Tome nosta destes 4 lugares incríveis para você conhecer em Sintra quando for a Portugal. Sintra fica localizada a mais ou menos 30 minutos de Lisboa. É uma passeio que aconselho a fazer em dois dias, porque só um bate e volta não dá. É pouco tempo e em um dia. E você não poderá apreciar tudo o que este lugar mágico de lindo oferece. Os trens para Sintra partem da Estação do Rossio.
Instalado no comboio (como os portugueses o chamam) desfrute da paisagem, porque Sintra é a última estação. Se você quer ser completamente responsável pelo seu dia, alugue um carro. Isso vai lhe dar a oportunidade de explorar os locais no seu próprio ritmo. Gosto muito desta frase que sintetiza toda a magia e história de Sintra : “Sintra é um testemunho de quase todas as épocas da história portuguesa. E vai muito além disso, Sintra é um achado de vestígios da própria história da Humanidade”.
1 – Palácio da Vila
É conhecido como Palácio da Vila ou Palácio Nacional de Sintra. Fica localizado no centro histórico na área considerada pela UNESCO) como Patrimônio Mundial. É bem no coração da vila de Sintra. Foi construído no século XIV. Seu estilo arquitetônico é gótico e manuelino. Assim que se entra na vila podemos avistar as duas icônicas chaminés brancas.
Este palácio foi utilizado pela Família Real Portuguesa até o final da Monarquia em 1910. Em 2008 foi o palácio mais visitado de Portugal. Após este passeio, ande pelas ruazinhas de Sintra. Sente nas pastelarias e não deixe de provar o tradicional “travesseiro” que é um doce de massa folhada com doce de ovos e amêndoas. Fique de olho nas cerâmicas que são muito lindas.
2 – Palácio da Pena
O Palácio da Pena é um dos palácios mais bonitos do mundo. Foi declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO desde 1995. Talvez seja a imagem mais icônica do país. Ele se ergue magestosamente sobre uma rocha escarpada, bem no alto da colina, na serra de Sintra. Foi construído pelo Barão Eschwege. E é fruto do gênio criativo de D. Fernando II, sendo a maior expressão do romantismo do século XIX em Portugal. Denota claras influências arquitetônicas dos estilos manuelino e mouro.
Desde 2007 é uma das 7 Maravilhas de Portugal. Os governantes portugueses do século XV o adotaram como um destino de peregrinação e santuário. Em seus jardins há um labirinto de pontes, grutas, pérgolas e fontes misturados a um aroma inebriante de milhares de plantas e flores. Um must-go obrigatório para quem vai à Lisboa. Pois é um dos locais mais emblemáticos e fotografados do país. Não deixe de ir a Sintra pra conhecer este palácio que parece ter saído dos contos de fadas.
3 – Azenhas do Mar
Azenhas do Mar é uma aldeia do litoral, também localizada em Sintra , na Freguesia de Colares. Com suas casas brancas piorescas que parecem se equilibrar em cima da falésia. Distante 40 km de Lisboa, é outro local que é perfeito pra incluir no seu roteiro. Programe-se para sair pela manhã. E se maravilhar com as casinhas brancas e almoçar em no gostoso restaurante “Azenhas do Mar Piscinas”. e admirar o grande Oceano Atlântico com todo o seu esplendor. Tem este nome porque na frente há uma grande piscina de cimento (vide imagem) que é abastecida pelas ondas do mar. Mas só se vê quando o mar não está de ressaca.
Peça uma porção de “percebes” que para quem não sabe são uma porção de crustáceos muito comum naquela região, enquanto aprecia o por do sol. Depois se delicie com o melhor da cozinha portuguesa: bacalhau, caril de camarão, lagostas e ostras e etc. Para chegar a Azenhas do Mar de Sintra, pegue um ônibus de Sintra, na frente da estação dos comboios. O número do ônibus é 0 441 ou o 440. Duração do trajeto: 35 minutos.
4 – Quinta da Regaleira
A Quinta da Regaleira é um local mágico com seus jardins, grutas e lagos que parecem encantados . Foi construída no início do século XX pelo brasileiro Antonio Augusto Carvalho de Monteiro em conjunto com o renomado arquiteto italiano Luigi Manini. É também conhecido como o Palácio do Monteiro Milionário. Em homenagem a sua posição como um dos proprietários mais rico e famoso da cidade na época. O ponto mais visitado é o Poço Iniciático de 30 metros de profundidade. Em formato de espiral que se liga a túneis que levam para outras partes do jardim. Tudo muito misterioso.
Lá se tem uma sensação quase etérea, como se estivéssemos em um castelo de fadas. Dizem que há muitos significados alquímicos no lugar, sobre maçonaria, Rosacruz e Templários. A Quinta da Regaleira incorpora uma combinação de estilos: romântico, gótico, renascentista e manuelino. Na entrada você recebe um mapa, que identifica todos os locais. Mas o ideal é fazer uma visita guiada para conhecer e se apropriar da história. O cenário é deslumbrante.
Deixo aqui a dica dos 4 lugares incríveis para você conhecer em Sintra. Se você conhece algum , compartilhe conosco o que achou. Se conhece todos, qual o que mais gostou. E se não conhece nenhum, tome note no seu Moleskine e fique alerta para a próxima viagem a Portugal.
Então, gostaram das dicas?
Um grande beijo e um ótimo sábado!
2 comentários
Luciano
Muito legal teu blog e tuas dicas! 🙂
Janeisa Tomás
Oi Lu, fico feliz por teres gostado. Beijo querido!