Istambul uma cidade de gatos!
Istambul é uma cidade de gatos. A Turquia é a verdadeira república dos gatos. O país é muito rico em variedades de bichanos. A própria raça “angorá” vem da cidade de Ancara. Outra raça característica de lá é a “van” ou “gato turco do lago Van” (um lago situado junto ao Monte de Ararat), que é aquela em que eles têm um olho de cada cor. Muitas pessoas não têm ideia que Istambul é uma cidade de gatos.
A Turquia é famosa pela sua incrível arquitetura, pela sua culinária exótica e pelos gatos que circulam livremente pelas ruas em todo o país. Em Istambul, os gatos são mestres e donos de ruas, palácios e mesquitas. Eles circulam livremente pelas lojas, restaurantes e cafes. Os gatos são tratados de forma muito especial e são bem alimentados.
Estão em toda a parte, e a gente os encontra nos principais pontos turísticos da cidade. Existem muitas Ongs que se dedicam a cuidar deles e, por isso, a maioria é extremamete saudável. Os turcos têm um amor muito grande pelos gatos e valorizam os animais que vivem nas ruas, porque há séculos eles compartilham a cidade que é cosmopolita.
É muito comum se andar pelas ruas e encontrar tigelas de comida para os gatinhos. Na era otomana, muitas casas foram construídas com pequenas portas para os gatos entrarem. Para os turcos, se você é realmente muçulmano, você é amante dos animais e dos gatos.
Dizem que Alcorão prega muito respeito pelos animais, principalmente os gatos. Existe até um ditado popular que diz: “Se você matou uma gato, você vai precisar construir uma mesquita para ser perdoado por Deus”. Há uma lenda que conta que o profeta Muhammad foi salvo de uma cobra venenosa por um gato muito corajoso. Ser um gato em Istambul, é como ser uma vaca na Índia.
Istambul cidade do Gran Bazar, cidade das mesquitas, cidades do mercado da especiarias e cidade dos gatos.
Istambul cidade dos gatos me fascinou. Eu que adoro gatos, fiquei encantada com o que vi e registrei pra compartilhar com vocês.
Fotos: arquivo pessoal