Betty Faria 76 anos a nossa eterna Tieta. A querida atriz recebeu do ator português Ricardo Pereira, uma boneca criada à sua imagem na novela “Tieta”. O momento aconteceu, no dia 18, no programa “Sem Cortes”. Betty ficou muito feliz e agradeceu em seu Instagram e escreveu: “Linda, Tieta! Saudades”. Sua timeline foi invadida por um monte de comentários carinhosos.
A novela “Tieta” foi escrita por Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares. Foi um dos maiores sucessos da televisão brasileira e teve como base o romance “Tieta do Agreste “de Jorge Amado. Foi exibida entre agosto de 1989 e e março de 1990. Foi sem dúvida, um dos papeis mais marcantes de Betty. Para mim não. Todos os outros papeis em que ela atuou foram muito relevantes e eu sempre fui sua fã de carteirinha.
Sou apaixonada pela Betty desde a minha adolescência. Ela sempre foi meu “ídolo”. Foi a atriz mais charmosa e bela de todos os tempos. Nunca gostei daquela beleza certinha e daquela beleza “narizinho arrebitado”. Pra mim, charme e atitude sempre andaram de mão dadas e Betty carregou todos estes atributos. Betty não era a protagonista das novelas, Betty era a despachada, a escrachada, a sensual, a mulher guerreira e desbocada que ficou marcada pela sua beleza forte e pelas suas personagens também fortes. Até ser descoberta pelo público pelo seu carisma, sua força de interpretação seu sorriso e sua atuação em cena.
Betty estudou ballet por 10 anos. Eu sempre admirei seu corpo magro e esguio quase sem peito. E mesmo sem peito ela sempre exalou uma sensualidade impar.
Me apaixonei pela Betty em “Véu de Noiva”em 69, depois veio “Cavalo de Aço” em 73 e mais “O Espigão” em 74
Betty já tinha me conquistado e então conquistou o público . Betty me conquistou também por ter conquistado o amor de Claudio Marzo. Sim, porque na época o ator Claudio Marzo foi o homem que eu achava mais lindo da televisão brasileira. E minhas amigas e minhas irmãs sabem de meu amor platônico por ele. Fiz um luto quando ele morreu em 2015 aos 74 anos. Betty e Claudio tiveram a filha Alexandra Marzo que também foi atriz por um período de tempo, mas hoje não atua mais.
Betty Faria na novela “Pigmalião 70” como Sandra. A atriz venceu o Troféu Helena Silveira de Melhor Atriz Coadjuvante.
Lembro bem de Betty em seu papel de primeira “mocinha”. E ela arrasou. Foi na novela “Pecado Capital” da gloriosa Janete Clair, de 1975 em que contracenou ao lado de grandes feras como Francisco Cuoco e Lima Duarte. “Pecado Capital” foi um dos maiores sucessos do horário nobre da Globo. E foi considerada pela crítica um dos maiores sucessos da autora.
Então veio “Baila Comigo” em 1981, aí o sucesso estrondoso de “Tieta” em 1989, Suave Veneno” em 1999. Então “Pé na Jaca”em 2006” e “Avenida Brasil” 2012.
Em 2013, muitas pessoas idiotas criticaram a Betty por ela ter ido à praia de biquini e ela reagiu a estes “haters”da forma mais inteligente e elegante, do “jeito Betty de ser”. veja o vídeo: