Livros que li neste ano de 2018. Pois é, mais um ano que chega ao fim e minha bagagem literária ficou mais rica. Desde 2014 , participo de um Clube de Leitura que se chama Clube dos 100 Livros. Somos 3 amigas que nos conhecemos neste clube. Uma amiga em comum organizou e, no início éramos em 6. Já no fial do primeiro ano, restamos só nós 3 e assim foi até hoje.

livros-que-li-neste-ano-de-2018

Nossos encontros são sempre muito ricos, divertidos e interessantes. Todo o mês escolhemos um livro de comum acordo e agendamos o debate para uma data no mês seguinte. Cada mês é na casa de uma de nós que se encarrega do jantar com comidinhas deliciosas e é sempre regado com espumante.

É muito interessante porque não é sempre que nós três gostamos do livro lido. Mas aí é que está, as divergências literárias também são importantes porque isto mostra como o ponto de vista de cada uma pode ser diferente.  Desta lista de 10, apenas 2 eu li sem fazer parte do clube.

livros-que-li-neste-ano-de-2018

livros-que-li-neste-ano-de-2018

Em janeiro e fevereiro, escolhemos apenas um livro para ser debatido em março. Nos damos um tempo maior,  um tempo de liberdade de escolha individual, sem precisar escolher um livro em que todas aprovemos . Então, em fevereiro eu tive a sorte de ler  “O Livro das Pequenas Revoluções”  e amei tanto, que fiz um post sobre o livro.

Julho é sempre um mês que viajo junto com minha família.  E, por incrível que pareça,  é um mês que minha leitura flui muito também. Leio na beira da praia, antes de dormir, no avião e até no carro. E além do livro proposto para ser discutido, li também “À Beira do Colapso” de B. A Paris (edicão portuguesa) que adorei.

livros-que-li-neste-ano-de-2018

No dia do encontro, não temos um roteiro pré-definido para o debate. Falamos do que achamos da história, dos personagens que nos marcaram, do autor/a, da contextuaização em que a obra foi escrita, enfim. Tudo é muito livre. Sempre sublinhamos as frases que nos chamaram a atenção. E comentamos até da capa do livro.

Eu adoro fazer parte do Clube dos 100 Livros e além da bagagem literária que aumenta ano a ano, ganhei duas novas amigas. A construção de nossa amizade ao longo deste tempo foi e é muito bonita. E eu sou imensamente grata por ter esta oportunidade de poder fazer parte de uma espécie de “Sociedade das Amigas Leitoras”.

Vamos conferir os livros que li neste ano de 2018:

1 – A Arte de Ser Normal – Lisa Williamson

2 – O Livro das Pequenas Revoluções – Elsa Punset

3 – O Ano Em Que Disse Sim – Shonda Rhymes

4 – Cem Anos de Solidão – Gabriel Garcia Marques

5 – Resistência Affinity Konar

6 – Um Amor Incômodo – Elena Ferrante

7 – À Beira do Colapso – B. A Paris

8 – A Casa dos Espíritos – Isabel Allende

9 – Cinco Esquinas – Mario vargas Lhosa

10 – As Intermitências da Morte – José Saramago

Destes 10 livros, “Cem Anos de Solidão” foi para mim um presente literário. Amei e ele está na minha lista dos melhores livros que já até hoje. Dediquei um post exclusivo sobre ele.

Desejo que o ano de 2019 seja tão rico como foi este e que muitas novas leituras me envolvam tanto como este livros me envolveram.

Você tem um livro especial que tenha lhe marcado em algum momento?

Se você quiser receber os posts do blog por e-mail sempre nas sextas-feiras, assine a newsletter.

Gostou do post? Acompanhe também meu Instagram

Beijos!

Você também pode gostar:

2 comentários

Comentário

Janeisa, adorei o post sobre nosso clube dos 100 livros! Realmente crescemos cada dia mais com a leitura e a amizade. Sou muito grata por essa oportunidade que a vida me deu! Um beijo querida amiga

Comentário

Oi Meri, de fato, somos privilegiadas por nos termos. Além da leitura, crescemos como pessoas e como amigas.Adoro vocês!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

Comente pelo Facebook