5 dicas para fazer novas amizades se você é tímida e tem mais de 50 anos. Se você é tímida e faz parte do clube das mulheres 50+, já sabe que fazer novas amigas não é tarefa fácil. Com certeza, você não só passou a maior parte de sua vida achando difícil fazer amizades. Assim como também chegou a uma idade em que a maioria das pessoas começa a achar que seus círculos sociais diminuiram.
Existem muitas razões para você se sentir solitária quando passa dos 50+.
Divórcio, morte ou doença de uma amiga/o ou parceiro/a, mudança de cidade são os motivos usuais. Quanto mais o tempo passa, mais distante ficamos do benefício de sermos automaticamente expostas à novas amigas. Justamente por causa desta fase da vida.
Quando a gente estudava, nos encontrávamos todos os dias com amigas/os na escola e na faculdade. Quando começamos a trabalhar, nos encontrávamos com elas em cada novo estágio ou trabalho que fazíamos.
Quando tínhamos filhos, conhecíamos novas amigas por meio de grupos de mães, na escola e nas atividades infantis.
Porém, depois que os filhos saem de casa, a gente descobre que não vai mais ter novas amizades, a menos que realmente se faça alguma coisa para que isso aconteça. Não se pode mais confiar que a vida, simplesmente, vai nos enviar novas amizades. Isso já é difícil de acontecer quando se é uma pessoa extrovertida. Então, para uma pessoa mais tímida, se torna dez vezes mais difícil.
A boa notícia é que não estamos só. Quase metade dos adultos se identificam como pessoas tímidas.
Vamos conferir as 5 dicas para fazer novas amizades para quem é tímida e tem mais de 50 anos.
1. Entenda sua timidez
Como a maioria das coisas na nossa vida, o primeiro passo mais importante começa com a compreensão de si mesma. Nesse caso, isso significa encarar o que você quer dizer quando diz que é “tímida”.
A maioria das pessoas que admitem sentir-se tímidas ficam surpresas quando ouvem que quase metade dos adultos se sentem da mesma maneira. O próprio sentimento de timidez faz com que você se sinta como se fosse a única a experimentá-la. Mas na realidade é que 40-45% das pessoas que conhecemos também estão se sentindo da mesma maneira.
Muitas pessoas que se sentem tímidas estão realmente experimentando o que psicólogos dizem ser uma ansiedade normal em novos ambientes sociais. E como resultado, nunca aprenderam alguns dos mecanismos de enfrentamento que as ajudem nessas situações.
Entender como você reage nessas situações é importante, pois assim se pode aprender o tipo de ambiente que funcionará melhor para você. As pessoas tímidas às vezes acham que a melhor abordagem é sair e se socializar nas festas. Porém, quando descobrem que isso não funciona para elas, isso as leva a mais isolamento e mais evitação. Uma melhor compreensão do por que você reage de determinada maneira lhe ajudará a escolher o ambiente certo para fazer novas amizades.
2. Admita que você é solitária
Este é sempre um dos passos mais importantes para encontrar novas amigas. Brincar com você mesma que você é feliz sozinha pode parecer bom como um mecanismo de defesa, mas na verdade faz você ficar na sua zona de conforto.
Quanto mais você tenta se convencer de que não está solitária, mais desculpa você se dá para ficar em casa. Assim, não faz nada para mudar esta situação.
Primeiro, admita a si mesma que você é solitária. E se você conseguir, conte para outra pessoa! Fazer isso é extremamente catártico, poderoso e motivador. E é incrível ver com que frequência que isso é o catalisador e grandes coisas podem acontecer.
3. Amplie seu pensamento
Abandone suas noções pré concebidas de que tipo de amizade você tem interesse. Na real, ela pode vir de todas as pessoas, e tudo fica mais restrito quando se passa dos 50.
Há pessoas de todas as idades, que vivem em bairros e cidades diferentes, que tem convicções políticas e religiosas diferentes da sua. Isso significa que a vida é muito curta para se rejeitar uma amiga em potencial só porque se tem uma ideia pré concebida de como ela deve ser.
4. Procure primeiro fazer um status de “conhecida” .
Veja este post aqui: “Quanto Tempo Demora Para Se Construir Uma Amizade”?
Melhores amigas não se materializam de repente na primeira vez que você se encontram. Pense nisso: a maioria das melhores amigas que você teve foram mulheres que você teve que conhecer primeiro. Algumas vezes demorou meses ou anos antes de mudar o status para “amiga”. Procurar uma amizade profunda desde o início é uma maneira infalível de se ficar desapontada. A amizade real leva tempo, então estabeleça algumas metas realistas no começo.
Na verdade, é melhor colocar em mente que se está apenas procurando fazer “conhecidas”, assim a chance de sucesso será maior. E se você persistir em fazer algumas coisas juntas regularmente, descobrirá que as barreiras começarão a desaparecer. Com algumas pessoas, se descobrirá que se está destinada a ser nada mais que conhecidas. Mas, com outras, com paciência, abertura e honestidade, você poderá descobrir a amizade profunda e duradoura que estava procurando.
4 – Voluntariado
Tentar doar seu tempo e participar de algum trabalho voluntário em uma causa que valha a pena. Na verdade, é uma ótima maneira de conhecer pessoas que pensam como você. E o melhor, sem a pressão social de sentir que se precisa ter uma conversa fiada ou impressionar.
Talvez você encontre pessoas interessantes que se importam com as mesmas coisas que você.
E se não, você pelo menos teve a satisfação de ter feito algo de bom para o mundo!
5. Viagem
Se você puder viajar, fazer uma viagem com outras pessoas com interesses semelhantes é uma ótima maneira de fazer novas amizades.
Há diversas opções de viagens em grupo disponíveis nos dias de hoje, que vão desde passeios de aventura a cruzeiros de luxo. Todas com o objetivo de fazer com que você conheça e interaja com novas pessoas. Não há melhor maneira de começar uma nova amizade do que experimentar algo único com ela. Se você é tímida, seria melhor escolher viagens com grupos menores .
Então, como você encara fazer novas amizades nesta fase da vida pós 50 anos?
Grande beijo!
Gostou do post? Acompanhe também meu Instagram