Belle De Jour Completa 50 Anos e o estilo ainda é atual. Em 1967 foi lançado o filme “Belle de Jour” que causou controvérsia na época. Pois lidava com questões como prostituição, desejos e fantasias femininas. O drama erótico “Belle de Jour” do diretor Luis Buñuel, teve Catherine Deneuve como a protagonista. O filme (baseado no livro de 1924 de Joseph Kessel), logo se tornou um clássico e a atriz um ícone de estilo que nos inspira até hoje. O figurino de Deneuve foi tão impecável que ainda hoje, 50 anos depois continua atual.
Catherine Deneuve era a “bela da tarde”. Ela brilhou em um papel em que os olhos diziam tudo. Catherine era Séverine, uma dona de casa entediada e perturbada que se volta para a prostituição para satisfazer seus desejos. Ela era casada com um médico cirurgião rico, mas o tempo todo era consumida por fantasias sexuais que ameaçavam dissolver sua sanidade. Então, ela decide aproveitar estas fantasias que vão desde o masoquismo até a escravidão. Ela frequenta um bordel local de classe alta, e coloca em prática todos os seus fetiches.
Com este filme, Luis Buñuel ganhou o Leão de Ouro em Veneza. O filme hoje é um “cult” que combina a alta costura com o fetichismo sexual. Catherine Deneuve encarnou o papel da burguesa clássica e tradicional que se envolveu em um mundo sórdido. O filme é uma obra-prima que retrata a verdadeira natureza humana.
Belle de Jour é um filme ambíguo e sedutor na medida certa, é um filme que ainda hoje é radical, pensativo e sedutor mesmo após 50 anos. O uso da cor é requintado, a cinematografia exuberante é fantástica, a direção de Luis Buñuel é cinematográfica, e a performance central de Catherine Deneuve é fascinante e misteriosa como o próprio filme.
O papel de Catherine fez a combinação do chique francês de classe alta com o estilo dos anos 60. O guarda-roupa da personagem foi e é imitado ao máximo por marcas e designers até hoje. O responsável pelas criações foi Yves Saint Laurent e para os sapatos Roger Vivier. Em vez de optar por minissaia que estava super em voga na época, Yves a vestiu com vestidos até aos joelhos, o que fez um estilo discreto e eterno. Os casacos e tailleurs de duas peças e o vestido preto com gola branca permanceram na retina das espectadoras e desenhistas de moda. Mesmo a lingerie era delicada em vez de ser vulgar ou muito sexy.
Durante as filmagens Yves e Catherine tornaram-se amigos e esta amizade perdurou-se por toda a vida, e converteu a atriz como a musa eterna do estilista. Ambos estiveram vinculados, pessoal e profissionalmente, até a morte de Yves em 2008. Belle De Jour Completa 50 Anos e o estilo ainda é atual.
Grande beijo!