Hoje vou contar pra vocês um pouco sobre minha viagem em julho e passar minhas dicas sobre Lisboa. Se tem uma cidade que conheço muito, essa cidade chama-se Lisboa!  Quando casei, morei de 91 a 95 lá. Meu filho mais velho, nasceu lá em 1993. E desde então, desde que voltamos para Porto Alegre, quando meu marido veio transferido,  nós voltamos à Lisboa. Vamos todos os anos, no mês de julho. Então, fazendo as contas: de 96 a 2016, eu já a visitei  21 vezes. É tempo não é?

Neste mês de julho não foi diferente, fomos de férias em família com filho e filha.  Minha sogra vive em uma aldeia chamada Castanheira de Pêra – que fica a 60 km de Coimbra. E também meu único cunhado  vive no bairro  do Areeiro. Aliás, viver neste bairro é tudo de bom. Não  precisa de carro,  tem tudo à disposição. Lojas, mercearias, padarias, pastelarias.  Lembrando que lá é assim que os portugueses se referem as nossas confeitarias, bancos e tudo o mais que se precisa no dia a dia. Uma dica é passear na Avenida de Roma e tomar um chá da tarde  no café A Mexicana.

Av-da-Liberdade-Lisboa

Meu look casual arrumadinho: Saia e Blusa: Animale, Sapatilha Preta: Michael Kors, Bolsa: Louis Vuitton, Bandana: Saara do RJ, Óculos:Louis Vuitton

Look Márcia: Vestido: Zara, Tênis: Stradivarius, Bolsa: Louis Vuitton, Óculos: Ray-Ban

Chegamos em Lisboa no dia 10 de julho.  A tempo de assistir o jogo da final da Eurocopa, que era Portugal X França. E foi uma grata surpresa que a equipe portuguesa sagrou-se campeã, com um gol maravilhoso de Eder.  Sim, Portugal foi o Cãmpeão da Eurocopa de 2016! Vocês não têm ideia do que foi  a festa naquele pequeno país que se agigantou por uma semana.

Lembrando que Portugal, nas mãos do nosso técnico Felipão, foi vice-campeão em 2004, perdendo o campeonato para a Grécia. O país inteiro vibrou e parou.  Os noticiários na TV só falavam disso, os jornais só traziam os melhores momentos. As bandeiras tremulavam nas janelas das casas e dos apartamentos em todos os quatro cantos portugueses. Foi lindo de ver e vivenciar um momento tão comemorativo e bonito.

dicas-sobre-lisboa

Meu look esportivo: Blusa: C&A, Saia: Zara, Sapato Slip On: Sapattaria (Porto Alegre), Óculos: Ray-Ban

Look Márcia: Vestido: Bershka, Sandália: Birkenstock, Óculos: Dior

Já vivenciei algo parecido como esta alegria que os portugueses tiveram, quando em 1994, o Brasil se sagrava Tetra Campeão do mundo. Eu morava em Carcavelos, na linha do Estoril em Lisboa.  E o jogo da final Brasil x Itália  aconteceu na cidade de Pasadena, nos Estados Unidos,  no dia 17 de julho. Pelo fuso horário passava em Portugal por volta da meia-noite. A seleção do Romário e do Bebeto após o jogo regulamentar foi para a prorrogação.  E como o jogo continuava empatado foi para os pênaltis. Nossa seleção venceu por 3 X 2 porque o último pênalti da Itália, cobrado pelo lindo e maravilho Roberto Baggio foi para os ares.

Gente, eu nunca sofri tanto assistindo um jogo da seleção brasileira. Aliás velhos tempos, porque o Brasil até o título de melhor do futebol já perdeu há muitos anos. Mas, voltando ao jogo, a comemoração brasileira em terras lusas, foi também maravilhosa. Naquela época, havia muitos brasileiros em Lisboa. E o ponto de encontro de todos para comemorar aquela vitória sofrida em plena madrugada foram todas as praças que estavam ao alcance. Foi o ano que perdemos o Ayrton Senna no acidente em Ímola, no dia 01 de maio. E após esta tragédia, precisávamos de uma alegria para recuperarmos os ânimos.

Hotel-Porto-Bay-Lisboa

Voltando às dicas sobre Lisboa, nós ficamos hospedados no Hotel Porto Bay. Ele fica na Rua Rosa Araújo, 8, quase esquina com a Avenida Liberdade, que é a rua mais luxuosa do país. O hotel é novo. Inaugurou em 2015 e no ano passado também ficamos hospedados nele. É um 5 estrelas, com uma fachada histórica linda. Os quartos são muito agradáveis (digo que foi a melhor cama que já dormi). O saguão, assim como todo o hotel é moderno.  O restaurante Bistrô4  tem como  chefe o João Espírito Santo,  e é tudo de bom, e tem  um atendimento impecável. A variedade no café da manhã e o bom gosto na arrumação das mesas e ilhas é admirável.

Vale esclarecer que em Portugal, todos os atendentes de hotel, desde a recepção até o restaurante são formados pela Faculdade de Hotelaria. Então, por este detalhe, já dá pra sentir a cordialidade a diferença do atendimento. Os quartos têm um tamanho bom.  E o chuveiro do banheiro é daqueles retangular maravilhoso que proporciona um banho dos deuses e que não dá vontade de sair. O banheiro também tem um bom espaço para os padrões europeus. O secador de cabelos é dos mais modernos, potente com íon e meu cabelo ficou maravilhoso. Anote esta dica, porque este hotel em Lisboa vale à pena.

Além de todas estas mordomias de ficar hospedada no Porto Bay, há também a vantagem de ele ser super perto do centro, da Praça dos Restauradores, da rotunda do Marquês de Pombal, do Castelo de São Jorge, de Alfama, Rossio, Praça do Comércio, Chiado e Bairro Alto. Faz-se muitos passeios a pé.

rua-do-carmo-Lisboa

Uma dica imperdível pra quem vai a Lisboa pela primeira vez é visitar  bairro da baixa.  Ele é o coração da capital. Um dos passeios que mais gosto de fazer é ir ao Chiado, na Livraria Bertrand, que fica na Rua Garret.  Quem gosta de ler e é apaixonada por livros, tem que conhecer esta livraria. Anote no seu caderninho esta dica. É um must-go imperdível. Dizem que ela é a mais antiga do mundo, porque está em funcionamento desde 1732. Era frequentada por Eça de Queiroz, Alexandre Herculano, Antero de Quental e por aí vai.

A Bertrand é muito grande, são várias salas no sentido vertical que você vai atravessando.  E em cada uma delas há uma caixa onde você pode fazer o pagamento do livro que escolheu. É super otimizada porque você não tem que ir a um caixa central. Uma das coisas que gosto muito é a forma como eles dispõem os livros. Não sei, é diferente das livrarias daqui, porque lá você encontra lado a lado livros clássicos com os contemporâneos.

cafe-a-brasileira-lisboa

Após sua ida à Livraria Bertrand, suba mais um pouco e tome um café na Pastelaria Bernard ou na A Brasileira. Se for na A Brasileira, não deixe de tirar a clássica foto com a estátua de Fernando Pessoa.  A Bernard foi fundada em 1868 e também é restaurante. Já A Brasileira é o café mais famoso de Lisboa e abriu suas portas em 1905.

O poeta Fernando Pessoa era um dos frequentadores assíduos. Por isso que o café o homenageia com uma estátua de bronze. Prepare a máquina e tire a sua clássica foto ao lado deste poeta que tão bem contou o amor. O nome A Brasileira se deve ao fato de que o primeiro  proprietário – Adriano Telles – importava o café do Brasil. O mais parecido que temos aqui no Brasil, é a Confeitaria Colombo no Rio de Janeiro. Os dois cafés são muito gostosos e ambos têm mesinhas fora. É muito legal ficar ali apreciando o movimento das pessoas. Sempre tem artistas tocando e cantando para atrair os turistas.

vista-do-restaurante-tagide-lisboa

Se quiser almoçar em um restaurante muito legal ali perto, também no Chiado,  não deixe de conhecer o Tágide.  É um dos mais renomados restaurantes de Lisboa.  Fica no Largo da Academia Nacional de Belas Artes, 1200.  E se você tiver sorte ou quiser reservar, pode ficar numa mesa com vista para o rio Tejo e a toda a região histórica da cidade. Esta dica de restaurante em Lisboa é preciosa.

Claro que até chegar à Bertrand, a Bernard e A Brasileira você passará por muitas e muitas lojas. E para quem não resiste a umas comprinhas, vale ressaltar que ali, você terá muitas lojas.  A Zara. a Stradivarius, a Berska, a Pandora, a Swarovski, a Tezênis, etc.  A H&M é linda, são 3 andares com escadas largas em madeira. A Mango, a Muji  – é uma loja japonesa que tem roupas, acessórios, eletrônicos e objetos para a casa. A  Ana Salazar que é uma estilista portuguesa super “in” e famosa.  Chez Chemise (muitas e muitas camisas), Pull & Bear, Pinkie, Parfois, Sephora.

A Ale-Hop que é uma rede de lojas (acho que é espanhola)  super acessível, com muito charme e bom gosto. O simbolo da loja é uma vaca e em todas as lojas você a encontra na entrada.  É muito boa para comprar lembrancinhas pra trazer para as amigas e parentes. Enfim tudo isso e muito mais. Aconselho este passeio até o Chiado pelo menos um dia inteiro.

No final da tarde, você pode voltar e descer até a Avenida Augusta. Mas se quiser passar pelo Rossio antes e provar um dos melhores sorvetes de Lisboa, conheça a Gelataria A Veneziana. Ela fica bem na Praça dos Restauradores,8 –  bem escondidinha –  mas não tem um lisboeta que não a conheça. Também pode aproveitar e tomar outro café no Nicola, ali mesmo no Rossio. O Nicola também é super antigo e muito tradicional.

arco-da-rua-augusta-lisboa

Depois siga pela Avenida Augusta até o arco que é o simbolo de Lisboa. Da cidade renascida das cinzas de 1755, ano em que um terremoto devastou com a cidade. O arco fica em frente a Praça do Comércio.  Vale tirar uma fotografia com o céu azul que passa entre o arco.  A luminosidade de Lisboa é encantadora. Se você quiser, pode pegar o elevador e subir e admirar a cidade com vista panorâmica,  lá de cima.

Após esta vista de tirar o fôlego, volte pela Rua da Prata ou do Ouro que são ruas paralelas à Rua Augusta. Faça um passeio pela Avenida da Liberdade.

dicas-sobre-lisboa

Meu look casual: Saia e Blusa: Lança Perfume, Espadrile: Dumond

A Avenida Liberdade com suas calçadas portuguesas e mais de um quilômetro de comprimento. Ela começa no monumento do Marquês do Pombal e vai até a Praça dos Restauradores. É um passeio que vai te levar por lojas luxuosas, restaurantes e hoteis. Vale dizer que você deve entrar naquelas lojas que tem vontade de conhecer. Não é pra se assustar e não precisa comprar. Pode entrar em qualquer loja que mesmo que você não compre, você será tratada muito bem e com toda a cordialidade. É sempre bom educar os olhos e ver e apreciar coisas bonitas. Sempre digo para minha filha que isto é um exercício.

Eu quando estou lá, entro em todas as lojas que me apetecem. Sobretudo  na Louis Vuitton, na Prada, na Burberry, na Michael Kors, na Gucci e na Fashion Clinic. A Fashion Clinic é uma loja multimarcas com mais de 80 marcas de luxo. Há uma também no Porto. Anote esta outra dica sobre Lisboa.  Se você cansar, pode sentar e tomar um café dentre as muitas esplanadas  que ficam no meio do passeio da avenida.  Ali, eu gosto de ficar imaginando como era Lisboa no século XVII e XVIII.  Em que aquela avenida era apenas um parque e as moças passeavam com seus vestidos compridos e suas sombrinhas. Hoje o charme de Lisboa parece ser uma combinação de uma urbanização relaxada e do cuidado que muitos Lisboetas tiveram em manter suas muitas tradições.

No outro dia, se sobrar mais tempo e  quiser fazer mais compras não deixe de ir no El Corte Inglês. Lá dentro você leva seu passaporte no balcão de turismo e recebe um voucher com 10% de descontos em todas as suas compras. Lembrando que se você viajar no mês de julho, irá pegar todos os artigos em saldos.  Com promoções que chegam até 70%. O andar da perfumaria que é o “zero” é uma “Disney de perfumes  e maquiagens”. Quem é aficionada por perfumes (como eu) vai encontrar a marca Anick Goutal.

Fiz um resumo com todas as dicas que você  vai encontrar em todos os andares:

Piso 7:

restaurante, café, moda praia. Com todas as marcas que você possa imaginar: estão as brasileiras Lenny Niemeyer, Cia. Marítima, Vix, Água de Coco, dentre outras.

Piso 6:

decoração, colchões, móveis, iluminação, quadros e artigos têxteis para o lar

Piso 5:

eletrodomésticos, artigos para cozinha, artigos para banheiro e presentes

Piso 4:

moda infantil, artigos para bebê e brinquedos

Piso 3:

moda jovem e esportes

Piso 2:

moda homem, sapatos, artigos de viagem, agência de viagem, pequeno café e barbearia

Piso 1:

moda mulher, gestantes, lingerie, pijamas, peles, cabeleireiro e sapatos

Semi-cave:

supermercado, praça de alimentação, café, padaria e cinema

Piso 0:

eletrônicos, informática, fotografia, laboratório fotográfico, games, charutos, acessórios femininos e masculinos, cosméticos, perfumes, ótica, joalheria e relojoaria

Piso – 1:

discos, filmes, livros, papelaria, jornais e revistas, medicamentos e cosméticos

Piso – 2:

plantas artificiais, velas, artigos para corte e costura, artigos para pequenos reparos e organizadores

Piso – 3:

artigos para animais de estimação, artigos para carros e motos

Piso – 4:

venda de ingressos para shows e espetáculos, correios, chaveiro, lavanderia, sapateiro e atendimento para tax free .

É óbvio, que em uma manhã ou uma tarde você não irá conhecer tudo. Porém dá pra ter uma ideia e planejar o que quer ver ou comprar. Uma dica é almoçar no restaurante do sétimo andar. Se for no verão, tem uma esplanada ao ar livre muito bacana. O cardápio é bastante variado, o preço é justo, o atendimento é rápido e cordial. Vale muito à pena.

Em um outro dia, faça um programa mais cultural e vá visitar o Museu dos Coches. Se localiza na Praça Afonso  de Albuquerque, 1300. O Museu mudou para um local novo, que foi construído especialmente para abrigar as carruagens antigas. É um edifício enorme com uma arquitetura super moderna.

rua-direita-lisboa

Meu Look Esportivo: Blusa: Zara, Short: Canal, Óculos: Louis Vuitton, Bolsa Louis Vuitton, Bandana: Saara RJ, Tênis: Adidas

Look Márcia: Saia e Blusa: Berska, Bolsa: Louis Vuitton, Sandália: Arezzo, Óculos: Dior

Cascais

Se quiser ir mais adiante, siga para a linha do Estoril e Cascais. Em Cascais faça um passeio pela Rua Direita. Lá você encontra uma loja da sandálias Birkenstock. É aquela marca alemã, que vende sandálias anatômicas super confortáveis.  Agradam desde adolescentes até senhoras idosas. Outra atração imperdível para quem adora sorvetes é ir na rua paralela, que se chama Avenida Valbom e provar um gelado da Gelataria Santini. É considerado o melhor gelado de Portugal.  Descendo você chega na Loja das Meias. Não pense que é uma loja de meias, nada disso. É uma das melhores e mais luxuosas lojas de Lisboa. É uma multimarcas que vende Moschino, Versace, Armani e muito mais. Lembre-se: entre, mesmo que não vá comprar, o importante é conhecer.

baía-de-cascais-portugal

Depois, se quiser almoçar, vá ao Largo Camões que é o centrinho histórico. E escolha um dos vários bares e restaurantes disponíveis e experimente uma sardinha assada ou um bacalhau a Braz. Ali tudo é sempre muito animado. Sempre há performances de músicos. Prepare a máquina fotográfica e tire muitas fotografias.

largo-camoes-cascais

Após a refeição, dê um pulinho na Marina de Cascais e e contemple aquele mar azul com os muitos iates de luxo.

Mais tarde, se quiser, vale conhecer o Cascais Shopping. Na minha opinião é o melhor e mais bonito shopping de Portugal. Adoro! Eu morava muito perto, e este shopping foi durante muito tempo a extensão da minha casa. Além das lojas que são ótimas, vale almoçar ou jantar na Cervejaria Portugália. E não deixe de provar o bife de lombo com ovo frito e molho na manteiga. A entrada com pães quentinhos e queijos, já é por si só uma bela refeição.

minhas-dicas-sobre-lisboa

A loja Fnac é uma perdição. Lá você encontra desde eletrônicos a muitos livros e dentro tem um café bem bacana. É um dos programas favoritos de meu marido e de meu filho, passar muitas horas dentro da Fnac. Gosto muito das perfumarias. Porque sempre que se compra alguma coisa, quando se vai ao caixa fazer o pagamento, a gente ganha muitas amostras grátis de maquiagens e perfumes. Coisa que aqui no Brasil, eu desconheço. Então, se você cansou de ver lojas, aproveite e escolha uma das várias salas de cinema e vá assistir a um filme com o português de Portugal.

Espero que você tenha gostado das minhas dicas sobre Lisboa!

Você já foi a Portugal? O que mais chamou a sua atenção?

Você também pode gostar:

4 comentários

Comentário

Amo Lisboa! Janeisa, tuas dicas serão muito usadas na próxima viagem para lá!

Comentário

Acredito que sim Méri, e tenho mais que te passo quando quiseres. Beijos!

Comentário

Lisboa está cada vez mais encantadora. Suas dicas são ótimas.

Comentário

Obrigada Patrícia, por sua visita e pelo gentil comentário. Volte sempre! Beijos!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

Comente pelo Facebook