Eu sempre ouvi falar que com a idade menos é mais.  E que a partir dos 50 anos, há muitas regras de moda e estilo que precisamos seguir para ficarmos adequadas. Aí eu pergunto, adequadas a quê? Eu faço coro que devemos dar um adeus às regras de como se vestir em cada idade. 

Vocês lembram da polêmica que houve a um tempo atrás, em 2013, quando a atriz Betty Faria, na época com 72 anos, foi à praia de biquíni? O povaredo todo gritou que ela era uma velha e não podia usar mais biquíni. E Betty foi maravilhosa em sua resposta. “Velha baranga, sem espelho, e outras ofensas que, passada a raiva, me fizeram pensar na burca. Então querem que eu vá à praia de burca. Que eu me esconda, que me envergonhe de ter envelhecido? E a minha liberdade? Depois de tantas restrições alimentares, remédios para tomar, exercícios a fazer, vícios a evitar, todos próprios da idade, ainda preciso andar de burca? E o prazer, a alegria, meu humor?”

betty-faria

Ela deu um recado e ousou erguer sua voz pra se fazer respeitar.  E deu um para-te-quieto nas pessoas ridículas de alma que se acham eternas.

Betty, foi uma das atrizes mais lindas da nossa geração. Eu queria ser ela em minha adolescência.  Quando ela contracenou com o Lima Duarte na novela “O Pecado Capital”, na personagem de Lucinha.

E hoje acho que Betty continua linda para sua idade.  E toda a beleza precisa ser analisada no seu contexto assim como regras de moda devem ser repensadas, porque estão ficando ultrapassadas à medida que o paradigma da juventude está sendo quebrado.

Betyy-faria-em-pecado-capital

Quantas e quantas vezes ouvimos dizer que na nossa idade saias um pouco mais curtas nem pensar. Transparências estão fora de questão, decotes ousados ficam feios, etc… Porém, é hora de dar um adeus a certas regras de como se vestir em cada idade.  Porque todos os dias vimos mulheres incríveis com bem mais de 50 anos que nos mostram que podemos vestir o que quisermos, seguindo o nosso estilo.

É preciso dar um basta aos estilos padronizados. É preciso quebrá-los e usar aquilo que se gosta e aquilo que a gente se sinta bem.

A idade é apenas um número e cabe a você usar ou não um vestido mais curto. Por que não?

Quando a gente se livrar do complexo da juventude, aí poderemos usar tudo.

Mirem-se no exemplo da belíssima Susan Sarandon. Que no alto dos seus 69 anos,  usa um vestido com um “big” decote e uma maxi-fenda.  Já falei neste post que ela pousou para a campanha de outono/inverno  para  Marc Jacobs

susan-sarandon

Outra regra pra ser quebrada é o uso das transparências. Claro que ninguém vai sair totalmente transparente. Mas uma renda tem o seu charme e podemos usar sim. A ex-modelo dos anos 80, Elle MacPherson, com 52 anos nos mostra que podemos investir em uma saia com uma renda transparente e não ficar vulgar.

Elle-mac-pherson

Excesso de brilho pode cair no mau gosto e ser vulgar. Porém, Cindy Crawford, aos 50 anos,  nos mostra que um vestido em prata de paetês, pode sim ser muito elegante.

cindy-crawford

Lembrem-se que cada uma de nós envelhece a seu tempo e de forma diferente. E somos nós, somente nós é que podemos decidir o que queremos e o que gostamos de usar. Não são os outros, não são as jovens. Eu pergunto a vocês: a gente dá palpite no que as mais jovens usam? Não! Então não vamos permitir que as outras e os outros venham nos dizer o que temos e o que devemos vestir. A escolha final é sempre nossa. As regras de como se vestir e cada idade podem e devem ser quebradas. Hoje, os 70 são os novos 50, os 60 são os novos 40 e os 50 são os novos 30.

O importante é sermos felizes não é mesmo?

Se você gostou deste texto, compartilhe com alguma amiga sua e deixe um comentário aqui em baixo.

Um super beijo!

Você também pode gostar:

10 comentários

Comentário

Acho que o ais legal é a gente ser fiel a nos mesmos
bjs

Comentário

Acho que não devemos nos submeter.a regras, mas acredito que elegância no vestir é ter noção do que nos cai bem, quando a mulher se cuida, qualquer coisa fica bem, mas um shortinho numa mulher muito envelhecida acho que fica meio estranho. Bom gosto e uma certa discrição acho fundamental. Minha humilde opinião. Adoro seus postos e me identifiquei com sua maneira de vestir. Sou de Porto Alegre também. Bj

Comentário

Oi Maraliane, que legal, uma conterrânea minha de Porto Alegre! Obrigada pelo carinho! Concordo com você, quando uma mulher se cuida, tudo lhe cai bem. Beijos e obrigada pela visita.

Comentário

Oi Carol , é verdade e ainda mais quando a gente encontra nosso estilo. Beijos!

Comentário

Oi Janeisa,
Adorei o post. Nunca tive isto de tal roupa para tal idade, mas acho que algumas roupas ficam melhores em determinados tipos de mulheres, independente da idade.
Bjs

Comentário

Oi Betty, que bom! Eu também não tenho frescura, apenas bom senso. Beijão!

Comentário

Tem algumas roupas que vejo nas lojas e penso: “Isso já usei “, agora não dá mais…
Mas isso acontece raramente..,,hhhh
O que impota é a gente se sentir bem … e estar ” segura ” com o que está vestindo !

Comentário

Eu penso assim muitas vezes. O problema é que a gente sempre pensa: se usar isso, o que os outro irãopensar? Beijos!

Comentário

Adorei o post! Realmente a idade não determina o que vc pode usar! Mas o bom senso de sabermos o que podemos usar e ousar sem perder a elegância! A Elle Macpherson está linda! Sensual, sem perder a elegância. Bjs

Comentário

OI Marga, é verdade. Podemos usar sim muitas roupas e não devemos nos rotular dizendo que já não temos idade. Temos idade sim, e pra fazer muita coisa ainda, e sobretudo se sentir linda! Beijos querida!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

Comente pelo Facebook