra como é importante se reinventar e valorizar o que se tem.Vamos brindar, com muito espumante, a amizade e esta mulherada maravilhosa com que compartilhamos nossas vidas. Bjusss cherriiiieee!!!!!
Jane Virgínia Flôres Fernandes
Neisa, muito bom te ver, como Musa. Tivestes a grandeza, de colocar a Dona Anita( Queridíssima) primeiro. Como conheço bem, tua Querida Família, sei, de onde trazes essa tua índole forte e guerreira. Teu pai o “Grande Gigante”, por muitas vezes, chegava, em Pinhal com a Rural cheia, pois durante a semana, na São Manoel, ele convidava a todos nós, sem a Dona Anita sequer saber. Embora sendo bem mais velha, tenho boas e lindas lembranças de ti. Muito bom ler teu blog. Tuas fotos estão lindas. Tens uma Família encantadora! Bjs
Janeisa Tomás
Oi Vigínia,sempre estiveste muito presente tanto na São Manuel como lá em Pinhal. BOns tempos aqule que todas nós vivemos. Obrigada pelo carinho e pela visita e fico super feliz por stares gostando do blog. beijos
Marjorie Rivas Trofa
Que linda, sua história, Janeisa!
Com certeza estava faltando você no quadro das Musas.
Eu não sabia que você tinha 2 faculdades ou que tinha aberto uma escola para crianças com necessidades especiais… Admirável, adorei saber mais da sua vida 🙂
Beijos
Janeisa Tomás
Oi marjorie, pois é querida, com esta idade, depois do 50 a gente tem muita história pra contar. Também tenho um Pós-Graduação em Terapia de Casal e Sexualidade e uma Especialização em Mediação de Conflitos. Sempre gostei de estudar. Adorei tua visita aqui no blog e teu comentário. Um grande beijo!