Buenos Aires Sob Medida
Passei um feriado de Páscoa em Buenos Aires, cidade alegre, pessoas educadas e hospitaleiras. Com avenidas largas, muitos cafés com alfajores Havana. Restaurantes típicos de “parriladas” e de carnes maravilhosas, numerosas lojas de couro e perfumarias.
O centro da cidade conta com sua “Calle Florida”.
É a principal rua de comércio. Com apresentações de tango que fazem o delírio dos turistas. Outra rua de comércio tradicional é a Córdoba.
Um passeio na Recoleta é obrigatório. Seja por seus cafés e bares. E também por suas lojas sofisticadas. E a arquitetura que é belíssima, bem estilo “francês”. Quem gosta de decoração e design deve visitar o Buenos Aires Design. É um shopping com várias varandas ao ar livre com cafés e restaurantes. Outro passeio interessante é o “cemitério” famoso por abrigar o túmulo de Evita Perón.
Ir ao Porto Madero, às margens do Rio de La Plata é ver a revitalização dos antigos galpões de armazenamento de produtos e alimentos que vinham pelo mar. Eles foram transformados em sofisticados bares, cafés, restaurantes e cinemas. Conta ainda com um museu com uma vista incrível do rio e de prédios residenciais de luxo. Vale à pena a caminhada para admirar a bela obra que é a Ponte da Mulher, obra do arquiteto espanhol Santiago Calatrava.
O bairro de San Telmo conta com sua famosa feira aos domingos, na Praça Dorrego. Reúne uma variedade de “barracas” com artesanato local e antiguidades. Cercados por grupos que fazem o espetáculo para o turista, com dançarinas e dançarinos de tango.
Um passeio bem legal é navegar pelo Delta do Rio Tigre, no Rio Paraná. E conhecer a reserva natural formada por um enorme conglomerado de ilhas. Pega-se um trem que corre pela costa do rio da Prata e chega-se até a estação fluvial. De lá se pega um barco que percorre um dos afluentes do rio.
Assistir a um show de tango é outra parada obrigatória. Fomos na Esquina Carlos Gardel e pudemos apreciar um jantar seguido de um show espetacular.
Adorei tudo!
Um pouco da história do tango – paixão nacional da Argentina.
Bueno Aires é a capital internacional do tango. Lá, tudo gira ao redor dessa dança, que tem um dos ritmos mais sensuais e envolventes. Foi desenvolvido na Argentina e no Uruguai no século XIX. Até hoje inspira tantos poetas, músicos, atores e diretores de cinema e de teatro. É uma fusão de música européia, africana e gaúcha. Carlos Gardel foi o inventor do tango-canção. Nasceu em 11/12/1880, em Toulouse, França. Faleceu em 1935 aos 45 anos de um acidente aéreo em Medellín, Colômbia. Ele foi o grande divulgador do tango no exterior.
Muitos detalhes de moda, arte e cultura nas ruas de Buenos Aires me chamaram à atenção. Acho que a taxa de natalidade deve ser muito alta, porque nunca vi tanta loja infantil com roupas de sonho. A Galeria Pacífico, localizada no centro, é o shopping mais visitado pelos turistas. A cúpula central desta galeria é um show de afrescos lindíssimos. O “Pátio Bullrich”, na Recoleta, foi o primeiro shopping da cidade. Reúne griffes muito boas. Na minha opinião é o mais lindo de todos, só pelo lustre maravilhoso, já vale a visitação.
A Avenida Alvear, também na Recoleta, conta com 8 quadras das mais exclusivas em termos de moda de luxo. Sem dúvida é a avenida mais elegante da cidade.
Na Avenida Santa Fé, encontra-se a filial mais linda e impressionante da livraria “El Ateneo”. Funciona em um antigo teatro , inaugurado em 1919. São quatro fileiras de camarotes, com capacidade para 550 poltronas. Lá você pode se deliciar lendo alguns livros e degustando umas medialunas com manteiga e doce de leite.
San Telmo é o bairro mais antigo. Aos domingos, na Praça Dorrego, há uma feira de antiguidades com várias barracas e muitos shows de tangos nos arredores. Fiquei encantada com tanta coisa bonita.
O Delta do Paraná, ou Delta do Tigre, ou simplesmente Tigre é um gigantesco conjunto de ilhas, reserva natural da fauna e flora da Argentina.
É bem perto da capital. Vai-se de ônibus até a estação de trem que percorre 15 kms à beira do Rio da Prata para chegar ao Delta do Tigre. Passa-se pelas províncias de Vicente Lopez, San Isidro, San Fernando e Tigre. Dá para apreciar as belas casas da região com seus jardins floridos e bem cuidados. As estações são super charmosas e contam com cafeterias e restaurantes.
Chegando à estação fluvial do Tigre, pega-se um barco que percorre o Delta e faz-se um tour. Há desde uma hora e meia até o dia inteiro para contemplar as ilhas e as paisagens. Neste percurso se avista as residências, e vê-se claramente que são resquícios de um passado luxuoso e próspero da área. Com albergues, hotéis, cassinos, museus e muitos clubes esportivos. É uma área de lazer muito freqüentada aos finais de semana.
É um passeio imperdível para quem aprecia a natureza.
Buenos Aires sob medida é a cidade perfeita para um feriado prolongado, você pode aproveitar toda a modernidade e o glamour portenho.
Super beijo!