Veneza só se revela a quem não tem pressa. Veneza se vê no detalhe. Ela é sublime por sua grandeza e divina em sua intimidade. É impossível ver todos os detalhes em Veneza. Um dia, um ano ou uma vida de descobertas e esta cidade nunca irá te revelar tudo.
Estou em Veneza agora e esta não é minha primeira vez na cidade e espero que não seja a útima. É minha terceira vez e eu sempre quero ver mais e quero ver de novo. É uma cidade que lança um feitiço e tece uma magia toda especial. Tive o prazer de viajar com meu marido e a parte mais maravilhosa é ver uma cidade através dos olhos de outra pessoa. Para meu marido, é sua quinta vez e ele também adora voltar e me mostrar a cidade. Para nós, parece ser sempre a primeira vez. Como conhecer as mais de 400 pontes que a cidade possui?
Veneza é oito ou oitenta. Para mim ela é infinita. Quem a conhece ou ama ou odeia, não existe meio termo nesta cidade que é um museu de arte vivo. Eu sou daquelas que amam.
Se há uma cidade que se deve fazer uma entrada triunfal, esta cidade é Veneza. A partir do momento que o vaporeto acelera e se vê o primeiro canal , é impossível não ficar maravilhada com esta cidade incrível. Ela não tem igual. Quando se entra no Grande Canal, nada é tão impressionante como esta visão. Seja pela primeira ou décima vez que se visita Veneza. Não existe cidade como ela. Sempre é hora de se apaixonar por este lugar mágico.
A cidade me faz parar no tempo e filtrar a realidade. Tudo é culpa dos detalhes que me fazem querer saber mais, conhecer mais, estudar mais. É muita arte envolvida. Em todos os lugares que caminhamos, dificilmente podemos nos concentrar, porque outro detalhe já nos rouba à atenção. A gente caminha e caminha e quer ver mais e quer ver de novo o que já vimos. Já vimos muito menos do que planejamos, mas muito mais do que imaginamos.
Descobrir cada canto em Veneza é sempre surpreendente. Cada centímetro quadrado de arquitetura, dos canais navegáveis, das lojas e das pessoas caminhando, é uma miríade de detalhes coloridos que nos encanta. A sobrecarga visual é extraordinária e andar pelo mesmo caminho várias vezes produz muitas visões diferentes. Perguntei ao meu marido se andamos por esse caminho antes e ele ri e balança a cabeça. Para mim sempre é uma nova aventura. Como uma criança em uma loja de doces, não consigo me decidir sobre o que é melhor e mais bonito em Veneza..
As cores da cidade mudam de minuto em minuto. E a paisagem também. O reflexo do azul do céu com o azul dos canais passam pela gente como se tivesse voando. Quero guardar todas as cores em minha mente para ter um registro fotográfico permanente.
Parafraseando Truman Capote: “Veneza é como comer uma caixa inteira de bonbons de chocolate com licor de uma só vez”.
Então preste atenção nesta frase: Veneza só se revela a quem não tem pressa. Não corra em Veneza por 3 dias. La Sereníssim, como é conhecida, pede calma, tranquilidade e muita leveza.
E você já foi à Veneza? Se não foi, inclua em seu plano de viagem o mais rápido possível. De preferência, na primavera ou verão!
Grande beijo!