6 motivos para amar Barcelona é o suficiente para ficar apaixonada por esta cidade. Quem nunca voltou de uma viagem com a sensação de que não conseguiu ver e fazer tudo que o lugar oferecia? De que o tempo foi curto? De que a cidade tinha muito a oferecer e que você queria ficar muuuuito mais tempo? Pois Barcelona provoca tudo isso e muito mais. Sempre deixa saudades e vontade de voltar outra vez. Em julho passado voltei novamente pra matar a saudade.
Barcelona pode ser famosa pelo seu clube de futebol, mas isto é apenas uma das muitas atrações que a cidade oferece.
Conheça os meus 6 motivos para amar Barcelona:
1 – Cosmopolita
Barcelona é cosmopolita, porém tem uma grande personalidade catalã que a torna única. É uma das cidades mais vibrantes da Europa. É atraente, moderna com um charme e estilo único. Porém possui um visual cheio de contrastes: dá para contemplar ruínas romanas até os bairros do modernismo catalão.
As ruas são limpas e bem cuidadas e muito arborizadas. É o sonho de consumo de muitos arquitetos, designers e artistas. E mais um “plus”: a cidade está à beira do Mediterrâneo. O gênio Woody Allen homenageou esta cidade magnífica com o filme Vicky Cristina Barcelona. Barcelona é um lugar onde tudo acontece.
2 – É um museu a céu aberto
Uma ida à Barcelona nunca é completa sem visitar as obras de Gaudi. Bairros como o Grácia e o Gótico rendem ótimas compras e um lindo passeio. E quando se fala em arte, nem só de Picasso, Dali e Miró vive a cidade, Barcelona é um museu a céu aberto.
Barcelona rende muitos cliques fotográficos, e o primeiro deles é a Sagrada Família é patrimônio mundial. Ela é a obra-prima mais importante de Gaudi e o cartão postal da cidade. Começou a ser construída em 1882 e ainda está inacabada. São 8 torres, dentro de um projeto de 18, que simbolizam os 12 apóstolos. As torres maiores chegam a 170 metros de altura. Fica muito difícil tirar uma boa foto da basílica, de tanto turista que tem em volta dela.
3 – Ótima para andar a pé
Barcelona pode ser uma grande cidade, mas ela tem um tamanho perfeito para se andar a pé. Andar pelas Ramblas no meio daquele mar de turista carregando suas malas de rodinhas, já mostra o quanto que a cidade é amada. O poeta espanhol Federico Garcia Lorca falou sobre La Rambla que é a única rua do mundo que não deveria ter fim.
Eu concordo com ele. Ali do outro lado, tem a Plaça Reial que concentra restaurantes e é ótima para o final de tarde. Caminhar por aquelas ruas cheias de histórias e vida, onde o passado e o presente se unem, é fantástico. Se você cansar de andar pode optar pelo sistema “bicing” que é alugar uma bicicleta e circular a vontade.
4 – Excelentes opções gastronômicas
A alimentação desempenha um papel muito importante na cultura catalã e a melhor maneira de se explorar a cultura local é conhecer os seus mercados. O Mercado La Boqueria, é um deles. É o maior mercado de alimentos da Europa e fica ali, no meio das Ramblas. É lindo de ver as barracas de frutas, legumes, enchidos e tapas. São aromas e sabores que despertam e que inebriam.
O La Boqueria possui os mais frescos frutos do mar do mundo. Além disso, Barcelona é uma cidade onde se dorme tarde. Ela oferece uma variedade de restaurantes que servem todos os tipos de cozinha, desde mexicana, vegana, peruana, americana, etc…
5 – Ótimas opções de compras
Há desde muitas e muitas Zaras até marcas de luxo, com o melhor da moda. Sem falar no maravilhoso El Corte Inglês. Lembre-se Zara, Mango, Berska, Pull & Bear, Stradivarius, Desigual são todas marcas espanholas. A marca espanhola Custo Barcelona (nas Ramblas) é perfeita para quem gosta de roupas coloridas e muito “cool”.
6 – Estádio Camp Nou
Mesmo que você não seja fã de futebol, vale à pena conhecer o Camp Nou. O estádio que é o maior da Europa, tem capacidade para cem mil torcedores. Tem visita guiada e um museu muito bacana que apresenta sessões interativas dos feitos do clube.
Conclusão, se você gosta de viajar e ainda não conhece Barcelona, coloque Barcelona em sua lista. Eu já fui 2 vezes e meus 6 motivos para amar Barcelona são suficientes para eu querer voltar mais.
Grande beijo!