Hoje vou contar pra vocês um pouco sobre minha viagem em julho e passar minhas dicas sobre Lisboa. Se tem uma cidade que conheço muito, essa cidade chama-se Lisboa! Quando casei, morei de 91 a 95 lá. Meu filho mais velho, nasceu lá em 1993. E desde então, desde que voltamos para Porto Alegre, quando meu marido veio transferido, nós voltamos à Lisboa. Vamos todos os anos, no mês de julho. Então, fazendo as contas: de 96 a 2016, eu já a visitei 21 vezes. É tempo não é?
Neste mês de julho não foi diferente, fomos de férias em família com filho e filha. Minha sogra vive em uma aldeia chamada Castanheira de Pêra – que fica a 60 km de Coimbra. E também meu único cunhado vive no bairro do Areeiro. Aliás, viver neste bairro é tudo de bom. Não precisa de carro, tem tudo à disposição. Lojas, mercearias, padarias, pastelarias. Lembrando que lá é assim que os portugueses se referem as nossas confeitarias, bancos e tudo o mais que se precisa no dia a dia. Uma dica é passear na Avenida de Roma e tomar um chá da tarde no café A Mexicana.
Meu look casual arrumadinho: Saia e Blusa: Animale, Sapatilha Preta: Michael Kors, Bolsa: Louis Vuitton, Bandana: Saara do RJ, Óculos:Louis Vuitton
Look Márcia: Vestido: Zara, Tênis: Stradivarius, Bolsa: Louis Vuitton, Óculos: Ray-Ban
Chegamos em Lisboa no dia 10 de julho. A tempo de assistir o jogo da final da Eurocopa, que era Portugal X França. E foi uma grata surpresa que a equipe portuguesa sagrou-se campeã, com um gol maravilhoso de Eder. Sim, Portugal foi o Cãmpeão da Eurocopa de 2016! Vocês não têm ideia do que foi a festa naquele pequeno país que se agigantou por uma semana.
Lembrando que Portugal, nas mãos do nosso técnico Felipão, foi vice-campeão em 2004, perdendo o campeonato para a Grécia. O país inteiro vibrou e parou. Os noticiários na TV só falavam disso, os jornais só traziam os melhores momentos. As bandeiras tremulavam nas janelas das casas e dos apartamentos em todos os quatro cantos portugueses. Foi lindo de ver e vivenciar um momento tão comemorativo e bonito.
Meu look esportivo: Blusa: C&A, Saia: Zara, Sapato Slip On: Sapattaria (Porto Alegre), Óculos: Ray-Ban
Look Márcia: Vestido: Bershka, Sandália: Birkenstock, Óculos: Dior
Já vivenciei algo parecido como esta alegria que os portugueses tiveram, quando em 1994, o Brasil se sagrava Tetra Campeão do mundo. Eu morava em Carcavelos, na linha do Estoril em Lisboa. E o jogo da final Brasil x Itália aconteceu na cidade de Pasadena, nos Estados Unidos, no dia 17 de julho. Pelo fuso horário passava em Portugal por volta da meia-noite. A seleção do Romário e do Bebeto após o jogo regulamentar foi para a prorrogação. E como o jogo continuava empatado foi para os pênaltis. Nossa seleção venceu por 3 X 2 porque o último pênalti da Itália, cobrado pelo lindo e maravilho Roberto Baggio foi para os ares.
Gente, eu nunca sofri tanto assistindo um jogo da seleção brasileira. Aliás velhos tempos, porque o Brasil até o título de melhor do futebol já perdeu há muitos anos. Mas, voltando ao jogo, a comemoração brasileira em terras lusas, foi também maravilhosa. Naquela época, havia muitos brasileiros em Lisboa. E o ponto de encontro de todos para comemorar aquela vitória sofrida em plena madrugada foram todas as praças que estavam ao alcance. Foi o ano que perdemos o Ayrton Senna no acidente em Ímola, no dia 01 de maio. E após esta tragédia, precisávamos de uma alegria para recuperarmos os ânimos.
Voltando às dicas sobre Lisboa, nós ficamos hospedados no Hotel Porto Bay. Ele fica na Rua Rosa Araújo, 8, quase esquina com a Avenida Liberdade, que é a rua mais luxuosa do país. O hotel é novo. Inaugurou em 2015 e no ano passado também ficamos hospedados nele. É um 5 estrelas, com uma fachada histórica linda. Os quartos são muito agradáveis (digo que foi a melhor cama que já dormi). O saguão, assim como todo o hotel é moderno. O restaurante Bistrô4 tem como chefe o João Espírito Santo, e é tudo de bom, e tem um atendimento impecável. A variedade no café da manhã e o bom gosto na arrumação das mesas e ilhas é admirável.
Vale esclarecer que em Portugal, todos os atendentes de hotel, desde a recepção até o restaurante são formados pela Faculdade de Hotelaria. Então, por este detalhe, já dá pra sentir a cordialidade a diferença do atendimento. Os quartos têm um tamanho bom. E o chuveiro do banheiro é daqueles retangular maravilhoso que proporciona um banho dos deuses e que não dá vontade de sair. O banheiro também tem um bom espaço para os padrões europeus. O secador de cabelos é dos mais modernos, potente com íon e meu cabelo ficou maravilhoso. Anote esta dica, porque este hotel em Lisboa vale à pena.
Além de todas estas mordomias de ficar hospedada no Porto Bay, há também a vantagem de ele ser super perto do centro, da Praça dos Restauradores, da rotunda do Marquês de Pombal, do Castelo de São Jorge, de Alfama, Rossio, Praça do Comércio, Chiado e Bairro Alto. Faz-se muitos passeios a pé.
Uma dica imperdível pra quem vai a Lisboa pela primeira vez é visitar bairro da baixa. Ele é o coração da capital. Um dos passeios que mais gosto de fazer é ir ao Chiado, na Livraria Bertrand, que fica na Rua Garret. Quem gosta de ler e é apaixonada por livros, tem que conhecer esta livraria. Anote no seu caderninho esta dica. É um must-go imperdível. Dizem que ela é a mais antiga do mundo, porque está em funcionamento desde 1732. Era frequentada por Eça de Queiroz, Alexandre Herculano, Antero de Quental e por aí vai.
A Bertrand é muito grande, são várias salas no sentido vertical que você vai atravessando. E em cada uma delas há uma caixa onde você pode fazer o pagamento do livro que escolheu. É super otimizada porque você não tem que ir a um caixa central. Uma das coisas que gosto muito é a forma como eles dispõem os livros. Não sei, é diferente das livrarias daqui, porque lá você encontra lado a lado livros clássicos com os contemporâneos.
Após sua ida à Livraria Bertrand, suba mais um pouco e tome um café na Pastelaria Bernard ou na A Brasileira. Se for na A Brasileira, não deixe de tirar a clássica foto com a estátua de Fernando Pessoa. A Bernard foi fundada em 1868 e também é restaurante. Já A Brasileira é o café mais famoso de Lisboa e abriu suas portas em 1905.
O poeta Fernando Pessoa era um dos frequentadores assíduos. Por isso que o café o homenageia com uma estátua de bronze. Prepare a máquina e tire a sua clássica foto ao lado deste poeta que tão bem contou o amor. O nome A Brasileira se deve ao fato de que o primeiro proprietário – Adriano Telles – importava o café do Brasil. O mais parecido que temos aqui no Brasil, é a Confeitaria Colombo no Rio de Janeiro. Os dois cafés são muito gostosos e ambos têm mesinhas fora. É muito legal ficar ali apreciando o movimento das pessoas. Sempre tem artistas tocando e cantando para atrair os turistas.
Se quiser almoçar em um restaurante muito legal ali perto, também no Chiado, não deixe de conhecer o Tágide. É um dos mais renomados restaurantes de Lisboa. Fica no Largo da Academia Nacional de Belas Artes, 1200. E se você tiver sorte ou quiser reservar, pode ficar numa mesa com vista para o rio Tejo e a toda a região histórica da cidade. Esta dica de restaurante em Lisboa é preciosa.
Claro que até chegar à Bertrand, a Bernard e A Brasileira você passará por muitas e muitas lojas. E para quem não resiste a umas comprinhas, vale ressaltar que ali, você terá muitas lojas. A Zara. a Stradivarius, a Berska, a Pandora, a Swarovski, a Tezênis, etc. A H&M é linda, são 3 andares com escadas largas em madeira. A Mango, a Muji – é uma loja japonesa que tem roupas, acessórios, eletrônicos e objetos para a casa. A Ana Salazar que é uma estilista portuguesa super “in” e famosa. Chez Chemise (muitas e muitas camisas), Pull & Bear, Pinkie, Parfois, Sephora.
A Ale-Hop que é uma rede de lojas (acho que é espanhola) super acessível, com muito charme e bom gosto. O simbolo da loja é uma vaca e em todas as lojas você a encontra na entrada. É muito boa para comprar lembrancinhas pra trazer para as amigas e parentes. Enfim tudo isso e muito mais. Aconselho este passeio até o Chiado pelo menos um dia inteiro.
No final da tarde, você pode voltar e descer até a Avenida Augusta. Mas se quiser passar pelo Rossio antes e provar um dos melhores sorvetes de Lisboa, conheça a Gelataria A Veneziana. Ela fica bem na Praça dos Restauradores,8 – bem escondidinha – mas não tem um lisboeta que não a conheça. Também pode aproveitar e tomar outro café no Nicola, ali mesmo no Rossio. O Nicola também é super antigo e muito tradicional.
Depois siga pela Avenida Augusta até o arco que é o simbolo de Lisboa. Da cidade renascida das cinzas de 1755, ano em que um terremoto devastou com a cidade. O arco fica em frente a Praça do Comércio. Vale tirar uma fotografia com o céu azul que passa entre o arco. A luminosidade de Lisboa é encantadora. Se você quiser, pode pegar o elevador e subir e admirar a cidade com vista panorâmica, lá de cima.
Após esta vista de tirar o fôlego, volte pela Rua da Prata ou do Ouro que são ruas paralelas à Rua Augusta. Faça um passeio pela Avenida da Liberdade.
Meu look casual: Saia e Blusa: Lança Perfume, Espadrile: Dumond
A Avenida Liberdade com suas calçadas portuguesas e mais de um quilômetro de comprimento. Ela começa no monumento do Marquês do Pombal e vai até a Praça dos Restauradores. É um passeio que vai te levar por lojas luxuosas, restaurantes e hoteis. Vale dizer que você deve entrar naquelas lojas que tem vontade de conhecer. Não é pra se assustar e não precisa comprar. Pode entrar em qualquer loja que mesmo que você não compre, você será tratada muito bem e com toda a cordialidade. É sempre bom educar os olhos e ver e apreciar coisas bonitas. Sempre digo para minha filha que isto é um exercício.
Eu quando estou lá, entro em todas as lojas que me apetecem. Sobretudo na Louis Vuitton, na Prada, na Burberry, na Michael Kors, na Gucci e na Fashion Clinic. A Fashion Clinic é uma loja multimarcas com mais de 80 marcas de luxo. Há uma também no Porto. Anote esta outra dica sobre Lisboa. Se você cansar, pode sentar e tomar um café dentre as muitas esplanadas que ficam no meio do passeio da avenida. Ali, eu gosto de ficar imaginando como era Lisboa no século XVII e XVIII. Em que aquela avenida era apenas um parque e as moças passeavam com seus vestidos compridos e suas sombrinhas. Hoje o charme de Lisboa parece ser uma combinação de uma urbanização relaxada e do cuidado que muitos Lisboetas tiveram em manter suas muitas tradições.
No outro dia, se sobrar mais tempo e quiser fazer mais compras não deixe de ir no El Corte Inglês. Lá dentro você leva seu passaporte no balcão de turismo e recebe um voucher com 10% de descontos em todas as suas compras. Lembrando que se você viajar no mês de julho, irá pegar todos os artigos em saldos. Com promoções que chegam até 70%. O andar da perfumaria que é o “zero” é uma “Disney de perfumes e maquiagens”. Quem é aficionada por perfumes (como eu) vai encontrar a marca Anick Goutal.
Fiz um resumo com todas as dicas que você vai encontrar em todos os andares:
Piso 7:
restaurante, café, moda praia. Com todas as marcas que você possa imaginar: estão as brasileiras Lenny Niemeyer, Cia. Marítima, Vix, Água de Coco, dentre outras.
Piso 6:
decoração, colchões, móveis, iluminação, quadros e artigos têxteis para o lar
Piso 5:
eletrodomésticos, artigos para cozinha, artigos para banheiro e presentes
Piso 4:
moda infantil, artigos para bebê e brinquedos
Piso 3:
moda jovem e esportes
Piso 2:
moda homem, sapatos, artigos de viagem, agência de viagem, pequeno café e barbearia
Piso 1:
moda mulher, gestantes, lingerie, pijamas, peles, cabeleireiro e sapatos
Semi-cave:
supermercado, praça de alimentação, café, padaria e cinema
Piso 0:
eletrônicos, informática, fotografia, laboratório fotográfico, games, charutos, acessórios femininos e masculinos, cosméticos, perfumes, ótica, joalheria e relojoaria
Piso – 1:
discos, filmes, livros, papelaria, jornais e revistas, medicamentos e cosméticos
Piso – 2:
plantas artificiais, velas, artigos para corte e costura, artigos para pequenos reparos e organizadores
Piso – 3:
artigos para animais de estimação, artigos para carros e motos
Piso – 4:
venda de ingressos para shows e espetáculos, correios, chaveiro, lavanderia, sapateiro e atendimento para tax free .
É óbvio, que em uma manhã ou uma tarde você não irá conhecer tudo. Porém dá pra ter uma ideia e planejar o que quer ver ou comprar. Uma dica é almoçar no restaurante do sétimo andar. Se for no verão, tem uma esplanada ao ar livre muito bacana. O cardápio é bastante variado, o preço é justo, o atendimento é rápido e cordial. Vale muito à pena.
Em um outro dia, faça um programa mais cultural e vá visitar o Museu dos Coches. Se localiza na Praça Afonso de Albuquerque, 1300. O Museu mudou para um local novo, que foi construído especialmente para abrigar as carruagens antigas. É um edifício enorme com uma arquitetura super moderna.
Meu Look Esportivo: Blusa: Zara, Short: Canal, Óculos: Louis Vuitton, Bolsa Louis Vuitton, Bandana: Saara RJ, Tênis: Adidas
Look Márcia: Saia e Blusa: Berska, Bolsa: Louis Vuitton, Sandália: Arezzo, Óculos: Dior
Cascais
Se quiser ir mais adiante, siga para a linha do Estoril e Cascais. Em Cascais faça um passeio pela Rua Direita. Lá você encontra uma loja da sandálias Birkenstock. É aquela marca alemã, que vende sandálias anatômicas super confortáveis. Agradam desde adolescentes até senhoras idosas. Outra atração imperdível para quem adora sorvetes é ir na rua paralela, que se chama Avenida Valbom e provar um gelado da Gelataria Santini. É considerado o melhor gelado de Portugal. Descendo você chega na Loja das Meias. Não pense que é uma loja de meias, nada disso. É uma das melhores e mais luxuosas lojas de Lisboa. É uma multimarcas que vende Moschino, Versace, Armani e muito mais. Lembre-se: entre, mesmo que não vá comprar, o importante é conhecer.
Depois, se quiser almoçar, vá ao Largo Camões que é o centrinho histórico. E escolha um dos vários bares e restaurantes disponíveis e experimente uma sardinha assada ou um bacalhau a Braz. Ali tudo é sempre muito animado. Sempre há performances de músicos. Prepare a máquina fotográfica e tire muitas fotografias.
Após a refeição, dê um pulinho na Marina de Cascais e e contemple aquele mar azul com os muitos iates de luxo.
Mais tarde, se quiser, vale conhecer o Cascais Shopping. Na minha opinião é o melhor e mais bonito shopping de Portugal. Adoro! Eu morava muito perto, e este shopping foi durante muito tempo a extensão da minha casa. Além das lojas que são ótimas, vale almoçar ou jantar na Cervejaria Portugália. E não deixe de provar o bife de lombo com ovo frito e molho na manteiga. A entrada com pães quentinhos e queijos, já é por si só uma bela refeição.
A loja Fnac é uma perdição. Lá você encontra desde eletrônicos a muitos livros e dentro tem um café bem bacana. É um dos programas favoritos de meu marido e de meu filho, passar muitas horas dentro da Fnac. Gosto muito das perfumarias. Porque sempre que se compra alguma coisa, quando se vai ao caixa fazer o pagamento, a gente ganha muitas amostras grátis de maquiagens e perfumes. Coisa que aqui no Brasil, eu desconheço. Então, se você cansou de ver lojas, aproveite e escolha uma das várias salas de cinema e vá assistir a um filme com o português de Portugal.
Espero que você tenha gostado das minhas dicas sobre Lisboa!
Você já foi a Portugal? O que mais chamou a sua atenção?
4 comentários
Méri Greice Amaral
Amo Lisboa! Janeisa, tuas dicas serão muito usadas na próxima viagem para lá!
Janeisa Tomás
Acredito que sim Méri, e tenho mais que te passo quando quiseres. Beijos!
patricia
Lisboa está cada vez mais encantadora. Suas dicas são ótimas.
Janeisa Tomás
Obrigada Patrícia, por sua visita e pelo gentil comentário. Volte sempre! Beijos!