Moda inclusiva para celebrar a mulher que nos tornamos! É muito difícil folhear uma revista de moda sem deparar com uma característica gritante. Sabem qual é? É aquela  que descreve a necessidade de que  “mulheres de uma certa idade” devem se vestir de uma maneira “apropriada para a idade”.

Nada me deixa mais irritada do que ler estes artigos preconceituosos com a idade.  E ver que existem pessoas que ainda tem esta crença ridícula. É como se, uma vez que uma mulher atingir a marca do 5.0, a patrulha da moda será enviada para rastreá-la e  confiscar sua  “carteira de habilitação”. E com isso, revogar nossos direitos de nos vestirmos de uma maneira moderna e contemporânea.

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De repente, sem aviso prévio, estamos no fim da linha de chegada da corrida pela moda.  E que muitos  conselhos nos serão ditos e dados sobre o que podemos e o que não podemos usar. Quem iniciou com essa insanidade? Com este pensamento caduco e como podemos travar este comportamento? Essa idéia de que a moda é apenas para jovens e magras é absurda. As mulheres mais velhas ainda  querem ser elegantes e modernas.  Temos mais renda disponível para gastar do que as gerações mais novas, então porque nos limitar com regras tolas?

Sim, acredito que alguns aspectos devem ser deixados para o grupo demográfico das mais novas. No entanto, isso não significa que as mulheres fashionistas  50+ não podem usar as tendências de uma maneira  moderna e sofisticada.

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Iris Apfel, 95 anos

Não é o que você usa, mas como você usa que irá nos definir. O que é maravilhoso na moda são as várias possibilidades e  maneiras que as roupas podem ser usadas e interpretadas. Só porque somos mais velhas, não significa que devemos desaparecer e ser deixadas em segundo plano com roupas monótonas e sem graça. Recentemente encontrei um artigo  em uma revista americana.  Que declarou insanamente que que as mulheres de mais de 35 anos não deveriam fazer mais compras na Zara.  Olha o absurdo disso! Se uma mulher com 35 anos não pode usar mais roupas da Zara o que sobra pra nós?

Como uma fã que sou das roupas da Zara pela informação de moda atual que ela traz  e pelo custo x benefíco, isso soou pra mim como uma ofensa muito grande. E, certamente, para todas as mulheres.  Não importa a faixa etária que estejam. Minha mãe tem 94 anos (parece que tem 10 anos a menos) e eu ainda consigo comprar roupas pra ela na Zara. Isso é moda inclusiva.

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Ines De La Fressnage, 59 anos

À medida que a moda se torna mais inclusiva, penso que é importante que as consumidoras  de mais  de 50 anos  se oponham ao envelhecimento  e embrutecimento que está arraigado.  E que ainda nos espreita  na indústria da moda. As mulheres com mais de 50 anos são inteligentes, sofisticadas e experientes.  O suficiente para determinar o que parece bom para elas e o que não. Vamos comprar onde quisermos e usar o que queremos.

Enquanto isso, as marcas de beleza, graças a Deus, acreditam que estilo é atemporal.  E  para isso, contratam mulheres experientes na vida e na idade. Assim  como a linda Helen Mirren, 71 anos e Jane Fonda, 77 que são rostos da gigante de cosméticos  L ‘Óreal. Jessica Lange, 67 anos para os produtos de beleza  de Marc Jacobs.  E Jacqueline Bisset, 72 anos para a Avon. Novamente, o pensamento e a relaidade para a moda inclusiva.

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Yasmina Rossi, 59 anos

Nós somos mulheres da geração FAB (Fifty And Beyond) – que são independentes, inteligentes e felizes da maneira que são.

Mulheres jovens e belas são o ideal de beleza. Mas este não é um ideal realista e nem inteligente. Embora, estas imagens com jovens que desafiam a lei da gravidade possam ser lindas, elas não refletem verdadeiramente as tendências globais.

Francois Nars, o ex-maquiador por trás  da marca NARS Cosmetics (aquela do blush “Orgasm”), disse recentemente ao Financial Times:   “eu não coloco um limite de idade na beleza. Não me importo se eles têm 20 ou 68 anos. ” Parabéns para ele e para nós.

No entanto, é bom saber que  cada vez mais as empresas estão se importando e estão se voltando para modelos com mais de 50 anos. Tudo  para dar as suas marcas uma sensação mais autêntica da realidade. Isso é muito importante, porque pessoas com mais de 60 anos são o grupo de consumidoras de mais rápido crescimento no mundo.

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Helen Mirren, 71 anos

Deixo o meu questionamento aqui: Essas novas campanhas “estão alcançando” as oportunidades oferecidas pelo envelhecimento da população mundial?  Elas estão  percebendo o poder de compra de clientes mais velhas?

A jornalista e editora-chefe  Justine Picardie  da Harper’s Bazaar inglesa recentemente declarou que esta não é uma tendência passageira. As marcas fizeram pesquisas detalhadas.  E perceberam que suas principais consumidoras com mais de 40 anos e em muitos casos com idade superior a 50 anos, são atraentes, financeiramente independentes e sofisticadas.  E não querem ser patrocinadas com campanhas publicitárias inadequadas.

O CEO da L’Oreal, Jean-Paul Agon, disse ao Financial Times no ano passado que ele vê as mulheres maduras como uma “nova e gigantesca oportunidade para a a empresa”. Então, por que essa mudança de atitude?  Um relatório recente do Bank of America e relatado na Revista americana AdWeek afirmou que consumidoras em todo o mundo com mais de 50 anos gastaram mais de US $ 8 trilhões em 2010 e deverão gastar US $ 15 trilhões até 2020. E então, acham pouco?

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Charlotte Rampling, 71 anos

Graças a melhores práticas de saúde e avanços em ciência e medicina, estamos vivendo muito mais saudáveis ​​ e por mais tempo. Quanto mais tempo vivemos, mais continuaremos a gastar. E mais moda queremos consumir, mais moda inclusiva para mulheres 50+.

As mulheres reais de mais de 50 anos não querem se lembrar  quem foram antes. Eles querem comemorar e querem  celebrar as mulheres que se tornaram. 

“Nossas rugas são nossas medalhas da passagem da vida. Elas são o que temos sido e quem queremos ser”. Frase proferida pela atriz e ex-modelo Lauren Hutton, 73 anos. Ela é a nova musa da campanha de lingerie da Calvin Klein.

Somos mulheres  confiantes em quem somos, sabemos o que funciona para nós e o que queremos. Queremos que as marcas falem conosco (ou, pelo menos, usem imagens que se relacionam com a gente). Não a vida de nossa filha, neta, sobrinha ou filha de quem lá se sabe quem é. Então, faz sentido que as modelos sejam também mulheres de mais idade.

moda-inclusiva-para-celebrar-a-mulher-que-nos-tornamosMonica Bellucci, 52 anos

Se a sociedade está finalmente pronta para aceitar que nós mulheres  com mais de 50 anos somos simplesmente inspiradoras, independentemente de nossas idades, então é hora de os varejistas perceberem quem são suas clientes.  Para que todas possamos desejar usar a moda, independentemente da idade que temos.

Oscar Wilde disse uma vez que “a juventude é desperdiçada para os jovens”, talvez possamos dizer que “a moda é desperdiçada para os jovens”.

E quem pode esquecer as famosas e últimas palavras de Coco Chanel: “Você pode ser linda aos 20, encantadora aos 40 e irresistível para o resto de sua vida”?

Este é meu pensamento sobre o nosso direito de obter uma moda inclusiva para celebrar  a mulher que nos tornamos.  Não estamos sozinhas. Há toda uma geração de mulheres que são independentes, inteligentes e estão felizes da maneira que estão.

O que você pensa sobre isso?  Você prefere ver imagens reais de mulheres mais velhas usadas em campanhas publicitárias?  Deixe seu comentário e vamos debater sobre isso e nos fazer ser ouvidas.

Grande beijo!

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