Dicas de Estocolmo
Dicas de Estocolomo. Algums dicas de Estocolmo para despertar a vontade de conhecer esta cidade linda. Quando viajo, gosto de bater pernas pelas ruas. Visitar museus e monumentos. Conhecer lojas, sentar nas praças ou num bistrô e, comodamente, tomar um café e observar as pessoas. Assim passo os dias.
Ajo como uma legítima turista de mapa na mão e guia de bolso em outra. É claro, com a máquina fotográfica no punho. Pouco desfruto das mordomias do hotel. Me reservo o direito de deliciar apenas o café da manhã e desfrutar à noite de uma cama gostosa com os edredons macios (os escandinavos são uma loucura).
Mas o que quero contar é que o hotel em que fiquei em Estocolmo era tudo de bom. Chama-se Grand Hotel, foi fundado em 1874 e desde 1901, aloja os vencedores do Premio Nobel. Aristocrático, fica no centro da cidade e tem tudo o que se espera de um grande hotel.
Possui excelentes restaurantes e bares. Spa completo, vista linda e acomodações luxuosa. O melhor, é que fica ao lado do Museu Nacional. E naa frente, do outro lado do rio, o Palácio Real, em estilo barroco romano na parte externa e na interna em estilo francês.
Com 608 quartos, atualmente já não é residência real, mas continua a ser uma das principais atrações da cidade. Os Reis Carlos Gustavo e a Rainha Silvia têm os seus escritórios no palácio. O Tesouro, fica na parte de baixo do Salão Nobre, onde se encontram os mais relevantes símbolos da monarquia: a coroa, o cetro, o globo e as chaves do reino do rei Erik XIV.
Estocolmo é um paraíso para compras. Fora os estilistas locais, como Carin Rodebjer, que é uma das mais jovens e está fazendo muito sucesso, a cidade está rodeada por inúmeras lojas. Sem falar no design sueco que é famoso em todo o mundo.
Um dos endereços mais bacanas, se a idéia é comprar peças de qualidade é o NK. É uma loja de departamentos de multimarcas, com as melhores grifes. Vende Acne Jeans, Cheap Monday, Surface 2 Air, Burberry, Donna Karan, Moschino, etc. Outra ótima opção é a H&M, que por ser sueca, você encontra uma em cada esquina.
Na rua Biblioteksgatan, dá para se perder dentro da Urban Outfitters e na Oasis. Há também o Ahlens e o Gallerian Hamgatan, que são lojas de departamentos mais populares. Outro endereço muito legal, é a antiga rua que conduz diretamente do Palácio Real até o Observatorielunden, é repleta por inúmeras butiques, contrastando com um monte de vendedores ambulantes, que vendem de tudo desde isqueiros até arte chinesa e africana. Em termos de maquigem, dá para enloquecer na Face, que vende cosméticos anti-alérgicos e mais de 150 cores diferentes de baton e sombras.
Estes foram as minhas dicas de Estocolmo. Estocolmo te oferece arte, cultura e moda com muito charme.
Grande beijo!