Olá pessoal, hoje é quinta-feira e tem mais um post da série musa da semana #7. Esta série musa da semana tem a intenção de trazer para vocês mulheres gente como a gente. Lindas, charmosas e poderosas para nos inspirarmos com suas estórias de vida, seu jeito de ser e também por sua beleza e estilo. A musa da semana de hoje é Lays Fijtman.
Lays
“Meu nome é Lays Fijtman Zambom. Tenho 58 anos, sou de origem judaica e nasci no Hospital da Beneficência Portuguesa, em Porto Alegre. Estudei no Colégio Israelita, no IPA e fiz Faculdade de Letras na PUCRS. Apesar de meus pais não terem muitas condições financeiras , nada nos faltou a mim e nem ao meu irmão .
Uma das coisas que me marcou muito quando criança, foi que na época do jardim de infância. Minha mãe combinou com a “tia” da escolinha que para o meu bem e de meu irmão ao pararmos de usar bico teria que ser feito uma cerimônia de enterro do mesmo , no pátio . Esta cena me marcou muito. Lembro também que minha mãe trabalhava na loja Wolens , como vendedora. E que usava grande parte do salário, que não era muito, para nos comprar brinquedos da marca Estrêla. Até porque como funcionária conseguia a preço de custo. Eu e meu irmão, um ano mais novo que eu passávamos o dia brigando e às vezes brincando!!! Infelizmente ele morreu com 41 anos de câncer, com linfoma hodking .
Depois de descobrir a doença ele ainda teve uma sobrevida de 2 anos. Foi minha segunda grande perda familiar. Dois anos antes perdi meu pai com câncer de próstata. Ele foi fazer uma cirurgia para retirada da mesma e por erro médico ficou na mesa de cirurgia . Fiquei sem chão . Esta foi a minha primeira grande perda. E a 5 anos atrás foi a última e maior perda. Foi chocante, encontrei minha mãe morta dentro do apartamento dela. Ela tinha uma saúde de ferro . Até hoje não entendi a causa da morte, só me falaram que ela teve uma infecção generalizada (septicemia).
Hoje ficou só a saudade, não mais o sofrimento e a vida tem que continuar. Já ia me esquecendo que a 3 anos atrás meu marido infartou e teve que se submeter à cirurgia de revascularização onde colocou três pontes de safena e uma mamária. Foi tudo muito repentino e assustador.
Aproveitei muito na adolescência, viajei, conheci pessoas , namorei e adorava dançar. Aos 25 anos conheci meu marido, ele é o único homem entre 6 irmãs. Quando me dei conta que teria tantas cunhadas, me assustei e quase desisti. Mas conquistei todas elas e as tenho como irmãs e melhores amigas e acredito que a recíproca é verdadeira. E em 9 meses eu e e meu marido, na época noivos nos casamos e em março deste ano completamos 30 anos de casamento. É uma união de muita cumplicidade, amizade e amor. Não tivemos filhos por opção. Gostamos muito de ir à praia nos finais de semana e não abrimos mão de uma boa espumante ao entardecer.
Trabalho há 35 anos como representante comercial de confecção. Já representei várias empresas tanto do RS como de SC. Participei de várias feiras de moda como a FENIT em São Paulo e a FENIN em Gramado e várias convenções de venda em empresas das quais trabalhei.
Atualmente represento, há mais ou menos 15 anos, uma empresa chamada Mirasul, que fica na cidade de Sarandi próximo a Carazinho, no Rio Grande do Sul.
Trabalho com confecção feminina adulta dos Tam P a GG e plus Size do Tam X1 a X3. Vendo para as principais lojas de Porto Alegre e grande Porto Alegre. Meu marido trabalha comigo e nos representa com o mesmo produto no Sul do estado.
Temos um showroom no centro onde também atendemos nossos clientes.
Tenho no sangue a hereditariedade de vendedora. Minha mãe foi compradora de moda feminina em grandes magazines como Alfred, Imcosul, Guaspari, Wolens e lojas como Lenart’s e Casa Lú . Ela era uma mulher linda, com um estilo europeu, uma verdadeira guerreira. Meu pai, um gentleman, era bonito e muito elegante. Ele sempre trabalhou com vendas e por 40 anos foi representante comercial de confecção. Logo que saí da faculdade ele me convidou para trabalhar com ele, inicialmente como secretária e logo me deu a sociedade do escritório e alguns clientes para atender. Quando ele faleceu dei continuidade a nossa empresa, a Fijtman Comércio e Representações Ltda. Era uma questão de honra manter nosso nome no mercado. E assim o fiz, e então já faz 20 anos que ele se foi e os negócios continuam.
Foram grandes professores e tudo que sou hoje devo a eles.
Sou ambiciosa, guerreira e não admito perder! Por estas qualidades me destaquei!
Ganhei vários troféus e muitos prêmios por estas colocações .
Enfim, espero ter passado um pouco sobre mim”.
……………………………x……………………………x…………………………
Um show esta musa. Uma mulher guerreira, linda, batalhadora e uma amiga com quem vivi os meus melhores anos de juventude. Fomos colegas na Letras e nos conhecemos no primeiro dia de aula e a partir dali, durante todo aquele período nos tornamos inseparáveis.
Muito obrigada querida Lays, por ser musa da semana do blog, por ser minha amiga e por ser esta mulher maravilhosa que és.
Grande beijo!
Equipe:
Crédiitos:
Gylson Collares Cabeleireiro e Visagismo
Rua Carlos Trein Filho, 565
Telefone: 51 – 30368353
Cabelo por Pedro e Maquiagem por Gylson
Direção: Janeisa Tomás
Fotografia: Lufe Torres
23 comentários
Maria da Gloria Zambom
Sou Maria da Glória Zambom, uma das seis cunhadas e sei que posso falar pelas outras cinco. Realmente amamos e admiramos demais esta mulher linda em todos os sentidos, guerreira e grande companheira do nosso mano, Eduardo. A Lays merece todas as homenagens do mundo!
Berenice Feijó de Oliveira
Parabéns para a Lays! mulher forte e guerreira que apesar das tristes perdas, não perdeu a vivacidade e alegria de viver!
Lays Fijtman
Obrigada Berenice pelo carinho!!!
Janeisa Tomás
Maria da Glória tua cunhada é maravilhosa! Beijos!
Maria Cristina Spiguel
Bacana conhecer mais uma mulher guerreira , que venceu tantas perdas, mas está aí vivendo, lutando e sendo feliz! Parabéns!
Lucinda Barradas
Muito legal conhecer um pouco da Lays, mais uma mulher de sucesso.
carmen
o importante é ter uma historia
o importante é ser corajosa
o importante é ser mulher
parabens a todas
Lays Fijtman Zambom
Maria da Glória, uma das minhas cunhadas ( irmãs) amo de paixão ! Obrigada pelas palavras carinhosas!!! És muito especial para mim!!!❤️❤️❤️❤️😘😘😘
Lays Fijtman Zambom
Maria Cristina!!!! Obrigada pelo carinho!!! Com certeza a vida é para ser vivida com alegria e bom humor!!!! E isto eu tenho de sobra!!! 😘
Lays Fijtman Zambom
Oi Lucinda!!! Obrigada por ter compartilhado comigo um pouco da minha história. O sucesso não vem por acaso , temos que fazer por merecer. E todas nós somos mulheres bem sucedidas, tenha certeza disso!!! 😘
Lays Fijtman Zambom
Oi Carmen!!!! Tens razão, todas nós mulheres , por natureza , somos guerreiras e muito corajosas!!! Não temos medo de nos impor !!! A vida é bela e vamos que vamos!!! Nada nos segura!!!! Obrigada pelas palavras carinhosas!!! 😘
Lays Fijtman Zambom
Janeisa minha querida amiga !!!! Quero te agradecer muito por ter me dado a oportunidade de te reencontrar e participar deste Blog que elevou minha autoestima e conseguir compartilhar a minha história com outras mulheres que , como eu, já passaram por várias perdas e tem histórias fantásticas para contar!!! Obrigaaaaaaaaaaada !!!!!❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️😘😘😘😘😘😘😘😘😘😘😘😘😘
Janeisa Tomás
Lays, eu é que adorei te ter no blog engrandecendo e mostrando a todas as mulheres o quanto somos vencedoras e guerreiras. Tu és mulher nota mil e merece ter tua história de vida compartilhada e celebrada aqui no blog pelo teu empenho em dar a volta por cima e te permitindo levar a vida com dignidade e alegria. Te adoro amiga!
Lays Fijtman Zambom
Também te adoro muuuuuuuito e que tu tenhas muito sucesso neste teu Blog fantástico!!!!! 👏👏👏👏👏👏🔝🔝🔝🔝🍾🍾🍾🍾🍾❤️❤️❤️❤️😘😘😘😘😘
Eliane Moreira
Parabéns pela mulher guerreira, que não se intimidou com as perdas e construiu com força e coragem essa bela história de vida.
Lays Fijtman Zambom
Obrigada Eliane! Somos todas guerreiras porque somos mulheres e como tal não nos deixamos abater!!!! Caímos, levantamos e vamos à luta !!!! 😘
Janeisa Tomás
Obrigada Elaine pelo carinho . Seja sempre bem-vida! Grande beijo!
Margareth
Oi Lays, não fomos apresentadas ainda, mas já ouvi minha amiga Janeisa falar com muito carinho sobre vc! Ver você e Ler sua biografia, compreendi que vc merece ser musa é muito mais! Um mulher batalhadora e que tem muito a contribuir com suas experiências e sua alegria de viver a todas nós leitoras deste blog maravilhoso tão cuidadosamente pesquisado e trabalhado para nos dar a confiança é sentir orgulho da mulher q nos tornamos! Será um prazer conhecê-la! Parabéns!!! 😘
Lays Fijtman Zambom
Oi Magareth! Fiquei muito feliz de saber que de uma forma singela estou contribuindo com outras mulheres guerreiras e corajosas como nós!!!! Me sinto orgulhosa de ter conhecido e ter convivido de uma forma muito especial com uma pessoinha tão amável como a Janeisa!!!! Durante muitos anos vivemos momentos inesquecíveis e hoje depois de quase 30 anos nos encontrarmos e termos a sensação de que o tempo congelou !!! Também quero muito te conhecer e a todas que estão contribuindo tanto para este blog recheado de tantas emoções !!!! Bjs com carinho!!!😘😘😘
Felicitas Rovesti
Gostei do teu post Lays. Parabéns pelas conquistas e pelo exemplo de luta. A vida fica mais interessante quando se tem altos e baixos, pois assim , temos histórias para contar !!!bj
Janeisa Tomás
Oi Felicitas, que legal teu comentário! Uma vida muito linear fica por demais monótona. E quanto ao história acho que se usa os dois. Beijos!
Felicitas Rovesti
história =estória
Lays Fijtman
Obrigada Felicitas pelo carinho!!!! Sempre fui uma mulher forte e nunca me deixei abalar, é claro que sofro com as perdas mas levanto a cabeça e sigo em frente! E a cada ” tombo” , levanto mais forte e corajosa!!!! 😘