A vantagem da maturidade é que não precisamos fazer muitas coisas que quando éramos mais jovens nos sentíamos obrigadas a fazer. A gente sabe que envelhecer é difícil. Deixamos de ter toda aquela energia que costumávamos ter. Nossa saúde aos poucos vai dando alguns sinais que precisamos estar sempre alertas. Porém, há um outro aspecto importante do envelhecimento. É que não temos mais paciência para fazer as coisas que fazíamos quando éramos mais jovens. Não acho que isso seja necessariamnte ruim. Apenas acredito que não ter mais tanta paciência para fazer determinadas coisas, significa que ganhamos maturidade. Vou dar um exemplo pessoal. Não tenho mais paciência para frequentar bar-restaurante com música ao vivo às alturas que impede as pessoas de conversarem . Se quero música alta, me proponho a ir assistir a um show. Eu e meu marido gostamos de sair com casais de amigos para jantar fora. Porém damos prioridade à restaurantes com música ambiente no volume apropriado. Para que possamos interagir, conversar, trocar experiênncias, rir e nos divertir, sem que tenhamos que ficar só comendo e bebendo sem poder falar, só gritar.
O bom desta fase de maturidade é que a gente deixa de se importar com o que os outros irão pensar sobre nós. À medida em que vamos amadurecendo a gente se dá conta que o que os outros pensam da gente não vai modificar a nossa vida e o nosso cotidiano. Especialmente se os envolvidos são pessoas que não significam nada para nós. E como isso é libertador.
Amadurecer nos torna capazes de diferenciar o que realmente é importante.
Quando se é jovem, cada erro que cometemos parece ser o fim do mundo. À medida que envelhecemos cada erro se torna apenas mais um erro. Percebemos que somos humanos. E que cometemos erros como qualquer outra pessoa. Errar faz parte da vida. O que podemos fazer é tentar melhorar na próxima vez.
Outra coisa muito importante que aprendemos com a maturidade – ao contrário das pessoas mais jovens que se importam com a quantidade – é que só gastamos nosso tempo com quem realmente vale à pena.
Às vezes, me pego pensando nas vantagens de se tornar mais velha. Têm mulheres que não podem nem ouvir a palavra “velha”. Eu não me ofendo, porque não me sinto velha, me sinto madura. E nesta fase em que me encontro, também me sinto bonita, atraente, bem disposta para muitas coisas. É claro, que eu me esforço e me empenho para me manter bonita e atraente. E isso é a vantagem de ser vaidosa.
Como vocês encaram a maturidade? Quais são as vantagens e desvantagens desta fase dos 50 em diante em que nos encontramos? A maturidade têm suas vantagens?
Vocês estão celebrando a mulher que se tornaram?
Se você gostou deste post compartilhe com uma amiga.
Grande beijo e um ótimo final de semana!
6 comentários
Betty Gaeta
Oi Janeisa,
Adorei o post e vou compartilhar sim, mas na semana que vem, nos meus links legais.
Bjs
Janeisa Tomás
Oi Betty, legal! Beijos!
Márcia
Amei…considero realmente que estou na minha melhor fase (chegando aos 50).
Janeisa Tomás
Oi Márcia, muito legal sim! Eu também, acredito que esta fase é ótima porque aprendemos a nos sentir confiantes e sabemos o que queremos. Obrigada pela visita e volte sempre. Bjs
Anabela Jardim
Boa reflexão para ser lida outras vezes, como lembrança de que somos tão capazes e normais quanto as outras mulheres.
Cheguei até aqui através do blog da Betty Gaeta. Sou Anabela do blog anabelajardim.blogspot.com.br
Boa semana!
Janeisa Tomás
Oi Anabela, com certeza. A maturidade ainda nos traz mais vantagens de saber mos mais certos aquilo que não queremos. Obrigada epla visita e comentário. Beijos!