A  veterana  atriz  Judi Dench  e o diagnóstico de degeneraçao macular . Judi Dench falou abertamente sobre sua luta contra a falta de visão, após seu devastador diagnóstico de degeneração macular.

Em declarações à Surrey Life, a atriz de 83 anos de idade revelou suas esperanças para o futuro.  E também quais  os passos que está dando para lidar com a doença. Já que esta leva  à perda irreversível da visão. Judi declarou que só quer continuar a poder se locomover e a ser capaz de executar as tarefas diárias. “Eu tenho  degeneração macular, o que significa fazer tratamento a cada seis semanas”.

a-veterana-atriz-judy-dench-e-o-diagnostico-de-degeneraçao-imaculada

Judi revelou ainda como esta condição a forçou a fazer adaptações no seu dia a dia. “Nos meus scripts, minha fonte é tamanho 22, então você pode imaginar. Se fizermos um soneto de 14 linhas, todas as outras pessoas terão uma página e eu terei 14! É ridículo, é uma farsa, mas eu não vou desistir. ”

No ano passado, a atriz  também explicou que esta condição afetou um de seus passatempos favoritos  que era ir ao cinema. Ela revelou  ainda  que  precisa pedir para as pessoas para descreverem os  filmes para ela. Pois sua visão está muito ruim. Ela ainda compartilhou: “Como minha visão está muito ruim agora, eu não posso realmente enxergar muito e, assim, eu vou indo. Porém,sempre tenho alguém comigo que tem que dizer: ‘Ele está beijando ela agora’ ou ‘Ele está indo embora’. Então, muitas coisas que eu sinto falta – não é muito divertido ”.

a-veterana-atriz-judy-dench-e-o-diagnostico-de-degeneraçao-imaculada

Anteriormente, Judi também admitiu que sua visão já não estava muito boa e que  agora tem que tomar um cuidado extra com todos os seus passos. Ela foi diagnosticada com a doença em 2012, depois de revelar que sua mãe também a teve.

Em 2015, ela também admitiu que não pôde viajar sozinha para a Índia para filmar  “O Exótico Hotel  Marigold”, devido à falta de visão. Ela disse que precisou depender muito da boa vontade de suas colegas e amigas do elenco como Maggie Smith para ajudá-la a se locomover. No início deste ano, Judi estrelou o documentário “Nothing Like a Dame”, que mostra a amizade de décadas entre Judi, Maggie Smith, Eileen Atkins e Joan Plowright.

“Essa condição é algo com que milhares e milhares de pessoas em todo o mundo estão tendo que lidar, e é algo com o qual aprendi a lidar e a me adaptar.”

Judi  continua a provar que apesar de suas preocupações com a saúde,  não tem planos de desacelerar tão cedo.

a-veterana-atriz-judy-dench-e-o-diagnostico-de-degeneraçao-imaculada

Degeneração macular relacionada à idade é (DMRI) é uma doença que ocorre em uma parte da retina chamada mácula e que leva a perda progressiva da visão central. A DMRI é a causa mais comum de perda da visão em pessoas acima de 50 anos. A DMRI pode ser assintomática nos seus estágios iniciais. Eventualmente apenas um dos olhos pode apresentar baixa visual, enquanto o outro olho pode manter boa visão por muitos anos. Quando ambos os olhos são afetados, a perda da visão central é percebida precocemente. Um dos primeiros sintomas da degeneração macular é o desfoque de sua visão quando você olha para frente.

a-veterana-atriz-judy-dench-e-o-diagnostico-de-degeneraçao-imaculada

 

Outros sintomas incluem a incapacidade de obter detalhes finos, o que pode significar que a leitura e a direção podem ser difíceis. A incapacidade de distinguir rostos e a escrita, os rostos ou as imagens ficam distorcidos.

Embora não haja cura para a doença, os auxílios visuais e uma dieta saudável rica em vitaminas A, C e E podem ajudar.

É importante esclarecer sobre este tema porque nossa visão é muito importante para nossas vidas.Eu sei bem o que é ter uma limitação de visão. Uso lentes de contato desde os 12 anos e sempre tive problemas sérios de miopia e astigmatismo. Cuidem de seus olhos, façam visitas ao oftalmologistas regularmente.

Beijos!

Gostou do post? Então acompanhe também meu Instagram

Você também pode gostar:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

Comente pelo Facebook