Duas mil razões para você tomar vitamina D é o alerta que temos para hoje. Nem só de moda e estilo o “50 em Diante” fala. Este blog tem como objetivo trazer informações relacionadas ao universo de mulheres 50+ . Todos os cuidados que temos que ter com nossa saúde e os problemas que surgem com o decorrer da idade. A carência de vitamina D é uma delas. O post de hoje é um alerta informativo do Dr. Renato Slomka*.
“Nosso corpo possui duas mil células diferentes com receptores para vitamina D. E, portanto, é fácil de compreender a sua importância.
Nos meus 44 anos de formado, atuando na área de Ortopedia e Traumatologia, eu sempre soube muito bem a importância da vitamina D para que ocorresse a fixação do cálcio nos ossos. Mas devo confessar que muito pouco sabia da imensa importância para a manutenção da saúde.
Há um ano, recebi de presente de uma paciente, dois livros sobre vitamina D. Minha paciente apresenta uma patologia séria. E encontra-se em tratamento, em São Paulo, com o “papa” da vitamina D no Brasil. Então posso afirmar que ela entendia mais de vitamina D do que eu.
É importante que o médico esteja sempre aberto para aceitar novos paradigmas e se permita aprender com seus pacientes.
Então no ano passado fiz, pela primeira vez, uma dosagem de vitamina D em mim e vi, pasmo, que estava ridiculamente baixa.
Dediquei-me, então, a ler tudo que podia sobre o assunto.
Por outro lado, vejo, no consultório, que pacientes já em tratamento prévio para deficiência de vitamina D, o fazem com doses insuficientes.
Vivemos, atualmente, uma pandemia de deficiência desta vitamina. E, sem medo de errar, eu diria que 80% da população mundial apresentam valores insuficientes.
É importante ressaltar que atualmente existe um trabalho muito grande da indústria para provocar pânico nas pessoas quanto ao câncer de pele. E isto piorou muito a situação das pessoas no que se refere à proteção dada pela vitamina D.
Não tenho a menor dúvida, que hoje eu tenho mais medo da falta desta vitamina do que de ter o câncer de pele. Convém lembrar que a maioria dos melanomas ocorre em áreas que não estão expostas ao sol.
Existem apenas duas fontes de vitamina D:
– o sol (desde que seja, tomado sem protetor solar, por 20 minutos, entre horário das 10 e 15h). Sendo que depois de 20 minutos, o uso de protetor solar é recomendado.
– Suplementação através de medicação
Quais os erros mais frequentes no manejo do tratamento com vitamina D?
- Acreditar que, se o parâmetro do exame normal é entre 30 e 60, estando em 31 está bem. Sua taxa não é suficiente. Os valores devem ser mantidos no nível mais alto: entre 60 e 80.
- O médico receitar vitamina D em doses insuficientes. Pois a dose diária deve ser de 10.000 UI. Que é o equivalente a 20 minutos no sol por dia (a natureza não erra).
- Depois de atingir os valores dentro da normalidade, parar de usar a medicação. Não devemos parar de usar nunca. Pois a não ser que nos mudemos para mais perto da linha do Equador, e fôssemos à praia todos os dias, os níveis séricos de vitamina D se manteriam em nível correto.
Hoje sabemos que a vitamina D previne o câncer de mama, cólon entre outros. E que, com altas doses desta vitamina podemos melhorar muito a vida de pacientes com esclerose múltipla, artrite reumatoide e várias doenças autoimunes.
Temos que nos perguntar: por que no Rio Grande do Sul tem a maior incidência de câncer de mama? Ninguém diz que é porque tem menos sol do que no restante do Brasil.
Como ortopedista tenho visto muitas pacientes que chegam ao consultório com dores em todo corpo, falta de disposição e deprimidas. Geralmente, chegam com diagnóstico de fibromialgia ou síndrome mio-facial, quando na verdade o diagnóstico é de osteomalácia (raquitismo do adulto), por deficiência de vitamina D, que provoca micro-fraturas que não são vistas em exames de imagem
Estas pacientes melhoram após 2 a 3 meses de tratamento com vitamina D, em doses adequadas.
Recomendo a todas as pessoas que estão lendo este texto, que peçam aos seus médicos que solicitem uma dosagem de vitamina D.
Posso afirmar que 80% irão deparar-se com um resultado surpreendentemente abaixo dos índices adequados.
Portanto, deixo aqui a minha mais séria recomendação: em todo dia de sol, leve seu cachorro para passear por 20 minutos. Mesmo que você não possua um”.
———————x————————x————————x—————————
Obrigada Dr.Renato Slomka pela maneira como dividiu conosco este conteúdo de forma tão clara e realista.
Então pessoal, vamos ficar de olho em nossa saúde. E na próxima revisão do check up médico, vamos pedir a dosagem de vitamina D. Eu não tinha ideia dos males causados pela carência da vitamina D e, a partir de agora, mais ligada vou ficar em minha saúde. E você tinha ideia do prejuízo que a falta dela pode nos causar? Duas mil razões para tomar vitamina D me deixaram mais que focada. E, com certeza, levarei este assunto como pauta para falar com minha médica na próxima consulta.
*Renato Slomka
Cremers 5453
Médico Ortopedista e Traumatologista. Com foco no atendimento das patologias do sistema músculo-esquelético, através de atendimento tanto clínico como cirúrgico.
Para saber mais: www.renatoslomka.com.br
12 comentários
Margareth
Ótima matéria! Minha ginecologia é super antenada! Eu tomo.
Janeisa Tomás
Oi Marga, também tomo, mas vou querer repetir o exame para saber se minha dose está adequada. Beijos!
Méri Greice Amaral
Eu vou começar a tomar o suplemento, pois sol está difícil!
Janeisa Tomás
Oi Méri,eu já tomo o suplemento, mas quero repetir meu exame, porque este post foi muito esclarecedor e quero ver se a dosagem está correta. Beijos!
Lulu
Oi Janeísa,
Achei bem esclarecedor seu post. Adorei a dica.
big beijos
Janeisa Tomás
Oi Lulu, obrigada pela visita querida. Beijos!
Ana Isabel Galvão
Parabéns pelo post porque a ignorância sobre o assunto é enorme . Não só na população leiga como na classe médica . E este assunto precisa ser amplamente divulgado. A falta deste hormônio é uma epidemia mundial.
Eu sofro de AR e estou fazendo a menos de 1 mês um tratamento à base de vitamina D . Protocolo do Dr. Cicero Coimbra . Estou com muita esperança na remissão da doença . Pois este protocolo é seguido por mais de 15000 pacientes com doenças auto imunes e tem 90% de eficácia total e o restante de grande melhora. Ao consultar com o único médico de Porto Alegre que utiliza este protocolo fiquei impressionada com as consequências da falta deste hormônio no nosso organismo. E poucos sabem mas a vitamina D é um dos hormônios mais importantes do nosso organismo, que alem de regular o sistema imunológico evita o câncer é uma série de outras doenças.
Bj Bel
Janeisa Tomás
Oi Ana Isabel, obrigada por teu dpoimento que só alerta a nós mulheres para a importância dos cuidados com nossa saúde. Desejo muita saúde pra vc. e um grande beijo!
Eunice
Adorei o post, também não sabia da importancia da vitamina D no nosso organismo. Vou procurar me cuidar mais e tomar sol conforme o recomendado pelo doutor. Obrigada.
Janeisa Tomás
Oi Eunice Helena, pois é, eu também fiquei bem alerta sobre a vitamina D, temos que monitorar sempre. Beijos querida!
Scheila mosmann
Oi Janeisa muito importante tua matéria, eu já uso vitamina D há muitos eanos e esses fiz exames e até estava acima , tomo vitamina D Pura 20 gotas semanais .
Janeisa Tomás
Oi Scheila, pois é, a gente tem que ficar atenta. Às vezes, por falta de informação, colocamos a saúde em risco e por algo que é tão simples de resolver. Um beijo e obrigada pela visita!