O Calendário de Pirelli  2017 retrata a beleza de todas as idades. O famoso Calendário Pirelli de 2017 . Fotografado por  Peter Lindberg  e apresentado em Paris esta semana. Trouxe 17 mulheres que foram retratadas sem nenhum retoque. Até aí, tudo bem. Porém, o que chamou à atenção foi que desta vez, no meio de um time de mulheres bem mais jovens, apareceram modelos e atrizes mais velhas.

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Elas são: Charlotte Rampling (70), Julianne Moore (54), Helen Mirren (71), Uma Thurman, Nicole Kidman (49) e Robin Wright entre outras. Todas mostraram não apenas partes de seu corpo, mas também o seu “eu”  mais íntimo.

Mario Tronchetti Provera,  presidente e diretor executivo da empresa  disse: em uma sociedade que está envelhecendo, não podemos nos livrar da idade. Temos que conviver com ela de uma forma positiva. Fotografar mulheres com mais de 40 anos é uma maneira de chamar à atenção das pessoas para que percebam as tendências atuais do mercado de moda.

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Helen Mirren  olha imperiosamente de dentro de um colarinho alto que lhe emprestou uma aura de majestade. Nicole Kidman confronta a câmera, com suas feições ligeiramente sulcadas.  Seus braços musculosos abraçando as costas de uma cadeira. Charlotte Rampling encara a objetiva com sua pele pálida e seus olhos famosos completamente  desprovidos de maquiagem.

O calendário que é produzido anualmente, é entregue gratuitamente a um seleto grupo de clientes e membros da elite da moda.  Para 2017, o calendário concentrou-se mais claramente na idade e, no processo de envelhecimento. Desprezando o tabu da juventude na  moda. Evidentemente, o preconceito contra a idade,  já não se aplica a campanhas de marketing de estilo. Justamente, por reconhecerem o poder aquisitivo das mulheres mais velhas.

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O mestre alemão Peter  Lindbergh (72), conhecido por seus retratos cinematográficos e naturalistas de inúmeras modelos, teve a intenção de demonstrar que há beleza na idade sim.  E, mais do que isso, audácia. Ele foi o único fotógrafo convidado a produzir o Calendário Pirelli pela terceira vez.  Foi ele quem  fez o de 1996 no deserto de El Mirage, na Califórnia.  E o de 2002 nos estúdios da Paramount Pictures em Los Angeles. Em 2014, foi novamente Lindbergh, juntamente com Patrick Demarchelier, que tirou as fotografias para comemorar os 50 anos do calendário.  Que foi lançado pela primeira vez em 1964.

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O fotógrafo explicou o tema subjacente ao Calendário Pirelli 2017: “Numa época em que as mulheres estão representadas na mídia e em qualquer outro lugar, como embaixadores da perfeição e da juventude, achei importante lembrar a todos que há uma beleza diferente.

Mais real e verdadeira e não manipulada por interesses comerciais. “Quis defender um tipo diferente de beleza. O sistema atual, baseado no consumo, oferece um único tipo de beleza, extremamente  ligado à ideia de juventude e de perfeição, que não tem relação com a realidade e com as mulheres”, defende Lindbergh. O título escolhido foi “Emocional”, para enfatizar  a idéia por trás de suas fotos: “criar um calendário não em torno de corpos perfeitos, mas na sensibilidade e emoção”.

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Para transmitir sua idéia de beleza natural e feminilidade, Lindbergh retratou 14 atrizes de renome internacional. São elas Jessica Chastain, Penelope Cruz, Nicole Kidman, Rooney Mara, Helen Mirren.  Julianne Moore, Lupita Nyong’o, Charlotte Rampling, Lea Seydoux.  Uma Thurman, Alicia Vikander, Kate Winslet, Robin Wright e Zhang Ziyi. Ele também incluiu Anastasia Ignatova, professora de Teoria Política na MGIMO – Universidade Estadual de Relações Internacionais de Moscou. Estas escolhas revelaram mais uma vez o  seu amor pelo cinema.

As fotos foram tiradas entre maio e junho deste ano em cinco locais diferentes: Berlim, Los Angeles, Nova York, Londres e a praia de Le Touquet, na França. O resultado foi um calendário composto por 40 imagens.  Feitas não apenas no estúdio, mas também em uma série de cantos da cidade e  ao ar livre.

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Peter disse também que não pensou na idade delas e sim que todas têm algo vulnerável e verdadeiro dentro de si ao mesmo tempo. Ele não estipulou nenhuma pose e não as forçou em nada e também não prometeu que elas ficariam ótimas. Para ele, o mais legal foi que elas pudessem ser elas mesmas. Ser sexy não tem nada a ver com pele. Para ele, ser sexy é ter um toque de malícia na voz. Não tem nada mais erótico do que  a fala.

No ano passado, a gigante de luxo Céline ousou ao apresentar o octogenária Joan Didion como o rosto da marca. Sem falar da onipresente Carmen Dell’Orefice e Iris Apfel, que a cada campanha de moda  ganham  uma  multidão  de seguidoras.

Quer saber mais acesso o site www.pirellicalendar.com

Muito bom este reconhecimento e sensibilidade  da Pirelli em ter esta sacada e retratar em seu calendário a beleza de todas as idades, sobretudo das mulheres mais maduras.

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3 comentários

Comentário

Lindo!!!

Comentário

Muito bom o trabalho e valoriza o tempo de analise da beleza não plástica mas…a involvência da imagem feminina!!!

Comentário

Oi César, muito obrigada pela vista e comentário. Também achei o ensino fabuloso, aliás a Pirelli sempre arrasa. Obrigada e um grande abraço!

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