Minhas sobre Amsterdam e Haia
Amsterdam
Look que usei: Jaqueta: M. Officer (antiga), Blusa e Calça Zara, Bolsa: Louis Vuitton
Amsterdam é uma cidade incrível que oferece muitas opções para o turista. Muito já se falou sobre ela. Então, eu quis trazer algumas dicas do que fizemos e gostamos. O que visitei e o que recomendo visitar para quem vai pela primeira vez, assim como eu fui.
Não coloquei passeio de bicicletas, porque não me senti a vontade de pedalar nas magrelas. São tantas que fiquei com medo de ser atropelada ou atropelar alguém. Mas pra quem se anima, é uma dica que vale à pena desfrutar. Um lugar ideal se sobrar tempo é ir pedalar no Vondelpark. É um parque fechado enorme, com lago e bem ao lado do Bairro dos Museus.
Minhas dicas são:
1 – Museu Heineken
Chama-se Heineken Experience e conta toda a história da cerveja holandesa super famosa. Pra quem aprecia a bebida, o valor do ingresso dá direito a duas degustações. O ambiente é interativo e o espaço é lindo, super moderno. Eu que nem gosto de cerveja, achei o máximo! Na imagem é o meu filho Gustavo.
2 – Museu Rijksmuseum
O prédio do museu é lindo e a localização dele é fantástica. Fica na Praça dos Museus e atrás dele se encontra a frase em vermelho “I Love Amsterdam” . A frase é uma homenagem à cidade e todo mundo adora tirar muitas fotos. Eu adorei também. Bem, o acervo do museu é enorme (possui 7 milhões de obras de arte), e aí fica a critério daquilo do que se quer ver. Porque é óbvio que não dá pra conhecer tudo. A arte holandesa do século XVII é a mais expressiva. Pra quem gosta de arte, os destaques são “A Leiteira” de Johannes Vermeer e “A Ronda da Noite” de Rembrandt.
3 – Museu Van Gogh
O museu é incrível e se pode apreciar a mais completa coleção de obras do pintor. Os destaques são “Girassóis”, “Auto-retrato Como Pintor” e o meu preferido que é “O Quarto de Arles”.
Look: Usei a mesma roupa, só troquei a bolsa: Gucci
4 – A Casa de Anne Frank
Não dá pra ficar indiferente. É comovente, é barra, mas tem que ir. É onde a menina, sua família (pai, mãe e irmã), e mais 4 pessoas judias ficaram escondidas por 2 anos. Durante a ocupação nazista nos Países Baixos . Em 3 de maio de 1957 um grupo de pessoas, incluindo Otto Frank, estabeleceu o Instituto Anne Frank com o propósito de salvar o edifício da demolição, e torná-lo acessível ao público.
Trechos do Diário de Anne Frank funcionam como legendas, explicando cada cômodo. É um anexo secreto, escondido atrás de uma estante móvel. Em Amsterdam, este passeio é o mais procurado pelos turistas. Prepare-se para ficar na fila, a não ser que você vá antes das 8 da manhã. Abre as 9, mas na abertura, a fila já é imensa.
5 – Praça Dam
É a praça principal da cidade, onde tudo acontece. Com muitos cafés, restaurantes, lojas e mercados. Onde fica também a loja de departamentos Bijenkorf, com 5 andares de moda, perfumaria e decoração. Não deixe de conhecer o restaurante no quinto andar. Ah, e se fizer compras, eles tem um atendimento do Tax Free com devolução no ato da compra.
6 – Cruzeiro Pelos Canais:
Claro que a principal atração de Amsterdam são os seus canais. São 75 km de canais com casas, cafés, lojas, restaurantes, etc. Amsterdam é a cidade mais plana do mundo e caminhar por entre as pontes e os canais e explorar a cidade é algo fantástico. Recomendo um passeio de barco para se ter uma ideia dos 10 canais principais.
É um passeio de 75 minutos, o barco tem guia em áudio e o que peguei ficava na frente da Estação Central. Esta estação é maravilhosa, parece um shopping, tem até loja da Kiko. Não deixe de conhecer o bairro Jordaan. É o bairro da moda, com muitas galerias de arte, design, lojas e restaurantes bem descolados. A caminhada até lá vale muito à pena.
7 – Bairro da Luz Vermelha
O famoso “Red Light Districts”, é um bairro onde se vê as prostitutas de calcinha e sutiã dentro de pequenas vitrines iluminadas por uma luz vermelha. Foi a solução que as moças encontraram para enfrentar o gélido inverno que faz na cidade. Assim elas oferecem seus serviços e, ao mesmo tempo, ficam abrigadas do frio, chuva, vento e neve. Não dá para tirar fotografia, é proibido. É a maior atração turística noturna de Amsterdam. Encontra-se gente de todas as idades, homens, mulheres, jovens e velhos e até crianças acompanhada de seus pais.
Eu poderia falar mais da cidade, há muitos restaurantes bacanas e uma curiosidade, quanto à culinária, os holandeses amam batata frita com maionese. Elas são vendidas nas ruas dentro de cones e nos restaurantes acompanham todos os pratos. O verão é super ameno, mas sempre corre um ventinho. Então prepare-se para andar de casaco.
Haia
Look: Casaco Cache-Couer e Calça: Le Lis Blanc, Óculos: Ray-Ban
Quem tiver um tempinho a mais pode conhecer Den Haag (Haia) e Rotterdam. Haia fica a 56 km de Amsterdam e dá pra fazer um bate e volta de trem. Nós fizemos de carro, porque de lá seguimos para Rotterdam. O que é legal fazer em Haia? Para os amantes das artes vá ao Museu Mauritshuis.
Lá você vê obras incríveis de grandes mestres como a “Moça do Brinco de Pérola” de Johannes Vermeer. Principais obras: “Lição de Anatomia do Dr. Tulp” e “Autorretrato” de Rembrandt; “O Touro” de Paulus Potter; “Visita de Delft” de Johannes Vermeer; “O Jardim do Éden” de Peter Paul Rubens. Na rua principal tem outra loja Bijenkorf, que é uma cadeia holandesa.
Já Rotterdam é uma cidade moderna que contrasta com os canais de Amsterdam. Foi totalmente construída depois da guerra e o planejamento urbano é fantástico. Rotterdam é futurista, cheia de prédios enormes, bares, restaurantes. Tem uma vida noturna com várias opções e um comércio chique de se perder nas compras.
Há muita arte, design, estilo e também, assim como em Amsterdam, há ciclovias por toda a parte. Passamos um dia na cidade e desfrutamos de um bom jantar e no dia seguinte percorremos pelas ruas para termos uma ideia da arquitetura que é belíssima.
Espero que estas minhas dicas de Amsterdam e Haia possam ajudá-las!
Beijos e espero que gostem! Ah…e não esqueça de cadastrar seu e-mail para ganhar o e-book de 68 posts sobre Moda e estilo com muita coisa bacana, do meu antigo blog o Brasil do Bem!
Super beijo!