3 filmes para assistir no feriado é pra quem gosta da sétima arte. Fiz três escolhas antigas. bem nostálgicas. Foram filmes que me marcaram e, de certa forma, quero revê-los agora, nesta fase de vida. Na época, em que passaram, com certeza perdi muita coisa. Existem filmes que foram feitos para serem revistos. Estes 3 filmes, com certeza, cabem nesta proposta e neste feriado.
Vamos a eles:
1 – Um Estranho no Ninho – 1975
O premiado filme Um Estranho no Ninho é uma adaptação do romance escrito por Kenneth Elton Kesey. O filme que completou 42 anos é baseado nas experiências do autor. Ele trabalhou num hospital para veteranos. Na película, o protagonista é Randle Patrick McMurphy. Interpretado pelo magnífico Jack Nicholson. Para fugir dos trabalhos da prisão, ele finge ser louco e é colocado em um hospital psiquiátrico.
Ao entrar naquele mundo paralelo, em que os internos seguem uma estrita rotina. Fazem fila para tomar medicamentos, jogam cartas e participam de sessões de terapia, McMurphy funciona com o literal choque elétrico que tentar mudar o status quo. Ele é uma ameaça àquele sistema. E a ameaça deve ser esmagada, colocada dentro dos trilhos pré-determinados que uma inclemente locomotiva quer seguir sem parar e sem desviar-se.
O filme é talvez mais culturalmente relevante hoje do que há 42 anos. Rangel Patrick “Mac”MCMurphy, representa a bandeira da inconformadade que todos os dias deveríamos hastear, sem nos deixar levar por este governo que nos destroça a cada minuto pela corrupção.
2 – O Sol É Para Todos – 1962
Gregory Peck venceu como melhor ator no Oscar e em Cannes. Pela sua atuação do advogado carola que defende um negro da acusação de estupro de uma branca no sul racista dos EUA na década de 1930. O American Institut of Film ja o considerou o vigésimo quinto melhor filme da história e o melhor drama de tribunal já feito.
O filme dirigido por Robert Mulligan é baseado no livro da norte-americana Harper Lee. Lee usou muito de sua experiência na infância como material para o filme.
Alabama, 1932. Os habitantes da pacata cidadezinha de Maycomb são em sua maioria pequenos agricultores, ainda sofrendo os efeitos da Crise de 1929. Num ambiente ameno em que todos se conhecem e se cumprimentam nas ruas, vivem os irmãos Jem e Scout Finch. Ele um menino de 12 anos e ela sua irmã caçula, quatro anos mais nova.
Órfãos de mãe, os dois são cuidados pela babá, a negra Calpurnia, e o pai Atticus, advogado respeitado na cidade, que não se furta em atender gratuitamente os mais pobres. A infância normal, dividida entre a escola, as brincadeiras com o amigo Dill e as fantasias acerca do vizinho, o malvado Sr. Radley, aos poucos cederão espaço à crueldade do mundo adulto como, por exemplo, a discriminação.
Tudo começa quando seu pai resolve defender um negro acusado de ter estuprado uma moça branca. Toda a conservadora cidade se volta contra ele, embora a inocência do homem seja evidente. Assim, sua comovente defesa irá custar-lhe muitas inimizades…
3 – Casa dos Espíritos – 1993
O filme é baseado na obra de Isabel Allende. A história se passa dos anos 20 até a década de 70, com a derrubada do presidente chileno Salvador Allende (Isabel Allende é prima de segundo grau de Salvador). Com a união de um homem simples Esteban Trueba (Jeremy Irons) com Clara del Valle Trueba (Meryl Streep). Clara é dotada de poderes paranormais que sempre a faz estar um passo a frente nas ocorrências da família. A história gira em torno dos sentimentos de Clara. De seus poderes, da sua relação com o marido, e com sua cunhada interpretada (brilhantemente, por sinal) por Glenn Close. Esteban inicia sua história como um homem pobre mas consegue progredir a ponto de se tornar um político no Chile, crescendo com isso seu ego e criando um distanciamento com a família.
2 comentários
Milena
Me interessei muito pelos dois primeiros e já os coloquei na minha lista de filmes que quero assistir *-*
Beijos,
literarizandomomentos.blogspot.com
Janeisa Tomás
Oi Milene, com certeza você não se decepcionará. veja e depois venha aqui me dizer o que achou. Obrigada por sua visita e comentário.