Envelhecendo Com Graça na Era do Instagram Sem Ter Medo
A mídia social nos conectou de uma maneira que nunca imaginamos que isso fosse possível de acontecer em algumas décadas atrás. Eu fiz amigas (boas e verdadeiras) em todo o mundo. Primeiro, graças as comunidades no Orkut, e, em seguida, através de blogs. Desde então, tem sido uma maneira maravilhosa de encontrar e construir relacionamentos com pessoas com quem eu jamais teria cruzado pelo caminho.
A desvantagem das mídias sociais (especialmente plataformas visuais como Instagram, Facebook e blogs) é que elas se tornaram, em algum grau, apenas mais uma sequência de imagens comercializadas, filtradas e retocadas. A vida de ninguém é tão “perfeita” quanto o feed do Instagram. É da natureza humana querer colocar e mostrar o nosso melhor. E também é da natureza humana comparar a nossa vida normal com a vida tão perfeita de tanta gente que aparece em nosso feed no Insta.
Quando Iremos Parar de Ver os Nossos Sinais da Idade Como Falhas Que Precisam Ser Corrigidas?
Recentemente, tive uma conversa com um amiga sobre até que ponto estamos dispostas a mostrar nossos rostos, pescoços e corpos já envelhecidos nas redes sociais. Existem todos os tipos de aplicativos por aí para suavizar as rugas. Eles removem as manchas da idade e, também fazem com que os lábios pareçam mais cheios. Como uma outra amiga me disse: “por que você não quer ter e dar o melhor de si?”
Aí eu pensei, quando isso vai parar? Quando iremos parar de ver os nossos sinais da idade como falhas que precisam ser corrigidas? O “ageless” é um problema enorme em nossa cultura. Já falei sobre isso neste post : “Por Que Devemos Ser “Ageful”e Não “Ageless”?
Negativas Sobre o Envelhecimento
Manter uma postura “ageless” ou seja, de juventude eterna, faz com que médicos e outros profissionais não levem tão a sério nossas preocupações. E nossas próprias atitudes negativas sobre o envelhecimento (negando, mantendo esta postura “ageless”) podem ter um impacto negativo sobre a nossa saúde (física e mental) ao longo do tempo.
Quem sabe já não está na hora de mudarmos de perspectiva e admitirmos que estamos envelhecendo graciosamente?
Envelhecendo Graciosamente
Enquanto estivermos acreditando na ideia de que parecer mais jovem é “melhor ” (e manipular nossas imagens para conseguir isso) estaremos ajudando a manter as coisas do jeito que estão. E estas coisas do jeito que estão são uma negação da realidade que cerca todos os seres humanos. Há um tempo de ser criança, há um tempo de ser jovem e há um tempo de ser velho. Não dá pra negar este ciclo de desenvolvimento.
Isso não não quer dizer que vou deixar minha rotina de cuidados com a pele e com o corpo e que vou parar de usar batom. Precisamos ser saudáveis e vibrantes, porque são características que podem coexistir com a idade e com o envelhecimento. Mas nós nunca iremos mudar as atitudes de nossa cultura em relação ao envelhecimento, tentando apenas apagá-lo. Envelhecer graciosamente significa ser e fazer coisas diferentes para pessoas diferentes. Talvez um pequeno caminho para abraçar nossa idade seja não ter medo de mostrar isso.
O que você pensa sobre isto?
- Links da Semana Aos 52 Anos Julia Roberts Prova Que é Ícone de Estilo
- 7 Looks das 50+ Pra Inspirar # 35
- Anna Wintour Editora-Chefe da Vogue Faz 70 Anos e Continua Ditando Moda
- Terrunyo Wine Store Semana de Aniversário Com Desconto
- Sharon Stone 61 Anos é Capa da Revista Allure
6 comentários
Betty Gaeta
Oi Janeisa,
No instagram a gente maquia tudo, não apenas a idade. Nestes dias a Grazi Massafera foi flagrada em uma manipulaçao de foto, onde ela aumentou levemente o seu quadril para parecer que tinha mais cintura. Se até uma deusa como a Grazi manipula, quem dirá nós, comuns mortais e bem menos favorecidas. O que notei é que, quanto mais idade uma pessoa tem, menos fotos pessoais ela coloca no instagram. Garotas muito novas, colocam muitas fotos pessoias. Aí fica uma pergunta: Melhor uma foto manipulada ou sumir da rede social e virar uma flor, um meme ou a foto do seu cachorrinho?
Beijos
Janeisa Tomás
Oi Betty, sim, concordo que quanto mais idade uma pessoa tem, menos fotos pessoais ela coloca nas redes. O que acho uma pena isso, porque as pessoas podem envelhecer graciosamente se usarem seu estilo e beleza a favor de si mesma com alguns cuidados que nem precisa de grandes investimentos financeiros. Porém, também percebo que há muitas pessoas sem o mínimo cuidado com o senso estético que não sabem e que não tem a noção de postarem apenas o que a favorecem. Então aí, minha amiga, são fotos incrivelmente horrorosas que vimos todos os dias. Beijos!
Márcia Maria Ferreira
Ah, eu tenho orgulho das minhas marcas de idade. Ninguém vive seis décadas impunemente. Com tempo vem a atrise, a osteoporose, mas também vem a sabedoria, e em consequencia a felicidade. Felicidade de ter os filhos adultos e bem criados, o sexo fica mais prazeroso. Com mais tempo livre, podemos fazer mais teabalhos voluntários. Tiro sempre o sabado para passar o dia com amigas, no clube. Sou acima do peso, mas uso biquini pequeno sim. Me sinto bem com ele, meu filho acha o máximo e o pai dele gosta de me ver assim. Uso pouca maquiagem, só lápis e batom. E posto fotos sim.
Janeisa Tomás
Oi Márcia, que maravilha chegar aos 60 e estar bem consigo mesma e poder aproveitar os feitos da vida e os prazeres. É um orgulho olhar para trás e ver que a estrada valeu à pena ser percorrida. Eu também estou bem contente comigo mesma, em novembro eu completo 60 e me sito ótima. Beijos querida, obrigada pelo seu comentário e visita aqui no blog.
Silvana Goulart Duarte
Linda reflexão! Amei a foto!! E sei onde ela foi tirada, kkkkk!😍
Janeisa Tomás
Oi Silvana, obrigada! Pois é, a foto eu tirei no teu terraço, que tem uma vista incrível. O único senão, é não ter a Arena do Grêmio como pano de fundo. Beijos querida!