Dicas para Cartagena é o que conto para vocês neste post de hoje.  Chegamos em Cartagena em 11 de novembro.  Em uma noite de muita chuva e do taxi para o aeroporto via-se que as ruas estavam inundadas e havia multidões de pessoas. Era tanta gente e caía tanta água que o motorista dirigia a 10 km por hora em um táxi muito velho. Me deu uma sensação de pânico, porque ele olhava e se abaixava constantemente para verificar se não tinha entrado água da chuva dentro do carro.

Ele nos explicou que era noite de carnaval na cidade.  Nunca imaginei que lá o carnaval pudesse acontecer em pleno mês de novembro. Nosso hotel era o Intercontinental em Bocagrande.  É um bairro  localizado na península em forma de “L” com hoteis, restaurantes e lojas elegantes.  Distante do centro histórico apenas 10 minutos de táxi. Após uma hora de trânsito, temporal e multidões, finalmente chegamos  no Intercontinental.

dicas-para-cartagena

dicas-para-cartagena

O Intercontiental fica em frente da praia de Bocagrande.  É uma praia urbana com água clara e muito quente, prém com areia vulcânica escura. A infraestrutura é precária, tem cadeiras e guarda-sois para alugar.  Porém o assédio dos vendedores ambulantes é insuportável. Eles insistem mesmo. Há muitas mulheres propondo massagens e eu recusei várias.  Então uma delas sentou-se à minha frente, pegou meu pé e disse que iria me dar uma demonstração.

Resultado: tive que pagar pela tal massagem. O assédio é tanto que a polícia se apresenta aos turistas e explica para não aceitar nada de amostra grátis ou degustação, porque tudo é cobrado. Negocie sempre o preço, até quando entrar nos taxis. Dê o destino e pergunte quanto é sempre.

dicas-para-cartagena

Tinhamos 5 dias para descobrir Cartagena e sabíamos pouca coisa sobre o lugar. Portanto, iriamos explorar muitos lugares para visitar, para comer, para passear, enfim as melhores coisas para se fazer em Cartagena.

dicas-para-cartagena

dicas-para-cartagena

Estas bolsas coloridas que vocês estão vendo nas duas imagens acima é “made in Colômbia” e chamam-se Wayuu. É o acessório mais típico do país e é produzido pela tribo Wayuu que fica entre a Colômbia e a Venezuela, mais precisamente na Península de La Guajira. Elas são coloridíssimas e em padrão geométrico,  totalmente feitas a mão, artesanato puro e em formato de saco.

É impossível encontrar duas iguais. Em cada esquina da cidade se encontra uma lojinha com centenas delas.  E eu não resisti e trouxe uma para minha filha. Os preços variam de loja para loja entre 60 a 290 pesos colombianos,  mas as mais caras ficam na Rua Callejón de Los Estribos.

dicas-para-cartagena

dicas-para-cartagena

dicas-para-cartagena

Cartagena  das Índias é uma cidade rica em história, cultura e cheia de mistérios. Todo o desenvolvimento comercial começou ali. Assim como os primeiros passos para a abolição da escravatura. A cidade lutou muito para salvar seu ouro e prata dos navios piratas. Todas as ruas com suas casas cercadas pelas muralhas  que têm 11 km de comprimento e 166 ruelas  carregam o peso da história, da guerra, da violência e do racismo.

O lugar tem uma localização estratégica. Por isso foi sede de um porto muito importante durante o período colonial e, consequentemente, a região se desenvolveu e tornou-se alvo constante de ataques piratas.  Depois de muitos anos se vê a miscegenação em cada rua. As pessoas se orgulham de suas raízes e  vê-se a mistura de culturas, religiões, línguas e instrumentos, especialmente através da música.

dicas-para-cartagena

dicas-para-cartagena

Plaza de Santo Domingo

dicas-para-cartagena

Convento de Santo Domingo

Cartagena é uma cidade  que tem um povo pacífico. É muito seguro caminhar por suas ruas. E isto é a melhor coisa que se pode fazer na cidade: andar. Principalmente à tardinha, quando o sol se põe, porque faz muito calor. Outra coisa legal é fazer um passeio de carruagem.

dicas-para-cartagena

dicas-para-cartagena

Plaza de Santo Domingo – Estátua de Fernando Botero

Seu centro histórico, Patrimônio Cultural da Humanidade, vive do turismo com lindos hotéis boutiques, muitos restaurantes e café badalados.  O café Cuba  1400 é muito legal. Fica dentro de um sobrado azul e tudo gira em torno da piscina retangular pequena. Em volta dela há almofadas e as pessoas tomam seus mojitos com os pés dentro d’água. As garçonetes usam os trajes típicos das rumbeiras e são muito simpáticas.

Outro café incrível, com música ao vivo,  totalmente descoberto é o “Baluarte” que fica em frente ao Hotel Charleston.  Um hotel em um prédio amarelo lindíssimo e que à noite com as luzes acesas oferece um espetáculo lindíssimo. O Café Del Mar é seu concorrente na disputa para se ver o por do sol. Porém, nós gostamos mais do “Baluarte”.

dicas-para-cartagena

Vista do Hotel Charleston

Há três excelentes  restaurantes na cidade que são : o “Carmen” que é uma filial do de Medellin, que tem 4 anos de existência  e se localiza dentro do Ananda Hotel Boutique. Tem dois ambientes, sendo que um na rua em meio a um jardim lindo. No TripAdvisor ele está como o melhor restaurante da cidade. O outro é o 1621 que fica dentro do Hotel Santa Clara Sofitel que é muito bom. E o terceiro é o “El Santíssimo” que tem um menu degustação ótimo.

Todos os 3 restaurantes não tem um cardápio muito variado. Porém, há todas as opções: carne, peixe, pato, frango, massa, etc. Em Cartagena a culinária é composta basicamente de frutos do mar, frutas e legumes frescos. Os pratos locais são uma mistura de influência da culinária espanhola com a culinária africana com sabores e texturas indígenas. Um dos pratos mais apreciados é o Ceviche.

dicas-para-cartagena

Piscina do Hotel Boutique Ananda

dicas-para-cartagena

Hotel Charleston

O Hotel Santa Clara é um ícone arquitetônico do lugar. Ele ocupa o prédio do convento que foi construído no príncípio do século XVII. Nele há a  suíte  Botero,  em homengem ao pintor colombiano Fernando Botero – aquele que ficou conhecido por pintar “as gordinhas”. A suíte é toda decorada com artigos pessoais  e obras do artista.

Há também as catacumbas  que inspiraram o escritor colombiano Gabriel Garcia Marques ( Premio Nobel) a escrever o romance “Do Amor e Outros Demônios” e “O Amor Nos Tempos do Cólera” – um dos livros mais lindos que já li.

dicas-para-cartagena

Bar Restaurante Baluarte

A grande variedade de sobrados coloridos com arquitetura em estilo colonial é um cartão postal da cidade.  E  um dos melhores passeios é caminhar no final de tarde  por entre as ruas estreitas e se deixar encantar. Qualdo o sol se põe é chegada a hora de acender as  luzes nos lampiões antigos e explorar as ruelas em um passeio romântico de charrete.  É a maneira perfeita de experimentar Cartagena no ar quente das noites de novembro.

dicas-para-cartagena

As muralhas do século XVI que protegem a cidade guardam suas antigas igrejas, suas praças, suas mansões coloniais e é por essas características que a cidade é Patrimônio Mundial da UNESCO.

dicas-para-cartagena

Outra opção para você se divertir é navegar ou passar o dia em uma lancha e descobrir as Ilhas Rosário e conhecer Playa Blanca. Não dá para vir a Cartagena e só ficar em terra firme. São quilômetros e quilômetros de praias.

As Ilhas Rosário são o maior grupo de ilhas em Cartagena e de barco se chega em torno de 45 minutos. É um arquipélago de 27 ilhas formados por recifes e corais. Quando se trata de um passeio de barco é a melhor coisa a se fazer em Cartagena. É fácil chegar a esta ilha de barco público. Mas se optar por uma ilha menor, a opção é ir de barco privado. Foi o que fizemos!

dicas-para-cartagena

A Playa Blanca é uma das melhores praias da Colômbia. No pico da alta temporada ela fica lotada. Ela fica precisamente na Isla Baru. O único senão é que é um destino muito procurado, o que torna a areia suja e sem infraestrutura, mas  a água é um verdadeiro Caribe. Há alguns paradores bastante procurados pelos nativos e pelos turistas. Portanto, não vai pensando que encontrará privacidade porque isso está fora de cogitação. Porém, já que está lá, tem que ir.

dicas-para-cartagena

dicas-para-cartagena

Espero que vocês aproveitem bem estas dicas. Cartagena das Índias é um dos destinos que está muito na moda, porém sempre é bom a gente pesquisar antes de ir. Não dá para chegar em um lugar sem algumas noções prévias do que iremos encontrar.

Eu adorei conhecer Cartagena. Escolhemos este destino para comemorar meu aniversário e o nosso aniversário de 25 anos de casados. Foi ótimo! Aproveitamos tudo e voltamos renovados!

Lembrando: se você não quer perder nem um post  e não tem tempo de entrar no blog diariamente, assine a newsletter aqui e receba em seus email  sempre às sextas-feiras todos os posts da semana. Fácil não?

Se você está de viagem marcada, aproveite bem estas dicas de Cartagena. Um grande beijo!

Você também pode gostar:

6 comentários

Comentário

Janeisa, adorei as dicas! Pretendo ir ano que vem e vou aproveitar todas! Bjs

Comentário

Oi Méri, que bom! Com certeza, vais gostar bastante. Bjs querida!

Comentário

Oi Janeisa,
Minha filha esteve em Cartagena no ano passado e amou. Voltou carregada de´artesanatos, pois são maravilhosos. Eu estou planejando ir, mas meu marido está com um probema de coluna imenso e tem medo de se tratar, o que tem restringido um bocado nossas idas e vindas.
Obrigada pelas dicas, quem sabe eu tome coragem de ir com ele assim mesmo…
Bjs

Comentário

Oi Betty, Cartagena é um lugar bem bacana rico em uma história colonial centenária. Faça ele se tratatr e vão os dois aproveitar uns dias porque ninguém é de ferro. Um grande beijo!

Comentário

Muito obrigado pelas dicas. Realmente são muito importante para mim. Obrigada..

Adorei o blog.

Comentário

Oi Vivi, fico contente em saber que irá aproveitar as dicas. beijos!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

Comente pelo Facebook