No dia 16 de junho de 1978, Grease – Nos Tempos da Brilhantina completou 40 anos. Um filme musical, de adolescente, que trazia um retrato um tanto característico da juventude de 1958. E já se passaram 40 anos e Grease: Nos Tempos da Brilhantina é um dos musicais mais amados de todos os tempos.
Meu Deus do céu, eu lembro como se fôsse hoje o quanto eu fiquei encantada com a dupla Olivia Newton-John e John Travolta. A coreografia, o figurino, a beleza, a química natural deles. O talento dos dois me marcou para sempre e hoje ao escrever este post, chego a me emocionar. Lembro da cena deles cantando juntos “Summer Nights”. Lembro das calças de couro da personagem de Olivia.
O lindão John Travolta já era a maior sensação entre as adolescentes devido ao sucesso de “Os Embalos de Sábado à Noite , que tinha feito um pouco antes.
O filme. com orçamento de US $ 6 milhões foi filmado no verão de 1977 em alguns colégios e outros locais ao redor de Los Angeles. Se tornou o maior de bilheteria em 1978 e superou até mesmo Super-Homem. O cantor Barry Gibb dos Bee Gees escreveu a música tema interpretada pelo cantor Frankie Valli. Nesse mesmo ano, foi nomeado para cinco Globos de Ouro. Como Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Atriz e Melhor Música Original com os temas “Grease” e “You’re The One That I Want”.
A comédia romântica musical tinha uma premissa simples; os dois adolescentes,no caso Danny (John Travolta) e Sandy (Olivia Newton John) – vivem um romance de férias. Na volta às aulas, descobrem que estão na mesma escola. Reunidos novamente, o casal lida com a popularidade de Danny e o seu medo de se assumir romântico e apaixonado pela doce Sandy.
A trilha sonora do filme se traduzia em rock dos anos 50 e 60, e trazia um sentimento de nostalgia que permanece até hoje.
John Travolta tinha 24 anos quando fez o papel de Dany Zuko. Deslanchou para a fama e é um dos atores mais bem pagos de Hollywood. Seu outro sucesso foi como Vincent Vega em “Pulp Fiction – Tempo de Violência” . O filme cult “Pulp Fiction” recebeu em 1994 a Palma de Ouro de Cannes, principal prêmio do festival. E deu um novo impulso à carreira de Travolta. Travolta está em 64 anos, e Newton-John com 69.
Olivia Newton-John foi diagnosticada com câncer de mama no início dos anos 90. Chegou a se recuperar, mas em 2017 a doença voltou.
John Travolta não foi o primeiro a viver Danny Zuko. Como Grease tinha sido uma peça da Broadway, Patrick Swayze e Richard Gere interpretaram o badboy durante as apresentações, que duraram de 1972 a 1977. Travolta, que sempre foi um devoto dos musicais, começou a ensaiar para Grease quatro dias após terminar as filmagens de Os Embalos de Sábado à Noite.
Em seu novo filme “Gotti: In the Shadow of my Falther”, Travolta interpreta John Gotti, que é um chefe de gangue que morreu em 2002. A esposa de Travolta, Kelly Preston, faz o papel da esposa de Gotti e mãe de seu filho que se recusa a seguir o caminho do pai no grupo.
Curioso que muitas mulheres de nossa geração tem sempre um filme marcante na adolescência. O meu foi, sem dúvida, Grease. Grease é um fenômeno cultural, pois continua fazendo sucesso e não se tornou “datado”. Grease foi importante para mim por causa do período da adolescência. Amei tudo, as roupas, as músicas, os cabelos, a juventude, as discotecas, as danças.
E você viu e gostou de Grease?