Flashback – Dustin Hoffman faz 83 anos – relembre sua carreira. Dustin Lee Hoffman nasceu em Los Angeles, em 08 de agosto de 1937. Filho de Lillian e Harry Hoffman. Seu pai era supervisor de acessórios da Columbia Pictures e também vendedor de móveis.
Dustin foi criado em uma humilde família judia que não era religiosa.
Na adolescência, Hoffman foi para a Los Angeles High School. E mais tarde frequentou o Santa Monica College para cursar medicina. Porém, rapidamente mudou de idéia e se matriculou no Pasadena Playhouse para fazer carreira na atuação.
Anti-Herói
De baixa estatura e pouco atraente, Dustin viveu boa parte de sua vida em Nova York, trabalhando na Off-Broadway em espetáculos de baixo orçamento. Até os 31 anos viveu abaixo da linha da pobreza americana. Porém, tudo mudou quando foi escalado para um papel ingênuo, confuso e perdido. Foi no filme “A Primeira Noite de Um Homen ” (The Graduate – 1967).
Dustin tinha 30 anos quando interpretou o Benjamin Braddock de 21 anos. Um recém-formado de classe-média alta que, em busca de um futuro significativo , acaba sem rumo em um caso com uma mulher casada que tem a idade de sua mãe. “A Primeira Noite de Um Homem” é uma comédia de cunho social, tremendamente bem sucedida. O filme impressionou o público jovem, e todos ficaram fãs de sua aparência excepcional e suas habilidades de atuação.
Dustin Hoffman se tornou o assunto da cidade. E desde então, fez grandes filmes com atores bem sucedidos, como Robert De Niro, Meryl Streep, Gene Hackman, etc.
Em uma carreira de cinco décadas, Hoffman ganhou reputação por interpretar personagens anti-heróis e vulneráveis em mais de 60 filmes, ganhando Oscar de Melhor Ator em 1980 por “Kramer vs. Kramer” e em 1989 por “Rain Man”, entre suas sete indicações.
Alguns dos outros papéis memoráveis de Hoffman incluíram performances em “Midnight Cowboy”, “Pequeno Grande Homem”, “O Quarto Poder”, “Papillon”, “Lenny”, “Maratonada Morte”, “Todos os Homens do Presidente”, “Tootsie” “. Hook – A Volta do Capitão Gancho “e” Totosie “.
Carreira:
Vamos relembrar sua carreira em 5 grandes filmes:
1 – A Primeira Noite de Um Homem (1966)
Neste filme, a performance de Hoffman não se baseia em grandes momentos dramáticos. Mas sim em pequenos gestos, expressões, trejeitos e entonações que compõem um dos personagens mais interessantes e complexos do cinema até hoje. Logo em sua estreia, Hoffman já tinha conquistado todos os prêmios de cinema de estreia como o BAFTA e o Globo de Ouro para ator revelação, além de sua primeira indicação ao Oscar.
2 – Perdidos Na Noite (1968)
“Midnight Cowboy”, de John Schlesinger, em que ganhou o Oscar de melhor filme de 1969. Hoffman interpretou “Ratso” Rizzo, um morador de rua tuberculoso que desenvolve uma amizade com um garoto de programa (interpretada por Jon Voight). Sombrio e triste na descrição de uma Nova York sem coração. O filme foi outro sucesso improvável para Hoffman.
3 – Papillon (1973)
Em Papillon, adaptação do livro clássico de Henri Carrière, Hoffman dá vida a Louis Dega. Um falsário que vive numa prisão isolada na Guiana Francesa. Ele se torna amigo do personagem principal de Steve McQueen, que dá nome ao filme. Buscando proteção contra outros prisioneiros, resolve ajudá-lo em suas fugas.
4 – Kramer Vs Kramer (1979)
Dirigido por Robert Benton, Kramer vs. Kramer conta a história de um casal que se separa e briga judicialmente pela guarda do filho pequeno. Ted (Hoffman) só pensava no trabalho e quase não dava atenção a família. O que fez com que Joanna (Meryl Streep) pedisse o divórcio e saísse de casa, deixando o filho Billy junto dele. Após se estabelecer financeiramente, ela retorna e pede a custódia do garoto. O que resulta numa luta judicial complicada e de forte teor emocional.
5 – Rain Man (1987)
Provavelmente, o mais conhecido e icônico papel de Hoffman, que lhe rendeu um Oscar. Em Rain Man, o vemos no papel de um jovem deficiente mental que descobre-se ter extraordinárias habilidades matemáticas, do qual seu irmão, interpretado por Tom Cruise, usa para lucrar nos cassinos de Las Vegas.
A atuação de Hoffman aqui foi a escola da maioria dos atores que vieram a interpretar personagens parecidos posteriormente. Pois tratou-se de uma das primeiras performances sérias e realistas do problema sofrido pelo personagem.
6 – Tootsie (1981)
Tootsie é sempre colocado entre as 10 melhores comédias já feitas. O filme não é apenas uma brilhante e influente comédia como também um exemplo da genialidade de Hoffman como ator.
Hoffman interpreta um ator interpretando uma mulher para conseguir interpretar outra personagem. Além disso, há a icônica história do qual Dustin se emociona ao contar. Da epifania que teve ao olhar-se no espelho vestido de mulher e notar que não era uma mulher bonita. Então refletiu, nas palavras dele “…Quantas mulheres maravilhosas por dentro eu perdi a honra de conhecer por causa de um fator estético…”.
Premiações
Dustin não apenas contribuiu para o cinema, mas também fez muitas apresentações teatrais. Ele trabalhou em filmes de televisão e até ganhou elogios pela dublagem em “Kung Fu Panda”. Hoffman é uma lenda viva da sétima arte, já tendo sido indicado a 7 Oscar (ganhando dois) 12 Globos de Ouro (também ganhando dois) e entre muitas outras premiações, como o BAFTA.
Vida Pessoal
Hoffman se casou com Anne Byrne em 1969. Depois de mais de 10 anos de casamento, eles se divorciaram em 1980. Nesse mesmo ano, ele se casou com sua atual esposa, a advogada Lisa Gottsegen.
Hoffman tem seis filhos: Karina – filha de Byrne de um casamento anterior que ele adotou – e Jenna com Byrne. Além de quatro filhos com Gottsegen: Jacob Edward, Rebecca Lillian, Maxwell Geoffrey e Alexandra Lydia.
Com certeza um dos maiores atores da atualidade, Dustin Hoffman marcou o cinema americano nas décadas de 70 e 80. E continua a marcar presença nos principais filmes por seus papeis de destaque.
Dustin Hoffman completou 83 anos. Deixo aqui alguns dos filmes que marcaram sua extensa carreira. Comentem abaixo o que acharam e qual filme voc6es mais gostaram?