Qual a atividade física que vocês fazem? Já fiz de tudo em se tratando de exercício físico. Frequentei academia, fiz musculação, fiz dança, fiz pilates, tive personal trainer e agora voltei a dançar novamente.
Graças a Deus nunca tive propensão a engordar. Porém tenho que confessar que na última década, deixei de comer carboidratos à noite.
Vejo uma vantagem na minha personalidade. Sou extremamente determinada e quando coloco alguma coisa na minha cabeça, ninguém me tira.
Lembro que em 2006, quando minha sobrinha Jamily fez aniversário, tiramos muitas fotografias. E depois quando me vi nas fotos quase tive um ataque de raiva e tristeza. Ali nas imagens eu me vi com alguns quilinhos a mais. Quem me conhece, vai dizer que estou exagerando, mas na real não é. Eu meço 1.60m de altura e meu peso ideal é 50kg. Naquela época eu estava com 57 kg. Aí coloquei na minha cabeça que iria emagrecer até a chegada da temporada de praia.
No mês de dezembro eu já queria ter diminuído uns quilinhos. Estávamos no início de setembro. Meu primeiro passo foi comprar uma revista Boa Forma e uma Corpo a Corpo. Nelas encontrei receitas e tipos de algumas dietas. O segundo passo foi me matricular em uma academia. Optei pela “Curves” (que é aquela academia que se faz exercício por 30 minutos sem parar). O terceiro passo foi caminhar na praça por 1hr todos os dias. E, por fim, o quarto passo, diminuir a quantidade de comida no prato.
Fiquei tão focada, que toda a semana, a academia realizava a “bioimpedância” e eu constatava a olho nu que perdia peso e massa gorda.
Gente, coisa bem boa é quando focamos em um objetivo e enxergamos os resultados. Perdi estes 7kg até o final de dezembro. Quando entrou janeiro de 2007 eu estava com meu corpo e minha autoestima lá no céu de tão feliz.
Depois disso, quando a temporada de férias terminou, contratei um personal trainer ( O Vini – tá no meu facebook). Tive aula com ele, 3 vezes na semana, na academia de meu prédio por 7 anos. Neste meio tempo, fizemos uma interrupção, por um ano, porque eu tive uma dor nas pernas quando estava em repouso que me torturou por 365 dias. Então, depois de muitas idas ao médico e alguns exames, fui aconselhada a fazer pilates. Aí fui fazer aula com a Daniela Ernesto (tá no meu facebook também). E aí, como mágica, a dor da perna desapareceu e eu voltei para as aulas de musculação e circuito com o Vini.
Foto Solange Frazão aos 53 anos de idade
Eu e minha amiga Clair no clube depois da dança
Em abril deste ano, comecei a ficar meio desestimulada com aqueles exercícios. Aí conversei com uma amiga e vizinha e fomos fazer dança no Grêmio Náutico União, na sede do bairro Petrópolis, aqui em Porto Alegre.
Desde então, eu danço terças, quartas, quintas e sextas e estou amando. Às terças e quintas o tipo de dança é “zumba” e às segundas, quartas e sextas é “ritmos”. A turma é ótima, cerca de 10 mulheres, todas acima de 50 anos. A professora é uma fofa e a gente se diverte muito. Porém, tudo tem um senão e o senão é que além de dançar, preciso fazer um reforço muscular. Estou me programando para dançar às terças, quartas e sextas e fazer este reforço muscular às segundas e quintas.
Tenho que aproveitar a oportunidade de cuidar de minha saúde e minha qualidade de vida. É como diz uma amiga minha: “as manhãs foram feitas para se cuidar do corpo, às tardes para se cuidar da mente às noites para se cuidar de nossa vida social e dos nossos relacionamentos. É claro, que durante estes anos meu peso oscilou um pouco. Mas sempre estou de olho e quando exagero fecho a boca. Sou vaidosa, gosto de me ver no espelho e ficar satisfeita. Para mim, estar com meu peso correto é motivo de muita alegria. Tudo tem seu preço e nada vem sem sacrifício.
Gosto de tomar meu espumante, de fazer happy hour com as amigas, de sair para jantar com minha família. Porém, sempre faço escolhas saudáveis e não me deixo enganar. Por exemplo: se vou em um aniversário infantil (graças a Deus que depois dos 50, aniversários infantis são raros), não como nenhum branquinho ou negrinho, porque sou compulsiva.
Explicando melhor: se eu colocar o primeiro na boca, não vou puxar meu freio de mão e vou comer dez. Então, deixo isso bem claro, sou que nem o alcoolista, não provo. Para não cair na armadilha da compulsão e não conseguir parar.
Tá, mas chega de falar de mim. Quero saber sobre vocês. Lembrando sempre que para que eu possa trazer assuntos interessantes, eu preciso saber das experiências de todas vocês.
Então, agora voc6e sabem qual é minha atividade física.
Contem aqui nos comentários, se vocês se identificaram com alguma coisa sobre as minhas atividades físicas.
Super beijo!
4 comentários
Evelyse Gurvitez Cardoni
Eu Janeisa sou muito vaidosa, mas se tratando de exercícios físicos é zero…. também sempre fui focada e quando resolvia diminuir a alimentação pelos kg a mais focava e voltava ao meu peso normal. Agora de um tempo para cá , ando terrível….deixo sempre para começar no outro dia ou na segunda rsrs e nada, sorte que não tenho propensão para obesidade… estou sim acima de meu peso e bem tristonha. Tenho que me focar novamente….a minha esteira estragou e nem me preocupei de mandar arrumar.
Agora no que se trata de pele sou compulsiva em cremes….sempre procurando novidades, até agora não tive vontade de fazer nenhum procedimento cirúrgico e botox. Pois é muitas coisas mudam…passei a fazer medição e cursos como biodança e outros. Como sabes tenho uma pequena confecção….anos trabalhei fazendo para lojistas, agora é inviável. Agora quando entrei no 5.8 admito me assustei. Vou me despedindo e te parabenizando pela iniciativa. Bjod
Janeisa Tomás
Oi Evelyse, precisa te focar e arranjar um espaço na tua agenda. Em nossa idade é questão de saúde! Beijos e obrigada pela visita!
Ana Maria
Adorei como escreveste a tua experiência sobre atividade física. Faço pilates há 12 anos e adoro. Mas também faço caminhadas pelo menos 2 vezes por semana.
Janeisa Tomás
Oi Ana Maria, seja bem-vinda aqui no blog! Pois é, temis que nos mexer, e fazer exercicio é uma questão de disciplina e hábito. Eu gosto bastante de caminhar. Obrigada pelo comentário. Um bjeijo!