19 razões maravilhosas para curtir a meia-idade. Às vezes, precisamos nos lembrar das coisas que realmente importam. Bem-vinda ao topo do arco! Você percorreu um longo e sinuoso caminho para chegar a esse momento.
Enquanto você está recuperando a respiração, também é um bom momento para considerar tudo o que você adquiriu em sua jornada de décadas, bem como a bagagem que você derrubou durante os caminhos mais íngremes e tortuosas deste seu caminho. E lembre-se também, da bagagem que você adquiriu. Que dádiva.
Em homenagem ao meu aniversário que comemorei em novembro, resolvi pensar quais as bençãos que até agora já percorri nesta minha estrada. E encontrei estas 19 bênçãos maravilhosas para curtir a meia-idade. Qualidades que muitas de nós provavelmente têm em abundância, mas esquecem – em um mundo obcecado com resultados quantificáveis - que são nossos valores maiores e que realmente importam em nossa vida.
Vamos conferir as 19 razões que encontrei:
1. Sabedoria
Se você não tem isso agora, eu honestamente não sei o que você tem coletado durante todos esses anos.
2. Generosidade
Seus novos 50, ou novos 60 podem não ser aqueles anos que você esperou até agora, mas você provavelmente compreendeu o dinheiro de uma forma diferente do que você compreendia nos seus 30 ou 20 anos. Você agora sabe que, ocasionalmente, pode convidar uma amiga para jantar e isto não esvaziará o dinheiro da sua carteira, mas sim a deixará feliz. E a ela também
3. Seja autêntica
Seja como for, sem grosserias, mas a autenticidade está sempre em voga
4. Mantenha amizades de todas as épocas
Lembra de quando você estava na 5 ª série, e sentia-se estranha por sair com alunas do 4º ou 6º ano? Bem, agora você não está mais na escola primária, mas você pode ter amigas de todas as tribos. Sua própria intemporalidade é pelo fato de você manter o mundo dentro de seu coração, e as pessoas também. Não se afaste e nem tenha preconceito com ninguém.
5. Dê muitas gargalhadas
Aquela frase rir é o melhor remédio continua cada vez mais fazendo efeito conforme vamos ganhando mais anos. Nunca deixe de gargalhar.
6. Nunca diga não tenho tempo
Agora cada vez mais você tem todo o tempo do mundo e aproveite muito o seu tempo. Só faça aquilo que gosta. Foi-se o tempo em que éramos obrigadas a fazer aquilo que não gostávamos e a perder tempo com estas coisas.
7. Escute sempre
Você provavelmente sabe que agora as pessoas apreciam mais quem ouve do que quem fala. Se isso a surpreender, então, considere passar a próxima década mais quieta e prestar atenção.
8. Agregue seus filhos e netos
Traga seus filhos, seus netos, amigos dos filhos e amigos dos netos e promova a noite do “cachorro-quente”, o almoço da “pizza”enfim, crie pretextos para juntar sua família.
9. Arrume sempre uma nova paixão
Não confunda com um novo par romântico. A esta altura da vida, você sabe o que ama certo? Dança moderna, culinária francesa, teatro, aula de bordado, internet, enfim faça o que você goste, mas faça.
10. Não tenha tanto medo
Arrisque a fazer algo diferente, alguma coisa que você nunca teve coragem ou nunca achou que tivesse capacidade. Agora, quem sabe chegou a hora. Eu ainda vou me arriscar a andar de montanha russa.
11. O poder de dizer não
O poder de dizer “não sem culpa” a esta altura da vida é muito maravilhoso. É a prova da segurança e maturidade que a meia-idade nos confere. Liberdade!
12. Ter noções básicas de Internet
Poder e saber configurar um celular e/ou um computador é fantástico. Nós mulheres 50+, 60+ e/ou 70+ em diante não devemos nos contentar em ficar obsoletas. É o poder da sabedoria.
13. Estilo
O Pinterest, os blogs (como este aqui que vos escreve), o Instagram apresenta dicas de mulheres reais em vez de modelos mortas de fome e famintas. E como é bom encontrar nosso estilo e não se perder dele depois de anos de insegurança na adolescência e juventude.
14. Tenha sempre o sentido do tempo presente
Você perdeu amigos e talvez seus pais. Depois, foi o David Bowie, Márcia Cabrita. Foi. Foi. Foi. E toda vez que acontece, você lembrou que você só tem esse momento. Não há garantia sobre o próximo.
15. Beijos
Beije muito porque beijar é a melhor sensação de amar.
16. Desejo
Eu tenho um amiga de 60 anos que está se apaixonando pela primeira vez em sua vida. É glorioso ver, lembre-se de que o amor e a luxúria podem acontecer a qualquer idade.
17. Tenha voz
Espero que seja mais forte do que era nos seus 20 anos. Mais clara do que era nos seus 30 anos. Espero que seja alta, sábia e amorosa. Que saiba falar besteiras, sussurrar na sepultura de uma mãe, abrir-se com dor e curar um coração de um amiga. Depois de encontrar a sua voz, ela sempre será ouvida.
18. Lamentações
Você teve algumas – mas quem não as teve? Porém, não as lembre muito para não se lamentar demais, porque gente que só se lamenta perde tempo para encontrar boas razões para sorrir e viver.
19. Bênçãos
É isso que que queremos agora e é isso que temos para contar agora.
Estas 19 razões maravilhosas para curtir a meia-idade foram as razões que fiz baseadas naquilo que vivi e que quero viver. Coisas que curti e quero curtir. Temos tanto a agradecer e tanto ainda para viver. Você pensa sobre o tempo que já viveu. E como pensa em viver daqui para a frente?
Grande beijo!
2 comentários
Rosane Mondino
Neísa, está ótima tua análise ! É uma fase gostosa da vida. Parece que ela “te pertence” mais. Vc pode agora conduzi-la na direção que quiser já que muitas amarras já se soltaram. Beijão
Janeisa Tomás
Oi Rô, temos que tirar partido deste lado bom da vida não é mesmo. Beijos querida!