Black friday ou black fraude? A Black Friday é comemorada anualmente na 4ª sexta-feira do mês de novembro. Neste ano, a data será no dia 24 de novembro. Porém já tem 90% das lojas antecipando os seus “descontos”. Em época de black friday as lojas costumam “achar” que ainda conseguem enganar o consumidor. Passeando pelas lojas do Iguatemi daqui de Porto Alegre dá para ver que a maioria das vitrines já se encontram adesivadas com letras garrafais anunciando a imperdível BLACK FRIDAY.
Mas afinal o que é a Black Friday? É um evento adotado por lojistas nos Estados Unidos. E atualmente é adotado por vários países em todo o mundo, inclusive o Brasil. Nos Estados Unidos os descontos podem chegar até 90/% sobre o preço original.
Aqui, infelizmente acontece uma “black fraude”. Porque os lojistas tem a maior cara de pau de anunciar promoções com descontos progressivos. E estes descontos progressivos não fazem parte do espírito de uma promoção para queimar estoques. Que possam favorecer os consumidores e atrair novos clientes. Se levar uma peça o desconto é 10%. Se levar duas, o desconto é 20%. Se levar três, o desconto é 30% e assim por diante.
Em outras lojas, poucas araras são destinadas para a “black friday” e pasmem as roupas ali penduradas ou dobradas são de coleções dos anos anteriores. E pior, estamos em plena temporada de primavera/verão. Mais pra verão do que primavera e muitas das roupas expostas para a promoção são de outono/inverno e das antigas totalmente já fora de moda.
No eixo Rio/São Paulo, as promoções deste evento já acontecem de uma maneira mais engajada com o espírito americano da coisa. Ainda é possível encontrar boas promoções não só em lojas de artigos de roupas e de cama, mesa e banho, como também em lojas de móveis e eletrodomésticos.
Eu me sinto totalmente enganada, desrespeitada, porque nós mulheres 50+ sabemos o que queremos, não somos bobas e se gostamos de moda e se já visitamos o shopping algumas vezes também conhecemos a coleção. E assim sabemo qual era a coleção que estava e peças antigas para fazer da black friday uma black fraude não nos pegam porque não somos bobas.
Qual sua opinião sobre este assunto? O que você acha sobre a black friday de sua cidade?
Grande beijo!
3 comentários
luma rosa
Oi, Janeísa!
Eu compro mais pela internet do que na cidade em que moro. Aqui tudo é mais caro por ser cidade turistica. Acho que é minha sina morar em cidades com custo de vida alto. Mas enfim, andando pelas ruas, posso ver os anúncios e de antemão constatar o oportunismo da data. O povo não cai mais nessa!
Acompanho os preços por aplicativos e dificilmente vou comprar algo achando que o preço está em oferta por causa dessa data. Como consumidores, devemos estar atentos o tempo todo, não por sovinice, mas por não ser enganado com falsas ofertas. Afinal, se você não ganha, alguém está lucrando.
Bom fim de semana!!
Beijus,
Janeisa Tomás
Oi Luma, é mesmo, você tem razão. Nós como consumidoras estamos mais atentos do que os lojistas pensam e eles acham que ainda conseguem criar armadilhas ridículas para nos enganar. Black FRiday de verdade acontece nos Estados Unidos. Tive a oportunidade de passar por esta época lá em 2013 e aí sim vi o que era o respeito pelo consumidor com preços atrativos e ofertas maravilhosas. beijos querida e obrigada pela sua visita.
Katia
Evito essas datas justamente porque o bônus dos preços não compensa o ônus do congestionamento e fila.