10 coisas que estou fazendo para ter um estilo de vida mindfulness. Tenho falado aqui no blog sobre o Mindfulness.  Mas afinal o que é o Mindfulness? Apesar de ter uma referência budista, não tem nada a ver com religião.

É uma técnica científica de meditação. É um estilo de vida que  faz com que prestemos  atenção no momento presente. Que faz com que a gente tenha consciência em usar os sentidos.  É um treino mental que te tira do piloto automático da vida e te mantém atenta, porém relaxada.

A técnica de meditação do mindfulness é muito simples.

Você não precisa esticar um tapete, ter um local específico ou fazer pose. Você pode  se conectar no meio de qualquer atividade, deitada antes de dormir ou até na fila do banco. O que se sugere é o poder do hábito.

É criar 5, 10, 15 minutos diariamente para que você busque um tempo para se conectar com você mesma. Esta meditação é uma prática muito simples que ganha poder com a repetição. Nada é resolvido a curto prazo, mas irá dar a você a perspectiva de que é possível sim melhorar.

10-coisas-que-estou-fazendo-para-ter-um-estilo=mindfuness

Porque eu tenho usado o Mindfulness? Porque quero controlar minha ansiedade noturna, minha dificuldade de sono. Eu sempre fui uma pessoa tranquila e feliz, mas com o advento da idade, tais medos da vida tem me tirado o sono. O Mindfulness tem me ajudado a me encontrar e a buscar um sentido de atenção plena para controlar este stress e outros mais.

Conforme o tempo vai passando,  vamos alterando de alguma forma a nossa maneira de pensar, o nosso humor, as nossas atitudes e até as nossas perspectivas diante da vida.

A técnica do mindfulness te ajuda  a observar seus pensamentos e a ouvir as pessoas sem julgamento. Te ajuda ser uma pessoa melhor.

A realidade muda  ao nosso redor frequentemente, tanto para melhor quanto para pior, apesar de nossas intenções e de nossas ações.

Nós estamos mudando o tempo todo e esculpindo algo diferente a cada ano, a cada estação e até a cada mês que passa.

10-coisas-que-estou-fazendo-para-ter-um-estilo=mindfuness

Você já pensou sobre isso? Você ainda está buscando as mesmas coisas que buscava no ano passado? Com que frequência você se imagina buscando e alcançando aquilo que você sonha ou quer muito? Eu me pego pensando enquanto eu digito este texto  e convido você a se juntar a mim e ver se os seus questionamentos são os mesmos que os meus.

Quando você pensa em sua vida diária, sua rotina, como você se sente? Eu estou a cada dia que passa simplificando minha vida em todos os sentidos. Quero ter e levar um estilo de vida mais minimalista e o mindulness é muito incentivador para isto .

Não preciso de tanta coisa a minha volta.  Em termos de estilo de vida, de decoração, o menos é mais e não preciso de tanto enfeite em meu apartamento. Não preciso de tanta tralha e não preciso de tanta roupa. Inclusive fiz um post falando sobre Como Fazer um Detox no Guarda Roupa

Quero compartilhar com vocês as 10 coisas que estou fazendo para ter um estilo de vida mindfulness  ou que ainda pretendo fazer:

10-coisas-que-estou-fazendo-para-ter-um-estilo=mindfuness

1 – Limitar meu tempo nas mídias sociais.

Tenho monitorado quanto do meu dia é gasto com isso, tanto no Instagram quanto no Facebook,  Twitter ,  e-mails e visualizações de whattsapp. As mídias sociais  estão me afastando das coisas importantes e eu quero optar pela minha saúde mental e física.

2 – Aumentar o tempo que converso com minhas amigas e familiares.

Parar de me dar “desculpas” para adiar contatos presenciais.

3 – Me alimentar sempre  com comidas mais audáveis e não negligenciar o momento das refeições.

4 – Me cercar de pessoas inspiradoras.

Ouvir podcasts , ler livros de pessoas que têm algo importante e útil para fazer e dizer.

5 – Escrever minhas realizações diárias e não as minhas falhas.

Tenho meu Diário de Gratidão. E escrever uma breve linha que seja que tenha sido boa acerca daquele dia já é estimulante para os dias seguintes. Mesmo que eu não tenha feito algo que não pretendia fazer, o foco deve estar no que eu fiz.

6 – Ter esperanças e acreditar que as coisas serão boas.

Não ter a tendência de viver e esperar pelo pior. Não temer porque algo possa dar errado. Este mecanismo de defesa não vais me mudar em nada e não vai permitir que eu controle o meu futuro. Simplesmente vai me sinalizar  que minha visão está  mais carregada e  que minha energia está mais negativa.

7 – Abrir minha mente para o mundo.

Não me fechar em uma concha. Estar conectada com o que está acontecendo no mundo de hoje irá me  permitir buscar capacitação e me permitirá ajudar a mim mesma e aos outros.

8 – Não ter a necessidade de ser produtiva 24 horas por dia.

O ócio é criativo e libertador. É necessário que eu tenha diversão e tempo para me desligar.

9 – Arrumar sempre tempo para viajar.

Conhecer novas pessoas, ampliar minha gama de habilidades.

10 – Não pensar muito em um futuro distante.

Pensar em minhas ações atuais, como elas podem inflenciar meu futuro próximo como daqui a uma semana ou um mês. Eu posso me planejar com antecedência, mas há um limite saudável para este meu pensamento progressista e futurista, então preciso viver com equilíbrio.

Leia este post 10 Dicas Para Praticar a Atenção Plena.

Gostou do post? Veja então meu Instagram!

Se você gostou deste post compartilhe com uma amiga! Seu feedback é super importante para guiar a programação e o conteúdo do blog. Novas sugestões são sempre muito bem-vindas. Obrigada!

Beijos!

Você também pode gostar:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos marcados são obrigatórios *

Comente pelo Facebook