3 LIVROS PARA LER E SE SENTIR NA ITÁLIA

Quem ama a Itália ou sonha conhecê-la um dia, fique de olho nestes livros. Anote no seu caderninho. Vale a leitura e sonhe com a próxima viagem! A Itália é sempre uma boa pedida! Eu e meu marido estamos pensando em repetir a Itália no ano quem vem. É um país maravilhoso e sempre que se pode deve-se voltar.

SOB O SOL DE TOSCANA – Frances Mayes

liv_11

Cada parágrafo faz você se transportar para as delícias desta região italiana. O livro é uma narrativa em primeira pessoa. Frances Mayes,  é americana, escritora, de São Francisco – Califórnia. Ela já tinha passado algumas férias em casarios antigos alugados na Itália.  Ela e o marido Ed, decidem comprar uma casa abandonada na área rural de Cortona . A casa que é chamada  de “Bramasole” significa “algo que anseia pelo sol”. Ela necessita de muitos reparos até ficar habitável.

A autora conta como a reforma foi feita. Como é a vida na Itália, a simplicidade da  região da Toscana.   Como são as  estradas,.ela escreve detalhadamente sobre a gastronomia. Inclui algumas receitas , os sabores dos vinhos, os aromas e até dá dicas de algumas palavras em italiano. O livro figurou na lista dos mais vendidos do mundo por muito tempo. É uma espécie de diário, do tempo vivido e construído lá naquela casa que irradia sol. Em tempo: o filme é baseado no livro e é bem diferente. Aconselho esta leitura para quem quer realmente conhecer historicamente  mais sobre a Itália e esta região em si.

MIL  DIAS EM VENEZA – Marlena Di Blasi

img_5455

Amei este livro do início ao fim. Por tudo, pela história verídica, pelo romance, pelo casal ser tão diferente e ao mesmo tempo tão  em sintonia um para com o outro  Sobretudo por ser um par que está meia-idade, que já passaram dos 50 anos. E, claro por se passar em Veneza.

Marlena, americana, divorciada, um casal de filhos adultos, é chef e crítica gastronômica. Em 1993, após muitas idas à cidade, ela está em um restaurante, em um almoço com amigos e um garçom se aproxima e lhe diz que há uma ligação  para ela. Marlena fica surpresa, porque não imagina quem possa saber que ela está naquele restaurante. Quando atende o telefone, quem está do outro lado da linha é Fernando. Um veneziano, bancário, que a havia  visto um ano antes, passeando pela Praça São Marcos e que se encantara com ela. Como ele estava no restaurante, ao sair ele resolveu telefonar e confessar seu sentimento por Marlena.

Bem, depois disso, só conto que após alguns meses, Marlena se muda de mala e cuia para Veneza. Mesmo sem saber muito do italiano, exceto alguns nomes e termos de gastronomia e ele não sabia nada de inglês.  Os dois, já de meia-idade começam uma vida e vão juntos se reinventando e superando as diferenças. E nós, leitoras, vamos ganhando um presente delicioso sobre  Veneza e as ilhas ao seu redor, sobretudo o Lido.

A AMIGA GENIAL – Elena Ferrante

liv_2

Minhas amigas e familiares sabem que participo de um grupo de leitura há quase 3 anos.   Este livro foi o melhor que li neste ano. A obra inaugura uma série de 4 livros que atravessa gerações entre a amizade de Lila Cerullo e Elena Greco, que são as protagonistas desta saga que nos mostra uma Nápoles do ponto de vista econômico, político e social. A linguagem da autora é crua, poética e audaciosa.

A história me prendeu do início ao fim.  Até o final não sei qual das duas é a “amiga genial” porque  pra mim, as duas são geniais. A Nápoles que aparece, é suja e caótica como eu a conheci, mas ao mesmo tempo me transportou para aquele lugar charmoso banhado pelo mar Tirreno que se enxerga de cada ponto o Monte Vesúvio. O livro desperta a vontade de conhecer o sul da Itália. Passar pela Costa Amalfitana visitar Pompéia e dar um pulinho em Capri.

Se você já leu algum ou todos eles, escreva nos comentários o que achou e o porque que gostou. Super beijo! Ah…em tempo…já saiu a continuação do “A Amiga Genial” que é  o segundo livro da tetralogia. Chama-se “História do Novo Sobrenome” e nós do Clube dos 100 livros já lemos e ficamos mais apaixonadas que o primeiro. O que mais vai acontecer na vida de Lenu e Lila?

A Itália é um dos meus países preferidos e não me canso de conhecê-la. Já fui duas vezes a Veneza e quero voltar. É uma cidade que o céu tem uma luminosidade diferente que quando bate o reflexo na água,  tem o dom de  iluminar a tudo e a todos.

Você já foi à Itália?  Qual ou quais as cidades que mais gostou?

Com certeza estes 3 livros para ler e se sentir na Itália irão despertar o desejo de voar pra lá. Também quero saber se vocês gostam de dicas de livros?

Um super beijo!

Você também pode gostar:

8 comentários

Comentário

Acho o teu blog cheio de vida cheio de otimismo muito bom. Eu sei que sou suspeito mas mereces elogios sem fim.
Bjs

Comentário

Obrigada meu amor! Vindo de ti este elogio, eu sei que sendo super exigente, o blog só pode estar maravilhoso. Beijão!

Comentário

Janeisa, não sei se sou uma fanática por boa leitura ou pela Itália , mas já li os três livros e super recomendo as tuas sugestões!
O legal é que já conhecendo os lugares, lendo essas obras nos sentimos participando das histórias.

Comentário

Oi Lu, é verdade. Eu também sou apaixonada pela Itália. O Amiga Genial já li toda tetralogia que é magnifica. Beijos!

Comentário

Sou suspeita em dizer que também adoro a Itália pois sou iataliana ( nascida na Suiça ) e meu pai era italiano e toda a família paterna . Adoro ler, principalmente biografias. Estou lendo A Imperatriz De Ferro, a concubina que criou a China Moderna .

Comentário

Felicitas este livro histórico deve ser muito bom, vou comentar com as gurias do meu Clube do Livro. Beijos!

Comentário

Um bom livro que faz a gente viajar é Inferno de Dan Brown. Ainda estou lendo e voltei a Florença e Veneza com esse livro. Fui em setembro de 2016 e nem sabia que esse a história do livro se passava lá. Estou adorando, as vezes não me lemoro se visitei o local que o livro comenta e dou uma volta nha no Google e procuro.

Comentário

Oi Cicera, é verdade. Sabe que li este livro, quando deu o seu lançamento, portanto há muitos anos. E depois deste seu comentário, me deu vontade relê-lo com este olhar. Beijos e obrigada por sua visita!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

Comente pelo Facebook