Moda inclusiva para celebrar a mulher que nos tornamos! É muito difícil folhear uma revista de moda sem deparar com uma característica gritante. Sabem qual é? É aquela que descreve a necessidade de que “mulheres de uma certa idade” devem se vestir de uma maneira “apropriada para a idade”.
Nada me deixa mais irritada do que ler estes artigos preconceituosos com a idade. E ver que existem pessoas que ainda tem esta crença ridícula. É como se, uma vez que uma mulher atingir a marca do 5.0, a patrulha da moda será enviada para rastreá-la e confiscar sua “carteira de habilitação”. E com isso, revogar nossos direitos de nos vestirmos de uma maneira moderna e contemporânea.
De repente, sem aviso prévio, estamos no fim da linha de chegada da corrida pela moda. E que muitos conselhos nos serão ditos e dados sobre o que podemos e o que não podemos usar. Quem iniciou com essa insanidade? Com este pensamento caduco e como podemos travar este comportamento? Essa idéia de que a moda é apenas para jovens e magras é absurda. As mulheres mais velhas ainda querem ser elegantes e modernas. Temos mais renda disponível para gastar do que as gerações mais novas, então porque nos limitar com regras tolas?
Sim, acredito que alguns aspectos devem ser deixados para o grupo demográfico das mais novas. No entanto, isso não significa que as mulheres fashionistas 50+ não podem usar as tendências de uma maneira moderna e sofisticada.
Iris Apfel, 95 anos
Não é o que você usa, mas como você usa que irá nos definir. O que é maravilhoso na moda são as várias possibilidades e maneiras que as roupas podem ser usadas e interpretadas. Só porque somos mais velhas, não significa que devemos desaparecer e ser deixadas em segundo plano com roupas monótonas e sem graça. Recentemente encontrei um artigo em uma revista americana. Que declarou insanamente que que as mulheres de mais de 35 anos não deveriam fazer mais compras na Zara. Olha o absurdo disso! Se uma mulher com 35 anos não pode usar mais roupas da Zara o que sobra pra nós?
Como uma fã que sou das roupas da Zara pela informação de moda atual que ela traz e pelo custo x benefíco, isso soou pra mim como uma ofensa muito grande. E, certamente, para todas as mulheres. Não importa a faixa etária que estejam. Minha mãe tem 94 anos (parece que tem 10 anos a menos) e eu ainda consigo comprar roupas pra ela na Zara. Isso é moda inclusiva.
Ines De La Fressnage, 59 anos
À medida que a moda se torna mais inclusiva, penso que é importante que as consumidoras de mais de 50 anos se oponham ao envelhecimento e embrutecimento que está arraigado. E que ainda nos espreita na indústria da moda. As mulheres com mais de 50 anos são inteligentes, sofisticadas e experientes. O suficiente para determinar o que parece bom para elas e o que não. Vamos comprar onde quisermos e usar o que queremos.
Enquanto isso, as marcas de beleza, graças a Deus, acreditam que estilo é atemporal. E para isso, contratam mulheres experientes na vida e na idade. Assim como a linda Helen Mirren, 71 anos e Jane Fonda, 77 que são rostos da gigante de cosméticos L ‘Óreal. Jessica Lange, 67 anos para os produtos de beleza de Marc Jacobs. E Jacqueline Bisset, 72 anos para a Avon. Novamente, o pensamento e a relaidade para a moda inclusiva.
Yasmina Rossi, 59 anos
Nós somos mulheres da geração FAB (Fifty And Beyond) – que são independentes, inteligentes e felizes da maneira que são.
Mulheres jovens e belas são o ideal de beleza. Mas este não é um ideal realista e nem inteligente. Embora, estas imagens com jovens que desafiam a lei da gravidade possam ser lindas, elas não refletem verdadeiramente as tendências globais.
Francois Nars, o ex-maquiador por trás da marca NARS Cosmetics (aquela do blush “Orgasm”), disse recentemente ao Financial Times: “eu não coloco um limite de idade na beleza. Não me importo se eles têm 20 ou 68 anos. ” Parabéns para ele e para nós.
No entanto, é bom saber que cada vez mais as empresas estão se importando e estão se voltando para modelos com mais de 50 anos. Tudo para dar as suas marcas uma sensação mais autêntica da realidade. Isso é muito importante, porque pessoas com mais de 60 anos são o grupo de consumidoras de mais rápido crescimento no mundo.
Helen Mirren, 71 anos
Deixo o meu questionamento aqui: Essas novas campanhas “estão alcançando” as oportunidades oferecidas pelo envelhecimento da população mundial? Elas estão percebendo o poder de compra de clientes mais velhas?
A jornalista e editora-chefe Justine Picardie da Harper’s Bazaar inglesa recentemente declarou que esta não é uma tendência passageira. As marcas fizeram pesquisas detalhadas. E perceberam que suas principais consumidoras com mais de 40 anos e em muitos casos com idade superior a 50 anos, são atraentes, financeiramente independentes e sofisticadas. E não querem ser patrocinadas com campanhas publicitárias inadequadas.
O CEO da L’Oreal, Jean-Paul Agon, disse ao Financial Times no ano passado que ele vê as mulheres maduras como uma “nova e gigantesca oportunidade para a a empresa”. Então, por que essa mudança de atitude? Um relatório recente do Bank of America e relatado na Revista americana AdWeek afirmou que consumidoras em todo o mundo com mais de 50 anos gastaram mais de US $ 8 trilhões em 2010 e deverão gastar US $ 15 trilhões até 2020. E então, acham pouco?
Charlotte Rampling, 71 anos
Graças a melhores práticas de saúde e avanços em ciência e medicina, estamos vivendo muito mais saudáveis e por mais tempo. Quanto mais tempo vivemos, mais continuaremos a gastar. E mais moda queremos consumir, mais moda inclusiva para mulheres 50+.
As mulheres reais de mais de 50 anos não querem se lembrar quem foram antes. Eles querem comemorar e querem celebrar as mulheres que se tornaram.
“Nossas rugas são nossas medalhas da passagem da vida. Elas são o que temos sido e quem queremos ser”. Frase proferida pela atriz e ex-modelo Lauren Hutton, 73 anos. Ela é a nova musa da campanha de lingerie da Calvin Klein.
Somos mulheres confiantes em quem somos, sabemos o que funciona para nós e o que queremos. Queremos que as marcas falem conosco (ou, pelo menos, usem imagens que se relacionam com a gente). Não a vida de nossa filha, neta, sobrinha ou filha de quem lá se sabe quem é. Então, faz sentido que as modelos sejam também mulheres de mais idade.
Monica Bellucci, 52 anos
Se a sociedade está finalmente pronta para aceitar que nós mulheres com mais de 50 anos somos simplesmente inspiradoras, independentemente de nossas idades, então é hora de os varejistas perceberem quem são suas clientes. Para que todas possamos desejar usar a moda, independentemente da idade que temos.
Oscar Wilde disse uma vez que “a juventude é desperdiçada para os jovens”, talvez possamos dizer que “a moda é desperdiçada para os jovens”.
E quem pode esquecer as famosas e últimas palavras de Coco Chanel: “Você pode ser linda aos 20, encantadora aos 40 e irresistível para o resto de sua vida”?
Este é meu pensamento sobre o nosso direito de obter uma moda inclusiva para celebrar a mulher que nos tornamos. Não estamos sozinhas. Há toda uma geração de mulheres que são independentes, inteligentes e estão felizes da maneira que estão.
O que você pensa sobre isso? Você prefere ver imagens reais de mulheres mais velhas usadas em campanhas publicitárias? Deixe seu comentário e vamos debater sobre isso e nos fazer ser ouvidas.
Grande beijo!