Hoje temos mais um post de musa da semana #9. E é com muita alegria, admiração e emoção que apresento para vocês a nossa nona musa do blog! Musa da semana é uma das propostas que o blog tem em mostrar mulheres 50 em diante que nos inspiram com suas histórias de vida, estilo e beleza. A musa da semana-modelo-inspiração de hoje é Nise Helena Tomasi. Mais um depoimento lindo e emocionante de uma mulher real!
Nise Helena
Nasci em Porto Alegre, no inverno de 1959, mais precisamente no dia 01 de julho. Única menina em meio a vários meninos do berçário. Não sei se isto de alguma forma me influenciou, rsrsrs. Gostava de brincar com minhas bonecas, porém achava mais divertido andar de bicicleta na rua e jogar taco com os meninos no campinho. Desde cedo sempre fui muito independente.
Com três anos “fugi” de casa levando duas primas mais velhas comigo. Voltamos para casa num camburão da Brigada. No mesmo ano, fui com uma vizinha me matricular numa escola de ballet. Segundo minha mãe contava, tão logo consegui ficar de pé não podia ouvir música que ficava me sacolejando. Assim comecei a fazer ballet clássico por muitos anos até me formar.
Também sempre fui eclética. Inúmeros interesses, intensa e fazia muitas coisas ao mesmo tempo. Tudo iniciativa minha, para desespero de meus pais!
Aos nove anos fui cantora de ópera. Acredito ter sido a primeira montagem de Carmina Burana em Porto Alegre, com a Ospa, regência do maestro Pablo Komlós e bailarinos do teatro Colón.
Cedo também comecei a frequentar corridas no Tarumâ. Meu dindo era piloto e eu embestei de ser fotógrafa da equipe, munida com minha super KodaK Rio 400! Ficava nos boxes em meio ao ronco dos motores e seguia Fórmula 1 pelo rádio, acompanhando o primeiro título mundial de Emerson Fittipaldi (1970).
Estudei no Colégio Americano do primário ao ginásio. Praticamente com a mesma turma, amigas que mantenho até os dias de hoje. Depois fui para o Anchieta onde fiz o primeiro e segundo colegial. No terceiro fiz intercâmbio na Califórnia, na John Muir High School em Pasadena.
Apaixonada por esportes comecei a praticar ginástica rítmica chegando a seleção brasileira e disputando mundial na Inglaterra.
Desde pequena fui muito ligada ao meu pai e com ele ia sempre pescar. Assim quando ele se associou ao Clube e Pesca Anzol de Ouro, eu tinha 8/9 anos, naturalmente também comecei a competir na pesca mas de uma maneira bem light. Somente mais tarde quando encerrei minha carreira de ginasta e árbitra de GR, me dediquei mais seriamente….
Fiz Comunicação Social na PUC e Letras na UFRGS, as duas faculdades juntas. Trabalhava e ainda matava aula para treinar ginástica. Após pendurar as sapatilhas entrei no judô, paraquedismo e box (antes de virar moda!)
Voltando ao judô, comecei a praticar na Sogipa, com 23 anos como opção de exercício. Iniciei em março, um mês depois fui vice-campeã metropolitana. Em julho, fui treinar com o clube em São Paulo, na Vila Sônia do lendário Sensei Massao Shinohara ( Com Aurélio Miguel e cia) e com a seleção brasileira. Nunca me jogaram tanto no chão, ooops no tatame! Voava tanto que no último dia, mal conseguia pisar no chão. Lá, fiquei chateada com uma menina da seleção brasileira, uma gaúcha e faixa marrom, que se negou a lutar comigo quando me apresentei para lutar com ela. Menosprezou minha faixa clarinha. Teve volta, em agosto, na minha primeira luta do campeonato estadual nos encontramos, ganhei dela e minha linda faixa amarela brilhou! Mais ainda quando fiz a final, ganhei de outra criatura que tinha me vencido meses antes dando uma enorme mordida no meu pulso. Perdi porque reclamei furiosa para o árbitro e ele me puniu! Ganhei da cachorra louca e seis meses após ter iniciado a prática, me tornei Campeã Gaúcha, uma gloria!!!
Trabalhei por anos na empresa de meu pai até decidir sair e mudar o rumo da minha vida. Resolvi abrir uma agência de viagens. Fui estudar, fiz cursos e sem dinheiro para investir, vendi minha moto algumas jóias e assim comecei do zero…. até ir morar na Itália.
Voltando às competições de pesca, quando resolvi me dedicar mesmo, treinando enlouquecidamente, os resultados começaram a aparecer. Conquistei vários títulos estaduais, nacionais tanto individual como por equipe. Disputei sul americano, alguns mundiais, sou bi campeã mundial pesca (França e Portugal) sendo que no de Portugal capturei o maior peixe do mundial, um luxo!
Após o mundial da França fui convidada para participar de uma tradicional competição na Sardenha, Itália. Adorei a ideia, peguei meu equipamento e embarquei. E lá entre 340 pescadores europeus conheci um italiano, que se tornaria meu marido.
Em 1997 fui morar em Livorno, na Toscana onde passei a participar das competições de pesca por toda Itália. Durante os períodos de inverno passeava na praia e recolhia conchas, areia e coisas que o mar jogava para fora. Comecei a fazer um trabalho usando estes materiais. Enchi a casa de quadros e peças que criava. Por indicação de uma amiga pintora acabei sendo convidada para expor na Assembleia Legislativa em Porto Alegre. Assim fiz minha primeira e única individual.
Depois de alguns anos que retornamos ao Brasil trabalhei com Propriedade Industrial.
Quando perdi meu pai fiquei muito abalada, ele era tudo para mim. Fomos morar com minha mãe. Depois de um tempo resolvi parar de trabalhar e me dedicar a ela. Conversei com meu marido, que me apoiou na decisão, ao que sou eternamente grata por ele ter me proporcionado a possibilidade de viver os últimos dois anos da vida dela fazendo quase tudo que ela queria. Mimando, dando muito carinho, tomando espumante, reunindo minhas tias, amigas para um chá, alegrando o dia a dia. Retribuindo um pouco de tudo que ela fez por mim, até que inesperadamente um dia ela se foi e eu, fiquei com o coração partido….
Não compreendo como as pessoas se afastam dos pais no momento em que eles mais precisam de nós…
Mas, retomando, amo pipoca, camarão, pimenta e vinho. Sou um desastre na cozinha mas um espetáculo na faxina!
Não sou muito ligada em moda mas amo um salto alto, tenho quase certeza que já nasci com um. Queria ter 1,80 m, entretanto tenho 1,61 e meio, sim o meio faz muita diferença.
Durante séculos me vestia quase sempre de preto, acho que era meio dark. Já estou colorindo meu guarda-roupa, mas se bobear acabo sempre comprando peças pretas.
Não tenho preferência por marcas, gosto de garimpar coisas por onde estiver, passei, gostei, levei.
Prefiro praia à montanha, verão ao frio. Amo o cheiro da maresia, amo dar um bom mergulho e sentir meus cabelos molhados nas costas e quando estou no Mediterrâneo, não fico sem pegar o caiaque e remar.
O esporte me proporcionou viajar muito. Primeiro no estado, depois pelo Brasil e exterior. Meu trabalho também contribuiu muito para diversificar as viagens além, é claro, das de lazer.
Atualmente atuo em consultoria e passo períodos na Itália com meu marido que trabalha na direção do estabelecimento balneário da família dele.
Adoro pescar, principalmente quando se juntam minhas amigas pescadoras, é uma diversão só! Pena que agora a violência não nos permita ter esta liberdade de ficar numa praia tranquilamente.
Amo encontrar minha equipe de ginástica, convivemos durante muitos anos e passamos tantas coisas unidas.
Adoro estar com meus amigos. A maioria de longuíssima data, adoro recordar momentos maravilhosos que vivi. Em uma infância feliz e abençoada, adolescência um pouco atrapalhada como normalmente é, mas marcante em todos os sentidos.
Adoro viajar e conhecer pessoas, suas histórias, lugares e culturas diferentes. Ao mesmo tempo, valorizo as lembranças e os objetos antigos, sou praticamente um museu!
———————–x————————–x————————X——————–
Gente, que história de vida, que mulher incrível esta minha amiga! Quando li seu texto fiquei tomada de emoção e muito orgulhosa. Isso que ela nem falou que era da equipe de vôlei do Colégio Americano. A Nise é uma mulher poderosa. Tem uma inteligência corporal que merece um estudo de caso, tamanha capacidade atlética e tamanha dedicação. Muito obrigada minha amiga!
Muitas medalhas de ouro para a nossa musa da semana Nise Helena Tomasi!
Equipe:
Crédiitos:
Gylson Collares Cabeleireiro e Visagismo
Rua Carlos Trein Filho, 565
Telefone: 51 – 30368353
Cabelo por Rejane e Maquiagem por Gylson
Direção e Fotografia: Epohke
46 comentários
Rosane
Nossa que mulher maravilhosa! Quanta energia, quanta dedicação, quantas reviravoltas na vida! Quero sentar com ela para ouvir algumas de suas histórias! Amei
Janeisa Tomás
Rosane depois que a gente conhece a história da Nise, a gente se emociona com tantas conquistas. Beijos!
Nise Tomasi
Rosane, certamente vamos nos encontrar e conversar bastante, histórias é que não faltam!! Só na pesca são mais de 40 anos de competições e viagens , tem de tudo!!!!! hahaha
Lays Fijtman
Nise, parabéns pela tua história. Mulher guerreira, forte , decidida e extremamente simpática. Tive oportunidade e um grande prazer em te conhecer e me identifiquei em alguns aspectos contigo!!!! Bjs
Nise Tomasi
Lays, adorei te conhecer também!
Em nosso primeiro encontro nos identificamos sim, temos passagens em comum em nossa trajetória, e claro, vamos nos conhecer bem mais quando pudermos passar mais tempo juntas, regadas a um bom espumante!!!
Beijussss
MARGARETH WILLEMANN WILLEMANN
Nise! Fantástica sua biografia! Aos três anos já mostrou que era uma uma mulher desbravadora e corajosa!!! Você está linda e radiante como sua história. Parabéns! Adorei! Bjs
Nise Tomasi
Margareth, é sempre complicado escrever sobre a nossa própria vida. Num primeiro momento fiquei atrapalhada, sem saber como escrever, o que escrever…. minha vida desde pequena sempre foi intensa e cheia de acontecimentos. Escolhi algumas passagens, mas certamente cada uma delas mereceriam um capítulo, ou melhor, quase um livro cada uma!!! Hahaha muitas histórias!!! Beijuss
ELUSA HELENA LOPES DOS REIS
Mulher maravilhosa, parceira de pescarias. Uma alegria e boas risadas garantidas ao lado dela! Parabéns!
Nise Tomasi
Grande Helena!!! Parceirona de pescaria e viagens!!!
Nosso trio, você, Lígia e euzinha, ah! vou adicionar os maridos também… nossa turminha é demais!! Cada encontro é garantia de comida maravilhosa, boas histórias e boas risadas, até doer as bochechas!!!!
Jerusa vallasky
Realmente fantástica e linda. …sempre a procura de s e um sorriso. …e sempre encontra. …bjs querida….
Nise Tomasi
Jerusa querida, obrigado pelo teu carinho.
A pesca me proporcionou conhecer pessoas bacanas em várias partes do mundo e você é uma delas. Uma mulher incrível também! Bjusss
Nise Tomasi
Méri, é maravilhoso conhecer você e todas as musas da Janeisa.
Sou grata pela oportunidade de conhecer cada uma e suas trajetórias, todas muito especiais!
Bjusss
Méri Greice Amaral
Que história intensa! Adorei conhecer esta musa. Parabéns!
Nise Tomasi
Méri, é maravilhoso conhecer você e todas as musas da Janeisa.
Sou grata pela oportunidade de conhecer cada uma e suas trajetórias, todas muito especiais!
Bjusss
BIANCA Maria feltrin
Parabéns Nise!!!!
Grandes emoções…sempre intensa…
Lindas fotos e continua bela…
Bjo da prima Bianca
Nise Tomasi
Bianca !!! Saudades!
Precisamos urgentemente nos encontrar!! Juntas vivemos momentos inesquecíveis!!!
Bjuss prima!!!
Bruna Tomasi
Orgulho de ser sobrinha de uma pessoa que viveu tantas histórias! Me inspiro nela em relação a muitas coisas. Espero um dia viver pelo menos metade do que ela viveu. Parabéns pela sua ideia do post, muito bom!
Janeisa Tomás
Oi Bruna obrigada pelo carinho. Com certeza, tens que te inspirar nesta tia maravilhosas! beijos!
Nise Tomasi
Bruna querida! Certamente irás viver muitas coisas fantásticas na tua vida!
Você é uma guerreira, linda , centrada, dedicada, super disciplinada, esportista e carismática!
Tens um futuro brilhante pela frente!! O mundo é teu limite!
Sou tua fã e torço pelo teu sucesso.
Grande beijuuu com carinho.
Lucinda Helena Maisonnave Barradas
Adorei saber mais da vida da nossa eterna atleta! Parabéns pra ela e tudo que ela construiu.
Bjks.
Nise Tomasi
Lucinda querida, temos sempre mil assuntos! Também pudera, com tantos interesses…..
Acho que você também deve concordar comigo, uma das coisas que mais me incomodava era o dia só ter 24 horas!!!
Beijussss
Mcspiguel
Muito bom ouvir histórias de mulheres fortes e que vão atras de seus objetivos. Que vida interesante e intensa, adorei. Beijo para Nise
Nise Tomasi
Um beijão para você também!!!
.Marion Roesler
Sempre exuberante, minha querida amiga Nise Tomasi . Companheira de muitas aventuras vividas na Ginástica Rítmica e no Ballet. Alegrias para o resto da vida. Beijão!!!
Nise Tomasi
Marion, querida!
Intensamente vamos dançando pela vida…. alegrando nossos corações com as amigas do coração e, de preferência regadas por um bom vinho e um papo nada cabeça….. só leve e com muitas gargalhadas!!
Até o próximo encontro! Beijussss
Fabiana Novais
Admiro muito a Nise, tive o privilégio de trabalhar com ela por 02 anos! Parabéns Nise!!! Grande beijo
Nise Tomasi
Você também tem uma linda história Fabi! Batalhadora, dedicada, com uma família linda!!!
Sempre se reinventando.
Beijusss
Betty Gaeta
Oi Janeisa,
enfim consegui vir aqui num Musa da Semana e adorei conhecer a Nise. Ela é bem atlética e esportiva e eu adoraria poder dividir a minha vida entre Brasil e Itália, como ela faz.
Sucesso para ambas!
Bjs
GOSTO DISTO
Janeisa Tomás
Oi Betty, obrigada pela visita. A Nise, como escrevi no final do post merece muitas medalhas de ouro. Beijos!
Carmen Dalmas
Nise e musa inspiradora em alegria, sorriso elegante e ao mesmo tempo farto e cativante. Tudo que podemos ver da beleza externa existe muito na mais pura beleza interna. Parabéns Nise , vc esta perfeita. Bjs
Nise Tomasi
Carmen! Você sempre fina e elegante, além de linda!!! Uma mulher especial, em transformação!
Estamos juntas, com nossos segredinhos!! Bora ser feliz guria!!!
Beijuss
Laci Klein
Nise, desde pequena já mostrou para que veio ao mundo, para ser exemplo de vida e vencer, independentemente dos obstáculos que se apresentem. Mulher com M maiúsculo, corajosa, guerreira, linda e fascinante, tua alegria é contagiante!
Nise Tomasi
Querida Laci, muito obrigado pelo teu carinho. Tudo que tenho de acelerada, você tem de tranquilidade, pelo menos aparentemente, hahaha.
Bjuss!
Acácia Hagen
Minha querida amiga Nise, sempre linda, com uma disposição que vence todos os obstáculos! Tua alegria de viver é contagiante, fiquei muito feliz ao te ver nesse blog. Em uma sociedade que tende a nos diminuir e só valoriza a juventude, é ótimo ver mulheres que vão contra a corrente e vivem intensamente a vida, em qualquer idade.
Nise Tomasi
Acácia querida amiguinha! Você é que é maravilhosa! Sempre se reinventando! Além de ser minha Mata Hari favorita!!rsrsrs
Nunca imaginei que iria viver para te ver CORRENDO!!! Futura maratonista!!!
Taí uma coisa que eu adoraria gostar de fazer!
Beijuss e obrigadão pela tua ajuda!!!
Eliana M. Conte Folle
Nise é isso tudo e muito mais…pois se enumerar aqui seus feitos para com o próximo, vai faltar espaço. Sou testemunha do quanto ela ajudou pessoas à chegarem onde estão, inspirando, defendendo…estendendo a mão e sempre sorrindo, sempre junto, confiando e ajudando, inclusive à mim mesma.
Tenho mega orgulho de ser tua prima e de ter seu carinho. Parabéns pela matéria espetacular e pela vida triunfante! Uma musa e tanto!!!
Nise Tomasi
Eliana poderosa mulher!!
Muito obrigado pelas tuas palavras de carinho. Você que é uma pessoa iluminada, interessante, espiritualizada, generosa e divertida.
Sempre com um mega astral, juntas fazemos o mundo tremer!!! como nos divertimos juntas ao longo dos anos….
que venham muitos mais!!
Beijuss prima linda!!
Vera Lúcia Zamberlan Angheben
Nise é sinônimo de vida! Quem está ao seu lado certamente recebe esta energia. Muitas qualidades identificam esta mulher: força, delicadeza, exuberância, inteligência, capacidade de se doar e principalmente a disponibilidade de ser com os outros . Sua história de vida não para só no escrito acima, mas no que ela traz no coração. Grande Bj Vera Angheben
Nise Tomasi
Vera! Minha eterna treinadora, amiga e minha cuidadora!
Sempre tirando o melhor de mim, me ajudando, orientando e incentivando a encontrar meu caminho, especialmente quando estou perdida nos mares da vida. Carinhosa, sempre dá um colinho quando mais preciso.
Você que é uma pessoa especial, de outro mundo…. crescemos mas você continua cuidando de todas as meninas da nossa equipe e a gente agradece. Muito!!!
Beijuss
Felicitas Rovesti
Muito bom o teu post Nise. Não imaginava que tinha uma amiga que cantava opera quando criança …e que aos 3 anos de idade tinha fugido de casa: hhhh
Tu és uma pessoa cheia de energia e ao mesmo tempo “pesca”..
… demosntrando assim, que a vida,não tem regras, o impotante é viver!!bj
Nise Tomasi
Verdade Felicitas, a vida não tem regras, vivemos. A intensidade pode oscilar, assim como nós em nossas contradições.
Vida em eterno movimento…
Beijuss
Cristina
Essa é a Nise.
Super feliz. Histórias mil e uma vontade maravilhosa
Fico honrada em fazer parte de sua vida
Definição. * Sem igual*
Nise Tomasi
Cristina querida, somos todas únicas.
A gente procura ser feliz mesmo com tantos momentos delicados que enfrentamos na vida.
Eu me considero privilegiada por ter podido frequentar boas escolas, mesmo quando isto era bem difícil para meus pais. Pude conviver com pessoas especiais tais como professores, coleguinhas e com as famílias delas. Tivemos uma base sólida para a vida e a mair prova disso são nossos valores, entre eles o da amizade. São laços fortes que nos unem até hoje, mesmo passados tantos anos e mesmo pela distancia física. Cada uma foi importante na vida da outra e continuamos torcendo por nós, como nos times da escola!
Beijuss
Denise
Nise!! Quantas histórias bacanas!! Uma riqueza de vida!! Sempre me pergunto quantas vidas cabe em uma vida?!?! Acho que falta tempo para tantas coisas que queremos fazer e viver!! Essa multiplicidade de opções torna a vida fascinante!! Que feliz encontro que a Janeisa tem proporcionado de mulheres tão especiais!! Precisamos de mais uma rodada de espumante, histórias e confraternizações!! Beijos
Nise Tomasi
Verdade Denise, encontro já!
Eta mulherada maravilhosa! Todas com a vida à flor da pele!
Beijuss
DIRCIERE CCORREALEAL
AMIGAMARAVILHOSA!LINDA,DELICADA,VOM MUITA ENERHIA,Amesma coleda Americano bj