Tendinite no punho tem cura?
Hoje temos mais um post informativo sobre a tendinite. Escrito pelo Dr. Celso Ricardo Folberg.
“Não há quem não tenha ouvido falar da tal da “tendinite no punho”. Aquela dor no punho sem um traumatismo evidente dificilmente passará sem alguém afirmar : “isso aí é tendinite…” Essa dor não poupa ninguém. Da criança ao idoso, homens e mulheres. Quem trabalha, quem estuda, quem nem trabalha nem estuda… pode aparecer em qualquer um!
Mas será que tendinite é tão frequente assim?
Como ortopedista e cirurgião de mão, vejo pacientes exclusivamente com queixas da mão até o cotovelo. Praticamente todos os dias chegam pacientes com a queixa: “Doutor, tenho tendinite…” Seguem-se alguns comentários clássicos: “tendinite não tem cura”, “é do meu trabalho”. “Será que é reumatismo?”, “já tratei com tudo (geralmente fisioterapia / medicação / gesso) ”. “O outro doutor queria me fazer uma infiltração”, “fiz um raio-x e não apareceu nada”, “me disseram que é tendinite sem pedir nenhum exame”…
Começaremos pelo básico: o que é tendinite?
Tendinite ou tenossinovite é a inflamação do tendão com sua bainha. O tendão funciona como uma “corda” conectando o músculo ao osso e promovendo a sua movimentação. Quando o músculo contrai, traciona o tendão que por sua vez movimenta o osso e a articulação. Para que o tendão deslize mais facilmente, existe uma bainha. Que é chamada bainha sinovial, que envolve o tendão e que produz um líquido lubrificante (líquido sinovial) para facilitar o deslizamento. A inflamação deste sistema é a famosa TENDINITE ou TENOSSINOVITE.
Na região de punho e mão existem vários tendões, tanto na parte de “cima” (dorsal) quanto na parte de “baixo” (palmar). Na tendinite, classicamente a mobilização do tendão inflamado estará dolorida. Portanto poderemos identificar o(s) tendão (ões) inflamado (s) com relativa facilidade.
Sabem vocês quantas vezes o paciente chega com a queixa de “tendinite” e nenhum tendão é identificado com dor?
Na minha prática diária isso ocorre na maioria das vezes. Ou seja: este incômodo na mão , esta dor, esta perda de força, esta dificuldade de movimentar a mão e o punho, NA MAIORIA DOS CASOS NÃO É TENDINITE !!!!
Ato contínuo, surge a questão: então qual é o diagnóstico?
Podem ser vários… mas vou dar o exemplo com os mais frequentes.
Aproveitando que já falamos do líquido sinovial, cistos sinoviais são pequenas “bolinhas” com líquido sinovial dentro. Que podem aparecer em mão ou punho externamente, mas podem surgir internamente também, muitas vezes causando dor. Também pelo punho passam os nervos que vão para a mão. E muitas vezes o nervo Mediano pode estar “apertado” no túnel por onde passa, causando dor na mão.
Essa compressão do nervo mediano, que muitas vezes causa também formigamento nos dedos, é a chamada Síndrome do Túnel do Carpo, muito prevalente em mulheres acima dos 40 anos. Outras vezes, ao identificar o local da dor, o paciente se lembra de algum lugar no passado uma história de traumatismo na mão/punho que “na hora achei que não era nada…” Isso as vezes é uma lesão de ligamento, de cartilagem articular, eventualmente até uma fratura ainda não consolidada que precisa de tratamento! E assim como esses, vários outros exemplos de lesões inicialmente chamadas de “tendinites” podem ser outras patologias.
E A TENDINITE, EXISTE MESMO?
Claro! A inflamação de tendões do cotovelo até a mão pode ocorrer. Tem sinais clássicos no exame físico. Principalmente dor no tendão envolvido ao se fazer um esforço ou simplesmente palpando o mesmo.
MAS ESSA TENDINITE TEM CURA?
Em primeiro lugar, um tendão inflamado necessita de repouso. Por isso é que se usa imobilização com tala ou uma restrição aos esforços daquele tendão para que haja melhora. Auxilia bastante para combater a inflamação o uso de medicação anti-inflamatória. Que pode ser utilizada por diversas vias. Em alguns casos, a infiltração de medicação diretamente na bainha do tendão pode estar indicada. Fisioterapia e acupuntura também podem ajudar na recuperação.
Na maioria das vezes, com um diagnóstico correto de tendinite, as medidas acima resolvem . Se não resolverem num determinado período de tempo, estará indicado o tratamento cirúrgico, com boas chances de alívio.
Concluindo, a tendinite do punho existe, porém, bem menos frequentemente do que as pessoas imaginam. Pois ela certamente não é a responsável por todas as dores na região do braço!
Nos casos em que o diagnóstico for realmente tendinite do punho ou da mão, tranquilize-se: A cura existe!”
—————-x—————-x—————–x—————–x—————-x—————
Muito obrigada Dr Celso Ricardo Folberg, por dividir conosco um texto tão tão importante e informativo. Muitas mulheres 50+ muitas vezes não sabem o porque têm dor e o que fazer com a dor. Saber que a tendinite pode ter cura é um alívio.
Dr. Celso Ricardo Folberg
Ortopedia e Traumatologia
Cremers 16846
Médico pela Faculdade de Medicina UFRGS. Traumatologia e Ortopedia pelo HCPA. Cirurgia de mão e microcirurgia pelo Brown University / Rhode Island Hospital Fellowship.
Mestre em cirurgia pela UNICAMP. Chefe do Grupo de Cirurgia de Mão do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do HCPA. Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão e da American Society for Surgery of the Hand.
www.clinicadamaoaocotovelo.com.br
Clínica da Mão ao Cotovelo
Fones: 51 3378-9944/ 3217-1861/ 3217-1310
Rua Soledade, 569 / 601
Mãe de Deus Center
Porto Alegre / RS
CEP 90470-340
2 comentários
DENISE EGITO
Oi, Janeisa! Trabalhando há 30 anos como jornalista, já tive de tudo! rsrs. Lembro do médico dizer que era epicondilite (e não tendinite como eu pensava). Já tive problemas nos ombros, punhos e mãos. E hoje em dia sinto dores nos cotovelos (olha a epicondilite de novo!) e dedão da mão direita. Não é fácil!
Bjs
Janeisa Tomás
Oi Denise, que bom que este post lhe ajudou! Tendinite e problema de mão e punho é bem mais comum do que eu pensava. Beijos!