Como fazer amizades com pessoas desconhecidas. Se você é tímida e tem mais de 50 anos, já sabe que fazer novas amizades não é fácil. Principalmente se você é daquelas que passou a maior parte da vida achando difícil fazer novas amigas, Depois dos 50, a gente chega em uma idade em que a maioria começa a perceber que seus circulos sociais começam a diminuir.

Existem muitas razões para a gente se  sentir solitária quando começamos a envelhecer. O divórcio, a morte ou doença de um familiar, de uma amiga ou parceiro, são acontecimentos que fazem parte de nossa realidade. Talvez tenhamos passado pelo divórcio, nossos filhos tenham se mudado, ou nós tenhamos nos mudado para uma nova cidade e assim por diante. Essas transições de vida não apenas encolhem nossos círculos sociais, mas também nos deixam em situações que dificilmente nos apresentarão novos amigos.

como-fazer-amizades

Quando éramos estudante, nos encontrávamos com amigas na escola e na faculdade. Quando começamos a trabalhar, nos encontrávamos com amigos em cada novo trabalho que começávamos . Quando tivemos filhos, conhecíamos novos amigos através de grupos de mães, escola e atividades infantis.

Mas quando os filhos saem de casa, de repente a gente se dá conta que não vai mais encontrar  novos amigos. A menos que se faça alguma coisa para que isso aconteça. Se somos pessoas extrovertidas, já é meio difícil, agora imagina se você é naturalmente tímida. Então é dez vezes mais difícil.

A boa notícia é que você não está sozinha. Há muitas pessoas acima dos 50 anos  nesta situação que se identificam como tímidas. E muitas estão em busca de companheirismo, de novas amizades e não sabem como fazer para que isso aconteça.

como-fazer-amizades

Eu sempre falo com várias pessoas sobre como fazer amizade com pessoas desconhecidas e há várias coisas que podemos fazer  para estabelecer novas conexões sociais. Abrir-se para o desconhecido pode ser mais fácil do que se costuma imaginar.

Algumas dicas para fazer amizade com pessoas desconhecidas:

1. Mostre-se acessível

A linguagem corporal é uma linguagem eficaz porque nosso corpo dá sinais quando não queremos ser incomodados. Se você quer se mostrar disponível, não adianta manter os olhos fixos no celular. Olhe para as pessoas ao redor e responda com um sorriso a quem também se mostrar acessível.

2 – Diga “oi” 

Parece bobagem, mas um simples cumprimento é capaz de quebrar o gelo. É importante manter contato visual e dizer ‘olá’ mesmo que seja para a pessoa a sua frente na fila do supermercado. Eu tenho uma amiga que é ótima neste traquejo social, ela não se acanha e puxa papo com quem estiver na frente e é muito divertido.

como-fazer-amizades

3 – Saia da sua zona de conforto e tente algo novo

O que é essa “zona de conforto”  de que todos falamos? E por que é tão difícil sair?

Muitas vezes, podemos ficar presas em uma “zona de conforto” sem sequer saber. Esta zona consiste em todas as coisas que são normais em nossa vida, que estamos confortáveis em fazer – vamos ao supermercado, vamos ao café da esquina, passeamos com nosso cachorro no parque e fazemos uma visita ocasional ao shopping. Mas sair nem sempre significa que estamos saindo da “zona de conforto”.

Se você quer fazer novas amizades, procure novos lugares. Lugares que você não costuma frequentar, às vezes, podem ser uma surpresa bem positiva. Um restaurante diferente, um curso, aulas de dança, um parque , uma viagem para esquiar sozinha.  Algo que você nunca pensou em ir ou fazer. Saia do óbvio. Agora, buscar aventura não significa que você tenha que escalar o Monte Everest. Apenas sair do seu círculo social confinado e expandir seus horizontes levará a maiores oportunidades de amizades significativas.

4 – Encontre algo em comum

Um amigo próximo, uma experiência, um ponto de vista, não importa — busque um tema em comum com a outra pessoa e comece uma conversa. Filhos, animais de estimação, leituras, filmes, etc…

5 – Esteja totalmente presente e ouça

Quando estiver com uma pessoa, dê total atenção a ela. Olho no olho faz com que a pessoa se sinta importante e ela lembrará de você com mais facilidade.

como-fazer-amizades

6 – Participe de um trabalho voluntário

Se você não se sentir à vontade sugerindo ou organizando uma atividade em sua comunidade, por que não tentar o voluntariado? Doar seu tempo a uma causa é uma ótima maneira de conhecer pessoas que estarão lá pela mesma causa que você. Você encontrará muitas vezes pessoas interessantes que se importam com as mesmas coisas que você. E se não gostar ou não der certo, então  pelo menos você teve a satisfação de ter feito algo bom para o mundo!

7. Viagem

Fazer uma viagem com outras pessoas com interesses semelhantes é uma ótima maneira de fazer novas amizades. Há várias opções de  grupos de viagens disponíveis hoje em dia. Que vão desde passeios de aventuras à cidade vizinha até  cruzeiros de luxo. Todos com o objetivo de fazer com que você conheça seus/suas companheiras de viagem. Não há melhor maneira de começar uma nova amizade do que experimentar algo único com ela.

Lembre-se que melhores amigas não se materializam de repente na primeira vez que se encontram. Pense nisso: a maioria das melhores amigas que tivemos foram pessoas que precisamos conhecer aos poucos. Estudos comprovam que para uma amizade “vingar” ela precisa de ser consistente e ter no minino de 6 a 8 experiências para formar uma amizade verdadeira.  A amizade real leva tempo. Você deve lembrar a si mesma que está apenas procurando fazer “conhecidas/os”  e então sua chance de sucesso será muito maior. Não desista, seja persistente.

E se você quebrar suas barreiras e persistir e propor situações para fazer algumas coisas juntas, começará a descobrir que as barreiras de começar uma amizade irão desaparecer. Claro que com algumas pessoas você descobrirá que não haverá evolução e permanecerão no status de apenas “conhecidas”. Mas com paciência, abertura e honestidade, com outras você talvez descobrirá amizades duradouras que estava procurando.

Se você gostou deste post, compartilhe-o com uma amiga.

Grande beijo!

Você também pode gostar:

2 comentários

Comentário

Oi Janeisa,
Adorei as sugestões. Sou u7ma pessoa tímida e a academia tem sido de uma grande ajuda.
Beijos

Comentário

Oi Betty, não é fácil né? Depois dos 50 nosso círculo tende a diminuir e cada vez mais e a tendência é ficarmos isoladas. Eu te confesso que também tenho dificuldades. Não sou timida, mas por mecanismo de defesa com medo de sofrer abandono tenho medo de me aproximar. Tudo porque duas de minhas melhores amigas se mudaram faz 5 anos e aí fiquei com medo de perdas. Preciso me dar mais chances se não vou ficar cada vez mais sozinha. Beijos querida.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

Comente pelo Facebook