Hoje vamos ter uma sessão “flashback” sobre a moda na festa do Oscar nos anos 50 e 60. É a  maior festa do cinema e a melhor noite de Hollywood. Contagem regressiva para a festa  da 89ª edição do Oscar de 2017.   Que será na próximo domingo , no dia 26 de fevereiro.  E acontecerá no Dolby Theatre, em Los Angeles.  Será transmitida para mais de 225 países.  Além da premiação, grande parte de cobertura será focada na moda. E  no dia seguinte a mídia continuará noticiando tudo o que rolou no tapete vermelho.

Inúmeros programas de televisão irão dissecar, escrutinar e nos apresentar todos os vestidos. Joias, cabelos e maquiagens que as  atrizes usaram. Com toda a atenção do planeta voltada para as beldades, nenhuma delas se atreverá a comparecer sem a ajuda de um “personal stylist” e maquiadores.

a-moda-na-festa-do-oscar-n0s-anos-50-e-60

Porém, esta atenção esmagadora na noite do Oscar nem sempre foi assim. A primeira cerimônia do Oscar ocorreu em 16 de maio de 1929.  E foi um jantar no Roosevelt Hotel em Hollywood, com apenas 250 pessoas. Apenas 15 prêmios foram entregues. E a cerimônia durou 15 minutos.  Na década de 1950, quando a cerimônia de premiação começou a ser  transmitida ao vivo, a moda começou a desempenhar um papel importante na noite do Oscar. Edith Head, a lendária figurinista de Hollywood,  teve 35 indicações e ganhou oito Oscar por seu trabalho.  Feito inigualável na história do Premio da Academia. Ela tornou-se consultora de moda  e se tornou a queridinha das atrizes durante a década de 1950 até 1970. Com seu olho afiado e talento para o que seria ótimo para os filmes, ela foi capaz de oferecer conselhos não só sobre roupas.  Mas também quanto a maquiagem e as cores que as atrizes deveriam usar. Edith Head, não encantou apenas Hollywood, ela encantou o mundo com seu bom gosto.  Seu olhar apurado e, sem dúvida, deixou sua marca na história da moda.

a-moda-na-festa-do-oscar-n0s-anos-50-e-60

Vamos conferir a moda na festa do Oscar nos anos 50 e 60?

A Moda nos Oscar nos anos 50

A primeira cerimônia televisionada foi em 1954.  E mostrou os penteados icônicos dos cabelos curtos que emolduravam os belos rostos de  Audrey Hepburn  e  Elizabeth Taylor.

As mulheres começaram a assumir mais riscos e ousaram mais em cortes bem curtinhos. Quanto  a moda, as roupas femininas ficaram mais reveladoras e a maquiagem mais sexy.

a-moda-na-festa-dos-oscar-nos-anos-50-e-60

Elizabeth Taylor com seu segundo marido, o ator britânico Michael Wilding, no Oscar em 1954.

a moda-na-festa-do-oscar-nos-anos-50-e-60

Audrey Hepburn era a epítome da elegância. A atriz usou um vestido de Hubert de  Givenchy, quando ganhou o premio de Melhor Atriz pelo filme “A Princesa e o Plebeu”, em 1954.  Seu figurino no filme foi criado por Edith Head. Esta foi a primeira vez que ela usou um vestido do designer e permaneceu fiel a ele ao longo de sua vida. O cabelo curto da atriz era o que tinha de mais moderno na época.

a-moda-na-festa-do-oscar-nos-anos-50-e-60

Nos prêmios da Academia em 1955, Bette Davis apresentou o Oscar de Melhor Ator para Marlon Brando por seu desempenho no filme, “Sindicato dos Ladrões”. Grace Kelly ganhou o Oscar de Melhor Atriz por seu desempenho em “Amar é Sofrer”. Seu vestido verde de seda teve assinatura da fantástica Edith Head. Este vestido é até hoje copiado, moderno e atemporal.

a-moda-ma-festa-do-oscar-nos-anos-50-e-60

Grace Kelly  usando um vestido de Helen Rose com o publicitário da  MGM Morgan Hudgins nos Oscar em 1956.

a-moda-na-festa-do-oscar-nos-anos-50-e-60

Donna Reed em 1954 com seu Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante pelo filme, “A Um Passo da Eternidade”..

a-moda-na-festa-do-oscar-nos-anos-50-e-60

Susan Hayward levou seus filhos, Gregory e Tim, para o Oscar em 1956.

a-moda-na-festa-do-oscar-nos-anos-50-e-60

Joan Collins e um convidado nos prêmios da Academia em 1956.

A Moda nos Oscars na Década de 1960

A revolução cultural dos anos 60 mudou tudo. Desde a forma como as pessoas pensavam sobre o mundo até a maneira como se vestiam. A juventude reinava suprema.  E a moda deu lugar à roupas que permitiam mais movimentos e liberdade de expressão. Nunca antes a moda tomara uma direção tão extrema.  Com as bainhas subindo, refletindo a liberação sexual da década. Hollywood, é claro, apresentou ao mundo algumas das mais extremas mudanças das novas tendências.

a-moda-na-festa-do-oscar-nos-anos-50-e-60Natalie Wood com Warren Beatty nos prémios da Academia em 1962.  Observem o cabelo da atriz com aquela onda grudada no rosto a base de muito “laquê”

a-moda-na-festa-do-oscar-nos-anos-50-e-60

Diahann Carroll e Sidney Poitier nos prêmios da Academia em 1964. O ator ganhou o Oscar de Melhor Ator pelo filme “Uma Voz Nas Sombras”.

a-moda-na-festa-do-oscar-nos-anos-50-e-60

Paul Newman e Joanne Woodward (marido e mulher) nos prêmios da Academia em 1964. O ator foi indicado à estatueta de Melhor Ator pelo filme “O Indomado”.

Estou curiosa para ver as estrelas no tapete vermelho neste ano. Vamos ficar ligado na moda na festa do Oscar deste ano?

Grande beijo!

Você também pode gostar:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

Comente pelo Facebook